InícioPolíticaBoca MiúdaBOCA MIÚDA: OS BASTIDORES DA POLÍTICA NA REGIÃO DOS LAGOS NESTA QUARTA-FEIRA...

BOCA MIÚDA: OS BASTIDORES DA POLÍTICA NA REGIÃO DOS LAGOS NESTA QUARTA-FEIRA (25)

O gol de placa contra que Lívia de Chiquinho pode ter marcado com projeto megalomaníaco; Alexandre Martins terá audiência com ministra em Brasília; José Bonifácio participa de reunião sobre licitação do Aeroporto Internacional; Fábio do Pastel e o OdontoSESC chegando na Aldeia; O reforço na segurança de Iguaba; A reunião de secretarias de Arraial para melhorar a experiência de turistas e moradores; Paulo Melo quer ir pro BBB... E muito mais!

MILÉSIMO POR MILÉSIMO

A coluna Boca Miúda desta quarta-feira (25) começa com Araruama, onde a prefeita Lívia de Chiquinho (PP) está na mira de nova ação do Sindicato dos Servidores Municipais (SSMA) ao Ministério Público e ao Tribunal de Contas. O pivô é o espalhafatoso e megalomaníaco projeto ‘Milésimo Gol Rei Pelé’. Projetos como esse podem denotar uma postura um tanto quanto irresponsável, uma vez que a fonte de recursos prevista para custeá-lo é a educação. Não parece muito coerente em um município que tanto se queixa de falta de repasses para custear salário dos professores, que se recusa a pagar ajustes do piso do magistério e que carrega tanta insatisfação, por esses motivos, dos servidores da Educação gastar, só na desapropriação de um estádio, R$ 5 milhões, justamente dos fundos da área que a Prefeitura alega estar tão combalida. Além disso, o Sindicato está de olho aberto na falta de transparência da aplicação dos recursos do Fundeb no município. É, minha gente, se Pelé chegou e ultrapassou o milésimo gol, será que Lívia de Chiquinho quer homenageá-lo ultrapassando a marca da milésima denúncia? A conferir.

ALEXANDRE MARTINS EM BRASÍLIA

O prefeito de Armação dos Búzios, Alexandre Martins (REP), vai para Brasília nesta quinta-feira (26). O alcaide tem uma audiência com a ministra do Turismo, Daniela Carneiro. O objetivo, claro, é trazer recursos do MTur para o balneário, que luta pelo título de cidade mais badalada do Brasil. O prefeito redobrou a aposta dele neste ano no que diz respeito a investir em eventos e vai buscar o apoio do Governo Federal na primeira viagem oficial que faz à capital, em busca de uma ligação com o governo Lula. A comitiva de Alexandre será composta também pelo secretário de Serviços Públicos, Marcus Vallerius, o Marcão.

REUNIÃO NO GABINETE

Ainda falando sobre turismo em Búzios, Alexandre recebeu a equipe do Convention Bureau e o secretário interino da pasta, Maycon Siqueira, no gabinete. Em postagem nas redes sociais, nesta quarta-feira (25), o chefe do Executivo municipal afirmou que o encontro serviu para falar dos próximos eventos da cidade. A gente lembra que há alguns dias, o município liberou um robusto calendário com as ações previstas para o turismo até o fim do ano. Mais de 30 eventos já estão marcados para os próximos meses.

AÇÃO CONTRA RAFAEL

A política na península buziana pegou fogo nesta quarta-feira (25). Isso porque os vereadores Niltinho de Beloca (PROS), Gugu de Nair (UNIÃO) e Aurélio Barros (PATRI) entraram na Justiça para suspender a recondução de Rafael Aguiar (REP) à presidência da Câmara. Acontece que a reeleição do vereador para o cargo contou com o apoio dos colegas. Rafael disse ter reagido “com estranheza” a situação. O ex-vereador do balneário Manoel Eduardo da Silva, conhecido como Marreco, também já havia contestado a reeleição do chefe do Legislativo. Em uma ação civil impetrada na Justiça, Marreco alegou que a Câmara não obedeceu ao artigo 54 da Constituição Federal e nem a decisão 6524 do STF, que veda conduzir o presidente à reeleição numa mesma legislatura. À boca miúda, no entanto, o que o pessoal comenta é que um dos motivos da ação dos vereadores tem a ver com cargos na Câmara que não foram distribuídos de maneira como combinado. Rafael teria tirado oito vagas de cada um. Será que tem caroço nesse angú? A conferir…

INSHALÁ

A propósito de Búzios, o município foi destaque na coluna do jornalista Anselmo Góis, do jornal O Globo, mas não por algo bom. É que os preços de um guarda-sol e duas cadeiras nas areias da Praia de Geribá estão chegando aos R$ 200, de acordo com a publicação. Que isso? Virou praia de Sheik agora? Só com inshalá e muito ouro para a conta fechar. É mole?

José Bonifácio, prefeito de Cabo Frio, em reunião sobre concessão do aeroporto da cidade
Reunião sobre concessão do Aeroporto de Cabo Frio contou com a presença do prefeito, José Bonifácio, na manhã desta quarta-feira (25) | Foto: Reprodução/Redes sociais

OTIMISMO PÓS-REUNIÃO

Teve empresário otimista com a reunião no auditório da Prefeitura de Cabo Frio nesta quarta-feira (25) sobre a licitação para concessão do Aeroporto Internacional da cidade. Pelo menos, é a visão do presidente da Associação de Hotéis cabo-friense, Carlos Cunha. O empresário afirmou que um dos principais desejos do trade é que o edital siga a regra aplicada pela Anac, que prioriza que os participantes de licitações sejam avaliados pelo número de passageiros processados. Segundo Carlos, o prefeito, José Bonifácio (PDT), “sinalizou que levará para a comissão que cuida desta licitação a nossa preocupação em relação à qualquer termo ou cláusula que impeça grandes empresas de participarem dela”. Estiveram na reunião outras autoridades do Turismo, como José Henrique, vice-presidente do Convention Bureau, e Wagner Oliveiros, vice-presidente da Luta pelo Comércio. Os representantes aproveitaram o ensejo para pedir por melhorias nas estruturas turísticas de Cabo Frio.

DEPOIS DA TEMPESTADE, A CALMARIA VIRÁ

Em Cabo Frio, os internautas enviaram um enxurrada de mensagens demonstrando muita irritação com o caos em que se transformou o trânsito desta quarta-feira (25) por causa da operação tapa-buracos na Avenida Wilson Mendes. As obras acontecem nos dois lados da via, o que causou lentidão e congestionamento quilométrico. Tanto quem seguia no sentido bairro-Centro, quanto o inverso, teve que ter muita paciência para chegar ao destino. Nesta terça (24), o secretário municipal de Obras, Vanderson Bento, chegou a fazer um vídeo no local falando desse trabalho, “mas Cabo Frio não pode esperar”. O negócio é aumentar a dose de paciência e torcer para tudo termine logo, até porque o resultado será benéfico para todos.

AVISO AOS NAVEGANTES

Continuando em Cabo Frio, esta quinta-feira (26) é dia de audiência na Vara Criminal sobre mais uma (das várias) fake news disseminada pelo portal RLagos. O site inventou uma notícia dizendo que a CEO do Potal RC24h, jornalista Renata Cristiane, teria sido presa por envolvimento numa quadrilha de estelionatários na capital. A situação foi tão grave, que a assessoria de imprensa da delegacia responsável pela prisão fez uma reprimenda para que a matéria mentirosa fosse apagada. Aproveitamos o espaço da coluna Boca Miúda para lembrar aos responsáveis que a audiência está marcada para as 13h, no Fórum. Então, por favor, não digam que não estão sabendo e não fujam novamente, como da primeira vez. Também vimos por meio dessa nota e pedir aos nossos internautas que, se possível, encaminhem este print aos responsáveis, apesar de termos certeza que eles vão ver.

ODONTOSESC EM SÃO PEDRO

O prefeito de São Pedro da Aldeia, Fábio do Pastel (PL), participou, nesta quarta-feira (25), de uma nova reunião de alinhamento para a implantação do Projeto OdontoSESC no município. A parceria entre a Prefeitura e o Serviço Social do Comércio (Sesc RJ) está envolvendo várias secretarias, conforme já falamos na coluna. O objetivo é promover atendimentos odontológicos de forma gratuita em uma clínica itinerante, além de atividades de promoção em saúde. A unidade móvel vai ficar baseada na praça do bairro São João por 90 dias e o projeto terá início no dia 1º de março. O projeto OdontoSesc oferece 320 vagas para atendimento de atenção básica em odontologia, obturação, extração, raspagem, limpeza, profilaxia e raio-X. Do total, 160 são para agendamento imediato. As 160 vagas restantes ficam para uma fila de espera, que é chamada conforme as altas clínicas.

FAZENDA EM PAUTA

O município de São Pedro da Aldeia marcou presença na primeira reunião de secretários municipais de Fazenda do Estado do Rio de Janeiro. O encontro foi nesta quarta-feira (25), na sede da Associação Estadual de Municípios do Rio de Janeiro (AEMERJ). O titular da pasta na Aldeia, Renaldo Martins, o adjunto, Gustavo Amoêdo, o secretário de Planejamento e Gestão, Paulo César de Oliveira, e o fiscal de tributos Felipe Ribeiro representaram a Prefeitura aldeense no evento. O encontro abordou questões relacionadas ao ICMS, propostas de incremento da arrecadação, royalties e regulamentação de emenda constitucional, além do Sistema Único e Integrado de Execução Orçamentária, Administração Financeira e Controle (Siafic).

REFORÇO DA SEGURANÇA

O município de Iguaba Grande é mais um na Região dos Lagos que tem investido no monitoramento por câmeras. De acordo com a Prefeitura, são 36 dispositivos já instalados, mas o número vai saltar para 176. A instalação dos equipamentos pela equipe de Ordem Pública começou na última semana. O sistema possui reconhecimento facial e leitura de placas automotivas. “Nosso objetivo é instalar 176 equipamentos distribuídos em 50 pontos da cidade. O prefeito Vantoil [Martins (CID)] está totalmente comprometido em cuidar da segurança pública do nosso município”, comentou o secretário de Ordem Pública, Fábio Costa. Desde o começo do ano, o titular da pasta tem se empenhado em reforçar a segurança do município, como mostra a foto acima, de uma reunião com a PM sobre o CProeis. Braço-direito do alcaide, Fábio também é chefe de Gabinete de Vantoil. A propósito, a coluna soube que a família do secretário vai crescer, já que a esposa dele, Natalia Pinho, está grávida. A gente deseja felicidade para a família com muita saúde para o bebê que vem aí.

REUNIÃO DA SETUR

A sede da secretaria de Turismo de Arraial do Cabo recebeu, nesta quarta-feira (25), uma reunião para discutir ações e medidas que podem ser tomadas para melhorar a experiência de quem visita e de quem mora na cidade. Entre os assuntos debatidos, mobilidade urbana, segurança, atuação de guias, ambulantes, passeios de barco, limpeza e a intensificação da fiscalização de Leis e decretos da cidade. Serão realizados outros encontros para debater propostas que gerem um impacto positivo para a cidade. O cidadão pode participar propondo ideias através do e-mail turismo@arraial.rj.gov.br. Participaram da reunião as secretarias de Turismo, Segurança Pública, Ambiente e Saneamento, Serviços Públicos, Coordenadoria de Comunicação, Idac e Procon.

ASSEMBLEIA DA AREMAC

Por falar em Arraial, a AREMAC realizou, na segunda-feira (23), a primeira assembleia geral extraordinária de 2023. O evento contou com a presença de associados, convidados e beneficiários da Reserva Extrativista Marinha de Arraial, incluindo diversos representantes dos distritos. A plenária foi conduzida pelo presidente da associação, Eraldo Cunha. Na pauta da assembleia, a apresentação do relatório de atividades realizadas ao longo do ano passado e o anúncio dos projetos aprovados junto ao FUNBIO para formação e capacitação em Turismo de Base Comunitária (TBC) e na área de carpintaria naval, que prevê a construção e reforma de embarcações da pesca artesanal. Também foi apresentado e eleito o Conselho Técnico da AREMAC, que é um órgão estatutário de apoio à diretoria da AREMAC para o desenvolvimento de projetos e debate de questões relacionadas ao melhor funcionamento da Unidade de Conservação.

AYRON FREIXO NO RC CAST

O 56º episódio do RC Cast traz como convidado, nesta quinta-feira (26) o vereador de Arraial do Cabo, Ayron Freixo (REP), que é o novo líder de governo na Câmara. O convite, feito pelo prefeito Marcelo Magno (PL), foi aceito de pronto. Freixo era braço-direito do ex-prefeito cabista Renatinho Vianna (REP) e se reelegeu em 2020 em campanha com o antigo chefe do Executivo. Ayron também vai falar um pouco de sua vida pessoal e sua história na política até aqui. Vocês estão convidados para participar dessa transmissão ao vivo, a partir das 18h, podendo enviar perguntas durante o podcast. O programa pode ser acompanhado pelas páginas do Portal: Facebook (Portal RC24h I e II), Instagram (@rc24hnoticias) ou no Youtube (Portal RC24h Cabo Frio). Vale a pena conferir.

ME CHAMA, BONINHO!

De Saquarema, o ex-deputado estadual Paulo Melo fez uma brincadeira à ‘la BBB’ – “Paredão do Bigode” – para criticar a administração municipal. A chuvarada que caiu nesta terça (24), na cidade, causou diversos estragos e transtornos à população. E as avarias não ficaram restritas às ruas, não. No Centro de Imagem, a chuva caía teto a baixo. No quintal de uma casa, um jovem aproveitou e tentou pegar umas ondas no “mar” que se formou em sua residência, que não por acaso, fica na “capital do surf”. Se continuar desse jeito, é capaz de ser cotado para o BBB 24. Vai vendo.

- Advertisement -
VEJA TAMBÉM
- Advertisement -
- Advertisement -spot_img
- Advertisement -spot_img

Mais Lidas

- Advertisement -spot_img
- Advertisement -spot_img
- Advertisement -spot_img
Pular para o conteúdo