BOCA MIÚDA: OS BASTIDORES DA POLÍTICA NA REGIÃO DOS LAGOS NESTA QUARTA-FEIRA (5)

Impasse de Zé no Carnaval de Cabo Frio; Alexandre fala do incidente da virada em Búzios; Vantoil Martins anuncia onde vai por o dinheiro em 2022; Verão Musical pra revitalizar Praça do Cova; Araruama terá retorno às aulas 100% presencial; Fabiano Horta prorroga PAT; Manoela Peres dá posse a Anderson Moura; Dr Serginho se defende sobre veto... E muito mais!

1530

O IMPASSE DA FOLIA

A realização – ou não – do Carnaval 2022 em Cabo Frio virou motivo de impasse na Prefeitura. Nesta terça-feira (4), o secretário de Turismo, Carlos Cunha, chegou a confirmar o cancelamento das festividades de rua. Contudo, na sequência, recuou e disse que “tendência é pelo cancelamento”. O Portal RC24h entrou em contato com o prefeito, José Bonifácio (PDT), nesta quarta (5) para saber a posição final. Por telefone, Zé contou que está acompanhando a evolução dos números da Covid e da Influenza e que deseja tomar a decisão em conjunto com os prefeitos vizinhos, Alexandre Martins (REP), de Búzios; Marcelo Magno (PL), de Arraial, e Fábio do Pastel (PL), de São Pedro. Segundo Zé, ele já conversou com Pastel e com Alexandre, o qual disse que ainda não resolveu pelo cancelamento, mas continua de olho nos números da saúde, como dissemos aqui na coluna anterior; só não conversou ainda com Magno. “Vamos acompanhar o alastramento ou não da Covid e da Influenza”, disse Zé.

NEM SIM, NEM NÃO

Ou seja, mesmo que seja pela metade – o prefeito cabo-friense não disse sim nem não – existe a pressão pelo cancelamento dos blocos rua, avaliando que possa haver eventos privados. Nesse ponto, a população já começa a reclamar do porquê proibir só o festejo público. A aritmética nesse caso é simples, já que em locais de acesso privado o organizador tem como limitar o público, ampliar segurança e, principalmente, controlar a entrada de pessoas conforme a apresentação do comprovante de vacinação. Diferente das ruas, onde negacionistas e vacinados se misturam. E o negacionista acaba colocando tudo a perder. Ou seja, o que, de fato, se tem certeza, é que não há nada definido para essa data tão importante para o trade turístico.

INCIDENTE BUZIANO

O prefeito de Armação dos Búzios, Alexandre Martins (REP), se posicionou sobre um incidente que aconteceu durante a queima de fogos no Píer do Centro na virada do ano. O posicionamento veio após a blogueira Antonia Fontenelle fazer uma live dizendo ter visto a morte de perto no Réveillon buziano e responsabilizando o prefeito de Búzios. Fontenelle disse que Martins foi negligente e irresponsável por ter contratado uma “empresa mequetrefe”. De acordo com a Comunicação, a empresa escolhida para a queima de fogos selecionou um profissional inexperiente para o evento no Centro. Acabou que houve um problema na queima de fogos e eles acabaram sendo disparados em direção aos turistas. A própria Fontenelle chegou a ser atingida, como ela mostra na live. Contudo, de acordo com o município, a única pessoa realmente ferida foi o profissional, que foi socorrido após se jogar no mar para conter as chamas. Alexandre disse, nesta quarta-feira (5), que lamenta profundamente o ocorrido na queima de fogos e afirmou que a empresa foi notificada para comparecer à Prefeitura e esclarecer o ocorrido. “As medidas cabíveis serão tomadas. Assim que todas as investigações forem concluídas, a Administração Pública se manifestará oficialmente”, afirmou o prefeito.

CRONOGRAMA 2022 TEM OBRAS, MOEDA SOCIAL E REAJUSTE SALARIAL

De Iguaba Grande, o prefeito Vantoil Martins (CID) fez uma reunião importantíssima nesta quarta-feira (5), sobre orçamento 2022. Ele se reuniu com os secretários de Fazenda, Jorgino Fabiano, e de Planejamento, Eron Bezerra, e com o subsecretário de Governo, Luiz Fernando – veja vídeo acima – para estudo do quadro de detalhamento de despesa orçamentária. “Juntos, fizemos o cronograma de desembolso para reserva de recursos para as principais obras deste ano, incluindo, principalmente, as obras de pavimentação da Estrada do Arrastão das Pedras, Estrada da Capivara, Mirante do Morro da Caixa D’Água e Centro Gastronômico Maria Fumaça (na Praça das Estação)”, disse Vantoil por telefone, “além de já fazermos a garantia de recursos para folhas de pagamento e atualização salarial da data-base, cujo projeto vamos encaminhar à Câmara. Essa proposta vai garantir em torno de 15% de reajuste, considerando o IPCA acumulado de janeiro a dezembro de 2020 e de janeiro a dezembro de 2021”, contou. E tem mais: “Não estamos pensando apenas em obras de infraestrutura, mas também na parte social. Já está na Câmara um PL que cria a moeda social que vai garantir transferência de renda a cerca de 2,1 mil famílias em situação de vulnerabilidade social”, finalizou.

VERÃO MUSICAL

De Arraial do Cabo, a coluna divulgou, na edição anterior, sobre o Verão Musical, evento que deve acontecer na segunda quinzena de janeiro e vai apresentar nomes musicais conhecidos e também artistas locais. Voltamos a conversar com o secretário de Turismo, Marco Simas, nesta quarta (5) e ele confirmou também o local: a Praça do Cova. O objetivo é revitalizar este local – que ficou largado por muito tempo – e atrair um público mais maduro, digamos, famílias inteiras, por exemplo, que queiram curtir juntos, tal como foi com a Casa do Papai Noel, e manter esse ritmo para o verão. A estratégia, então, foi criar uma programação mais “cringe”, com cantores de MPB (das antigas). Quem abre o Verão Musical é a cantora Mart’nália, como dissemos aqui. Outros nomes 100% confirmados são Marcos Valle, Amelinha, João Bosco, Paulinho Moska e Dalto. Ou seja, um evento que certamente vai contar com uma plateia de vibe mais calma, educada, segundo o secretário. Por outro lado, deve-se levar em conta a pandemia da Covid e sua nova variante, além da influenza. Nessa pegada, junto à programação Simas quer lançar também uma campanha de conscientização para que as pessoas mantenham o distanciamento mínimo e usem a máscara.

CPROEIS NO CABO

A Prefeitura de Arraial do Cabo apresenta nesta quinta-feira (6), no Ciep-147 Cívico Militar Cecílio Barros Pessoa, na Prainha, os Policiais Militares do Programa Estadual de Integração na Segurança (Proeis). Por enquanto serão 25 PMs incluídos no projeto, mas o planejamento é para 48. A atuação deles será em todo o município subordinados à secretaria de Segurança Pública. O programa é um convênio entre a Prefeitura e a Polícia Militar. A cerimônia terá a participação do prefeito de Arraial do Cabo, Marcelo Magno (PL), e do coordenador do projeto, tenente-coronel Marcelo Brasil. Também participarão da cerimônia, o secretário de Segurança Pública, Leandro Alex, da Sub, Magda Fraga, e o Comandante da Guarda Civil Municipal, Sidney Marcelino.

DECRETO RENOVADO

A Prefeitura de Araruama publicou um novo decreto com medidas de combate à Covid-19. O documento renova, em grande parte, as medidas já adotadas até aqui, mas estabelece algumas novidades para a área da educação. O município estabeleceu o início do ano letivo 2022 na Rede Municipal para o dia 7 de fevereiro. Além disso, a partir de agora, o retorno às aulas serão 100% presencial para todos os seguimentos de educação das redes pública e privada, da creche ao 9º ano, EJA, ensino médio e superior.

TURMA NA BRONCA

A nova insatisfação da galera lá em Araruama é a aprovação da emenda à Lei Orgânica Municipal que autoriza a mudança de horário das sessões da Câmara de 18h para 10h. Entre sindicalistas e servidores, circula uma mensagem que mostra que os parlamentares fizeram “uma demonstração da sua pífia atuação pela comunidade araruamense”. A turma da praça do Blindex sustenta que “a manobra é clara no sentido de impedir que o trabalhador esteja presente nas sessões, uma vez que serão realizadas no horário do expediente, dificultando a fiscalização dos atos do Legislativo e do próprio Executivo”. É, mais um pano pra manga na lista.

PAT PRORROGADO

O Programa de Amparo ao Trabalhador (PAT) da Prefeitura de Maricá foi prorrogado até o mês de abril. A novidade foi anunciada pelo município nesta quarta-feira (5). O programa é um destaque nas políticas de apoio a economia local, na proteção e aumento na geração de emprego em Maricá. O benefício concedido à população por meio do PAT terá o valor de 600 mumbucas para os mais de 23 mil beneficiários. Horta com sua gestão segue à risca a filosofia do ex-presidente Lula, que recentemente fez uma declaração, dizendo que para tirar o Brasil da crise que se encontra “é só incluir o pobre no orçamento municipal, estadual e federal”. Maricá já faz isso usando-se de vários meios de distribuir renda e assim a cidade desponta como a que mais gera emprego na Costa do Sol.

COM TODA POMPA E CIRCUNSTÂNCIA

O novo secretário de Desenvolvimento Econômico de Saquarema, Anderson Moura (PP), tomou posse no gabinete da prefeita, Manoela Peres (DEM), nesta quarta-feira (5) com o alto escalão da administração municipal. Entre os presentes estava o ex-prefeito Antônio Peres, secretário de Educação, e o deputado estadual Pedro Ricardo (PSL). “Fui recebido da melhor maneira. Isso é gratificante”, contou. Chegou bem ambientado, hein? Aliás, nesta quinta-feira (5), o Portal RC24h estará em Saquarema para bater um papo com a prefeita Manoela Peres que tem muitas novidades para anunciar neste ano de 2022. Aguardem!

VERÃO DE SAQUAREMA

Por falar na capital nacional do Surfe, a Prefeitura inicia, nesta sexta-feira (7), o Festival de Verão 2022, retomando o já tradicional evento da alta temporada de férias. Este ano, o Festival vai contar com atrações esportivas e culturais gratuitas até 20 de fevereiro. O acesso às áreas de atividades será liberado para os moradores e turistas que comprovarem a vacinação contra a COVID-19, sendo necessário 2ª e/ou 3ª doses. A programação completa está disponível no site da Prefeitura.

DEVASTOU A RESTINGA

Em Rio das Ostras, os moradores foram mais uma vez surpreendidos com uma atitude absurda do prefeito Marcelino Borba, que é do PV, o Partido Verde. Desta vez, ele retirou toda a vegetação de restinga que havia na Praia de Costazul. Com a justificativa de conter a criminalidade no local, a prefeitura havia enviado um documento ao Inea solicitando permissão de poda. A licença Ambiental foi concedida com a condição de que as características da restinga, que é protegida por lei, estando dentro de uma Unidade de Proteção Permanente, fossem preservadas. Porém, entre o Natal e o Ano Novo, Marcelino decidiu não acatar as determinações e devastou parte considerável da área de proteção, sendo retirado até mesmo pela raiz, com uso de maquinário pesado, ao invés de manejá-las, conforme a autorização prévia. Inacreditável, né? Clique aqui para ler a matéria na íntegra.

VERÃO EM RIO DAS OSTRAS

Por falar nos festivais tradicionais da Baixada Litorânea na estação mais quente do ano, o Sesc Verão Rio das Ostras começa neste sábado (8), na Praia de Costazul. Serão quatro fins de semana de atividades esportivas, culturais, recreativas e de lazer, totalmente gratuitas. O projeto é uma realização do Sesc RJ, com co-realização da Prefeitura de Rio das Ostras e Sindicomércio. Entre as atividades oferecidas estão oficinas de futevôlei, futebol, vôlei de areia, beach tennis, altinha, desafio dos atletas, intervenções culturais, educação em saúde e meio ambiente e shows musicais. As atrações principais desse ano contam com artistas como Vitor Kley e Roberta Sá. A programação completa está no aplicativo Sesc Verão Rio das Ostras, disponível na Play Store e na App Store.

O VOTO DA DISCÓRDIA

Hoje teve sessão extra na Alerj, que aprovou, por 43 a 24 votos, o veto parcial do governador Cláudio Castro (PL) ao PL que cria sistema de proteção social para militares, medida que altera diversas regras previdenciárias para os bombeiros e policiais militares. Um dos que votou a favor do veto foi Dr Serginho, e aí rendeu a maior polêmica nas redes sociais e grupos de Whatsapp, que chegou a ser chamado de traidor por eleitores por “ter votado contra policial”. Procuramos Serginho para saber o porquê do voto. “Claro que não é verdade que votei contra policiais”, se defendeu. Serginho explicou que “o PL aprovado consegue de imediato de 35% a 40% de aumento efetivo para toda a força policial e corpo de bombeiros, já para a folha de fevereiro (…) O governador é quem tem a competência pra avaliar a capacidade financeira do estado, com sua equipe técnica, e ele fez essa progressão. Além do aumento de 40% para os policiais, eles já vão receber esse aumento no salário agora de fevereiro, ele escalonou essa gratificação em cinco anos para atingir aquilo que eles estavam lutando, que era o aumento de 150%. (…)”. E disse mais que paralelamente a isso, o governo vai fazer análise de equilíbrio econômico financeiro orçamentário na segunda-feira (10), “nós teremos reunião junto com a categoria do corpo de forças de segurança do estado para ver se nós conseguimos antecipar esses 150% que eles almejam. Mas isso vai depender de uma análise da equipe financeira do estado e do acordo que vai ser feito com os servidores. Então essa é a pauta e não há nenhuma votação absolutamente contrária às forças de segurança, o que há é a responsabilidade de se votar nos aumentos de despeja do estado com equilíbrio, para que não aconteça o que aconteceu em anos anteriores que se deu aumento e servidores ficaram com meses de atraso de pagamento, o que não vai acontecer nesse governo”, justificou Serginho.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui