InícioPolíticaBoca MiúdaBOCA MIÚDA: OS BASTIDORES DA POLÍTICA NA REGIÃO DOS LAGOS NESTA QUARTA-FEIRA...

BOCA MIÚDA: OS BASTIDORES DA POLÍTICA NA REGIÃO DOS LAGOS NESTA QUARTA-FEIRA (27)

Marcelo Magno sanciona PCCR da Educação após 25 anos; Nova polêmica: o apoio de Quaquá a Magdala Furtado; Secretária de Turismo de Cabo Frio pede pra sair e festa da virada ameaçada; Fábio do Pastel opta por um Réveillon mais tranquilo; Vantoil Martins faz primeira de três lives de prestação de contas; Alexandre Martins se reúne com Enel; Lívia de Chiquinho paga dezembro mas tem gente na bronca; Educação de Saquarema terá nova unidade escolar... E muito mais!

PCCR SANCIONADO

A coluna Boca Miúda desta quarta-feira (27) começa por Arraial do Cabo, onde o prefeito Marcelo Magno (PL) sancionou o novo Plano de Cargos, Carreira e Remuneração (PCCR) da Educação. O PCCR não era atualizado há 25 anos e a partir de agora, além de professores, orientadores e supervidores, estão incluídos os profissionais de apoio administrativo. Como antecipado pela coluna, a cidade entra em 2024 com essa novidade. “Uma conquista para os nossos servidores concursados da Educação. Nós trabalhamos incansavelmente por um novo PCCR abrangente”, afirmou o secretário de Educação, Bernardo Alcântara. Marcelo destacou a luta que foi poder atualizar o Plano. “Essa lei foi feita a quatro mãos, em que participaram educadores, sindicatos, comunidade escolar e servidores da Secretaria de Educação. O novo PCCR é uma forma de reconhecer, demonstrar comprometimento e gratidão aos profissionais que dedicam seu tempo a educar e transformar nossa sociedade”, concluiu o prefeito.

CONSÓRCIO DE TURISMO

Ainda sobre Arraial, Marcelo recebeu em seu gabinete, nesta terça (26), o deputado federal e vice-presidente nacional do PT, Washington Quaquá. Na pauta, a criação de um consórcio de turismo na Costa do Sol, abrangendo de Maricá a Búzios. Segundo o prefeito, “a proposta é fortalecer turisticamente e economicamente a região”. Para além disso, o consórcio também significa a criação de parcerias público-privadas entre prefeituras e empresas do setor.

MAIS POLÊMICA

Falando em Quaquá, que na semana passada deu um tapa na cara do colega Messias Donato (REP-ES), essa semana vem trazendo polêmica pra Cabo Frio. Ele não esconde de ninguém a preferência pelo nome da prefeita Magdala Furtado (PL) pra representar o Partido dos Trabalhadores na disputa eleitoral do ano que vem, provocando um cenário de polarização entre PT e PL na cidade, tentando fazer a ‘transferência’. Mas o diretório municipal do PT tem sinalizado que não vai embarcar na onda de Quaquá. A gente repercutiu com aquele que se diz pré-candidato da sigla inicial, o ex-secretário-adjunto de Ciência e Tecnologia e ex-vereador Rafael Peçanha, que comentou: “Nosso respeito à opinião divergente de Quaquá, mas de acordo com o estatuto a opinião que prevalece é a do nosso diretório municipal”. Confira o que ele disse.

NOVA MANOBRA

E por falar em Magdala Furtado, não é que a prefeita, como boa brasileira, não desiste nunca, mandou que protocolasse na Câmara, novamente, um pedido de urgência de sessão extra para aprovação do PL da reforma administrativa? Pois bem, como o setor de Protocolo encerra às 17h e chegaram com a papelada após esse horário, não tinha mais ninguém receber o documento. Pensa que acabou? Não. Pois foram até à casa do vice-presidente do legislativo, vereador Douglas Felizardo (Avante), que recebeu o papel, assinou e ainda foi para alguns grupos na internet a fim de comunicar o feito. Entramos em contato com o presidente da Câmara, Miguel Alencar (União), e ele disse que o requerimento continua sem efeito pois, como já explicamos aqui na coluna, o executivo desrespeitou o rito do processo (protocolo, mesa diretora – que tem 48h para emitir parecer -, etc). A lembrar, ainda, existe um parecer da procuradoria afirmando que não cabe pedido de urgência, além de outros pontos, como o próprio estudo de impacto financeiro que aponta a inviabilidade da reforma. Diante disso, tudo continua como antes, ou seja, não haverá sessão extra. A propósito desse assunto, estava rolando inclusive uma convocação aos comissionados para que fossem protestar na frente da Câmara, nesta quinta (28), usando como pano de fundo a questão da subvenção da passagem de ônibus. A aguardar as cenas dos próximos capítulos.

PEDIU PRA SAIR

Continuando em Cabo Frio, a secretária de Turismo, Paula Pinheiro, entregou o cargo, bem às vésperas do Réveillon, período de maior lotação da cidade, que deve receber cerca de 1,8 milhão de visitantes para a virada do ano. Paula explicou, em entrevista exclusiva ao Portal RC24h, toda a situação, destacando que sua decisão não está relacionada a questões entre o Executivo e o Legislativo. Ela mencionou que o desligamento se baseou em divergências políticas, pois tanto ela quanto a prefeita seguiram caminhos diferentes. Em relação às responsabilidades da secretaria de Turismo com o Réveillon, Paula esclareceu que, desde 2021, a pasta não detinha autonomia para lidar com eventos, incluindo contratação de shows e ordenamento de despesas. A agora ex-secretária também apontou a falta de comunicação e a dificuldade em apresentar projetos como motivos centrais para sua saída. Confira a entrevista na íntegra.

FESTA DE RÉVEILLON PODE NÃO ACONTECER

Como se não bastasse a exoneração da titular do Turismo, o Réveillon de Cabo Frio que corre sério risco de não acontecer. Isso porque empresas que prestam serviços de som, palco, iluminação, geradores, entre outros, estão com medo de fornecer o material e não receberem depois. Essa informação nos foi passada por alguns desses fornecedores. Sem licitação, com contratos fechados em cima da hora, eles querem uma parte do pagamento, pelo menos, como garantia. Que situação, hein?

EXPECTATIVA NA ALDEIA

São Pedro da Aldeia se prepara para receber o ano novo com grande expectativa, conforme anunciado pela secretária de Turismo, Cláudia Tinoco. No dia 31 de dezembro, a praia local será palco de um espetáculo de entretenimento, com uma programação repleta de shows. A festividade terá início às 20h e contará com apresentações de artistas locais. Além disso, uma queima de fogos está programada para iluminar os céus, proporcionando um momento deslumbrante aos espectadores. “A cidade é conhecida pela sua ordem, ambiente familiar e tranquilidade. Convido a todos a participarem desse momento especial”, destacou Cláudia Tinoco. A ocupação hoteleira já atinge uma média de 85%, refletindo o interesse crescente na celebração do ano novo na cidade. O prefeito Fábio do Pastel (PL), expressou seu contentamento com o ano que se encerra e destacou a opção por um Réveillon mais tranquilo e local. “Optamos por valorizar bandas locais para preservar a qualidade familiar de nossa cidade. Estamos ansiosos para a chegada de 2024, quando daremos continuidade ao nosso trabalho em prol da população”, afirmou Fábio.

PRESTAÇÃO DE CONTAS

O prefeito Vantoil Martins (CID) deu início a uma iniciativa inédita em Iguaba Grande, promovendo uma série de três dias de transmissões ao vivo para prestar contas à população sobre as realizações do governo municipal ao longo do ano de 2023. Na live inaugural, realizada nesta quarta-feira (27), o prefeito esteve acompanhado por oito secretários que são responsáveis por nove pastas. Na Cultura, Miquéias Gomes, destacou os eventos culturais que enriqueceram a cidade, enquanto o titular da Educação, Jales Lins, abordou os avanços no ensino municipal. O secretário do Controle Interno, Paulo Sérgio, ressaltou a importância da transparência e eficiência na gestão, destacando as ações de controle interno implementadas. Já o de Obras, Alexandre Freitag, apresentou os projetos de infraestrutura que foram realizados ao longo do ano. O secretário de Fazenda, Jorginho Fabiano, discutiu as finanças municipais e cravou que o pagamento de dezembro já sai nesta quinta (28). Na área da Licitação, Henrique Corrêa destacou a economicidade nos certames realizados este ano. No Turismo, pasta de Marcelo Durão, ele falou sobre o show da Virada 2024. Fábio Costa, responsável pelas pastas de Serviços Públicos e de Segurança, compartilhou os avanços nas áreas de limpeza urbana e manutenção de espaços públicos, além do cinturão de segurança realizado no município. A próxima live acontece nesta quinta (28), ao meio-dia.

REUNIÃO COM ENEL

Em Armação dos Búzios, o prefeito Alexandre Martins (REP) se reuniu com a Enel, concessionária de energia, na tarde desta quarta-feira (27). Além da alta temporada, que já começou, a cidade está lotada e é necessário definir alguns ajustes para 2024. Outros detalhes dessa reunião vocês ficarão sabendo, logo mais, em matéria do Portal.

PAGOU, MAS TEM GENTE NA BRONCA

Em meio às redes sociais, um descontentamento tomou conta da gestão da prefeita de Araruama, Lívia de Chiquinho (REP), em relação à antecipação dos salários dos servidores. O assunto ganhou destaque quando uma estagiária expressou sua indignação alegando que a prefeita realizou o pagamento de apenas metade do valor e rompeu os contratos em 15 de dezembro. Nos comentários da publicação, a reclamante destacou a discrepância no pagamento, argumentando que seu salário deveria ser creditado simultaneamente aos demais. “E nós estagiários? Acho que a senhora deveria olhar pra nós com mais amor. Iremos ser pagos a metade do valor. Contratos já foram rompidos desde o dia 15 e ainda sim não podíamos receber junto com os outros?”

NOVA ESCOLA

O secretário de Educação e Cultura de Saquarema, Antônio Peres, assinou, nesta quarta-feira (27), um contrato para o início das obras de uma nova escola no bairro Engenho Grande, em Saquarema. A escola planejada será construída no limite entre a cidade e Araruama. A demanda era antiga, já que a Escola Municipal Jardim Ipitangas, no bairro de mesmo nome, não consegue mais atender a todos os moradores da região. No pacote também está incluída melhoria na infraestrutura local. “O projeto dessa nova escola é uma resposta às necessidades educacionais dessa comunidade. Além disso, já estamos com o projeto de asfaltamento de todo o bairro para melhorar a infraestrutura local”, declarou Peres. A assinatura foi acompanhada pelo diretor de Educação Félix e pela secretária de Gestão, Inovação e Tecnologia, Élida Silva.

- Advertisement -
VEJA TAMBÉM
- Advertisement -
- Advertisement -spot_img
- Advertisement -spot_img

Mais Lidas

- Advertisement -spot_img
- Advertisement -spot_img
- Advertisement -spot_img
Pular para o conteúdo