InícioDestaquePrefeito de Rio das Ostras retira toda a vegetação de restinga da...

Prefeito de Rio das Ostras retira toda a vegetação de restinga da Praia de Costazul

Marcelino Borba havia solicitado Licença Ambiental ao INEA para podar o local. Permissão foi dada com condição de manter as características da restinga

Moradores de Rio das Ostras foram mais uma vez surpreendidos com uma atitude absurda do prefeito Marcelino Borba. Desta vez, ele retirou toda a vegetação de restinga que havia na Praia de Costazul.

Com a justificativa de precisar conter a criminalidade no local, a prefeitura havia enviado um documento ao Instituto Estadual do Ambiente (INEA) solicitando permissão de poda. A licença Ambiental, por meio da Superintendênica Regional em Macaé foi concedida com a condição de que as características da restinga, que é protegida por lei, estando dentro de uma Unidade de Proteção Permanente, fossem preservadas.

Porém, entre o Natal e o Ano Novo, Marcelino decidiu não acatar as determinações do INEA e devastou parte considerável da área de proteção, sendo retirado até mesmo pela raiz, com uso de maquinário pesado, ao invés de manejá-las, conforme a autorização prévia.

A prefeitura afirma que tudo foi realizado em total conformidade com a Licença concedida pela Instituto. Em contrapartida, o INEA realizou uma vistoria no local e constatou a irregularidade. Agora o caso segue sob análise.

O Ministério Público também foi acionado para o caso.

*Colaboração de Bertha Muniz

Letycia Rocha
Pós-graduanda em Jornalismo Investigativo pela Universidade Anhembi Morumbi; Graduada em Comunicação Social, com habilitação em Jornalismo, pela Universidade Veiga de Almeida. Atuou como produtora/repórter na Lagos TV e Coordenadora de Programação na InterTV - Afiliada da Rede Globo. Editora no Blog Cutback e colaboradora no jornal O Dia. Vencedora do 3º Prêmio Prolagos de Jornalismo Ambiental, na categoria web.
VEJA TAMBÉM
- Advertisement -
- Advertisment -spot_img
- Advertisment -spot_img
- Advertisment -spot_img
- Advertisment -spot_img

Mais Lidas

Skip to content