BOCA MIÚDA: OS BASTIDORES DA POLÍTICA NA REGIÃO DOS LAGOS NESTA QUARTA-FEIRA (18)

Fábio do Pastel faz 44, comemora ganhos e desafios e faz balanço dos shows de aniversário da cidade; 'Macega' é condenado na Maria da Penha e gera memes; Efetivos são minoria na prefeitura cabo-friense; Procurador-Geral do MP é homenageado na Câmara de Cabo Frio; Thiago Vasconcelos lança coluna semanal no Portal; Marcelo Magno entrega escola cívico-militar; Iguaba tem Sicoob a partir desta quinta-feira (19); MPBúzios repercute na região e Alexandre Martins atende no PAP; 'A farra do Minha Casa Minha Vida' de Araruama; Novas caras no parlamento maricaense... E muito mais!

1249

ANIVERSÁRIO DO PASTEL

A coluna Boca Miúda desta quarta-feira (18) começa por São Pedro da Aldeia, onde o prefeito, Fábio do Pastel (PL), chegou aos 44 anos de idade. Fábio começou o dia na rua e depois passou no gabinete. O chefe do executivo viu vídeos da festa da cidade no último fim de semana, inclusive, com um depoimento do cantor Ferrugem dizendo que foi muito marcante pra ele, o ponto alto do ano dele até o momento. Nas redes sociais, a equipe de Fábio disse que o prefeito é “um cara espontâneo, com uma pilha que nunca acaba, alegre toda vida, caprichoso, humano, amigo, leal e responsável”. “Fábio, que o Senhor continue te abençoando muito, renovando suas forças a cada dia, te dando saúde e felicidade. Nós, sua equipe, amigos, torcida, população que te admira, desejamos a você um Feliz Aniversário”, concluiu a postagem na página do prefeito nas redes sociais.

BALANÇO DOS SHOWS

Apesar das críticas pela falta de infraestrutura, é preciso ressaltar o sucesso dos shows do aniversário da cidade no fim de semana. Fábio do Pastel usou as redes sociais para fazer um balanço do evento, que teve apresentação de Ferrugem e Jota Quest. Para a Prefeitura, a maior prova de que o evento foi um sucesso foi a participação da população na publicação do prefeito. Para o município, o evento superou as expectativas em vários sentidos, inclusive no tamanho do público, que o município classifica como algo sem precedentes em São Pedro da Aldeia. “É só o começo, pessoal. Este ano teremos um mês especial com entrega de obras para marcar o aniversário da nossa aldeia. Já estamos planejando a Semana Evangélica que também vai ficar para a história. Enfim, estou muito animado com tudo o que podemos fazer juntos”, escreveu o prefeito.

CONDENADO NA MARIA DA PENHA

O digital influencer de São Pedro da Aldeia e pré-candidato a deputado estadual Carlos Vitor dos Santos Costa, o Macega (PT), foi condenado a três meses de prisão em regime aberto na Lei Maria da Penha. A situação gerou vários memes nas redes sociais, já que essa é a praia do metido a comediante com seus desafetos políticos (veja alguns prints abaixo). Contra o valentão da Aldeia, também pode haver, em breve, uma nova condenação por crime de ódio e intolerância, já que ele vive destilando homofobia e outros preconceitos nas redes sociais. A defesa do blogueiro disse, apesar de não ser o que juiz decidiu, que nos autos teria sido comprovada “obsessão da vítima”. A vitima teria puxado uma faca na noite anterior a agressão, porém o magistrado julgou o fato isolado como uso desproporcional de força na legítima defesa. Os advogados já interpretaram o recurso para 2ª instância e Carlos Vitor confia na Justiça e em toda sua estrutura hierárquica e fará uso das prerrogativas garantidas na Constituição Federal a todo e qualquer reú ou acusado.

_______________

EFETIVOS SÃO MINORIA NA PREFEITURA DE CABO FRIO

Uma postagem do advogado João Marcelo Mastra, de Cabo Frio, feita nesta terça-feira (16), está dando o que falar. Segundo ele, uma planilha da Secad (secretaria de Administração) mostra que hoje a Prefeitura cabo-friense tem 7.349 contratados temporários e 5.246 servidores efetivos. Ou seja, do total de 12.595 funcionários, quase 60% foi contratado sem concurso, como deveria ser. “Um outro detalhe interessante”, disse ele, “é que a diferença entre o gasto com efetivos e o gasto com contratos é de R$ 586.221,93. Se levarmos em consideração que a substituição não se dará no um para um (contrato / efetivo) o argumento financeiro e orçamentário cai por terra”, completou. O post rendeu bastantes comentários e compartilhamentos, sendo que a maioria que comentou perguntava da homologação do concurso 2020, que não desata.

LUCIANO MATTOS HOMENAGEADO

Ainda em Cabo Frio, o procurador-geral de Justiça do MPRJ, Luciano Mattos, deu um giro pela Região dos Lagos, que começou nesta terça (17), por Macaé, e terminou nesta quarta-feira (18), em Cabo Frio, onde foi agraciado com Moção de Aplausos na Câmara Municipal. Dr Luciano tem um carinho todo especial pelo município cabo-friense, onde começou a carreira no Ministério Público. Antes da solenidade, passou pelo pela sala do presidente da Casa, vereador Miguel Alencar (UNIÃO). O prefeito José Bonifácio (PDT) participou da homenagem assim como Janio Mendes e vereadores. Lembrou de sua trajetória. “Para mim não é uma simples homenagem, é uma grandiosa e valiosa homenagem. Não por acaso iniciei minhas visitas pela Região dos Lagos”, disse o Procurador-Geral de Justiça do MPRJ. Confira o vídeo com os bastidores e outros registros:

_______________

COLUNISTA NOVO NA ÁREA

Ainda de Cabo Frio, estreou hoje no Portal RC24h a coluna semanal de Thiago Vasconcelos, advogado e vereador cabo-friense que também é pré-candidato a deputado federal. Nesta primeira publicação, Thiago dá um panorama de sua vida pessoal e pública, projetos realizados e o que pretende daqui pra frente. Vale a pena dar uma conferida na coluna. A equipe do Portal deseja muito sucesso na nova empreitada. Clique aqui para ler na íntegra.

ENTREGA SEM BOLSONARO

O prefeito de Arraial do Cabo, Marcelo Magno (PL), vai inaugurar a implementação do programas das escolas cívico-militares nesta quinta-feira (19) no CIEP 147, na Prainha, sem a presença do presidente Jair Bolsonaro (PL). No fim das contas, o chefe do Executivo nacional, que chegou a marcar e desmarcar a visita, pelo menos, duas vezes, deu um cano no município. Marcelo preferiu não esperar mais, para desgosto dos bolsonaristas do Cabo. O evento, voltado para alunos e funcionários do CIEP 147, vai contar com a presença de convidados como o diretor de Políticas para Escolas Cívico-Militares, coronel Gilson Passos de Oliveira; o coordenador Regional do Sudeste, Coronel Walter José Rodrigues e o subcoordenador Regional Sudeste, Coronel Marcos Jorges Alves Gemaque.

DOR DE COTOVELO

Aliás, os bolsonaristas do Cabo estão estão com a maior dor de cotovelo por causa das palavras de Seu Jorge, na noite da apresentação dele, no último domingo (15), lá na Praia dos Anjos (‘vamos colocar essa m***a pra fora’). Principalmente porque o vídeo já teve quase meio milhão de visualizações por aí e foi parar até na Mídia Ninja; o alcance já passou de 1 milhão de pessoas. Vídeo este que o RC24h postou em primeira mão – a CEO do Portal, Renata Cristiane, estava lá e pegou na hora, levando em conta a importância do discurso – e viralizou no Brasil. Para quem ainda não viu, é só clicar aqui no link.

SICOOB EM IGUABA

O Sicoob Fluminense inaugura, nesta quinta-feira (19), a 22ª agência no estado do Rio de Janeiro, em Iguaba Grande. A nova agência está instalada na estrada do Sopotó e a inauguração faz parte do plano de expansão da cooperativa de crédito, em execução. A cerimônia de entrega da unidade deve contar com a presença do prefeito, Vantoil Martins (CID), e membros dos poderes legislativo e executivo. Para aquecer a chegada da instituição, produtores rurais de Iguaba receberam a visita dos agentes da cooperativa de crédito para apresentação da linha de crédito rural para cobertura de despesas do ciclo produtivo ou que necessitam de recursos para apoio do agronegócio. A palestra foi feita na sede da secretaria de Agricultura, Abastecimento e Pesca, em Sapeatipa Mirim, nesta quarta (18).

SÓ SE FALA NISSO EM BÚZIOS

Em Armação dos Búzios, não se fala de outra coisa senão que o balneário vai virar, de fato, a cidade da música – além da mais badalada, como comentou o próprio prefeito Alexandre Martins (REP) em entrevista à coluna “Política Costa do Sol”, do jornal O DIA, e também aqui na BM, em primeira mão, na edição de ontem. O chefe do executivo buziano e o diretor de Comunicação do município, também responsável pela parte de eventos, Alessandro Lacerda, já estão focados para realizar o primeiro MPBúzios agora no outono/inverno. Além desse festival de MPB, Alexandre quer sofisticar ainda mais o projeto e colocar um outro evento, de música clássica com orquestra sinfônica. Lembrando que Búzios tem a renomada escola de música Villa Lobos e tem coral municipal também. Tudo pra dar certo como foi o primeiro Jazz Festival. Vocação não falta.

ATENDIMENTO CONCORRIDO

Continuando em Búzios, Alexandre Martins fez o atendimento semanal da população no Posto Avançado da Prefeitura (PAP), no bairro Cem Braças, nesta quarta-feira (18). Por lá, além da assistência pessoal do gestor, também funcionam os serviços do Balcão de Emprego e Procon, setores normalmente bastante procurados pelo munícipe buziano, que já sai de lá encaminhado. E hoje, a exemplo das outras edições, o atendimento estava bastante concorrido.

“A FARRA DO MINHA CASA, MINHA VIDA”

Em 2019, foi apresentada uma denúncia ao Ministério Público Federal de que pessoas contempladas pelo condominio Dolce Vita, do programa Minha Casa, Minha Vida, no bairro Areal, em Araruama, haviam sido preteridas em prol de escolhidos pela prefeita, Lívia de Chiquinho (PP), e seus cabos eleitorais. O episódio, conhecido como “Farra do Minha Casa, Minha Vida”, foi apresentado na Câmara Municipal e, além da denúncia protocolada no MPF, é alvo de uma ação popular. Hoje em dia, mães, que vivem com seus filhos – alguns deles, com necessidades especiais – em condições precárias lutam na Justiça para reaver o direito que lhes foram tomados. Uma reportagem do jornal O Dia e do Portal RC24h foi conhecer a realidade dessas famílias que teriam sido lesadas em detrimento a parentes da prefeita, cabos eleitorais de vereador e até mesmo sogro de secretário municipal que é empresário. A matéria completa, incluindo a defesa dos citados, está disponível nos links dos dois portais acima.

NOVAS CARAS NO PARLAMENTO

Durante a sessão desta quarta-feira (18), dois vereadores suplentes prestaram o compromisso de posse e fizeram o juramento como vereadores na Câmara Municipal de Maricá. Igor Corrêa (PCdoB) e Paulo César de Morais, conhecido como Teco Paulista (CID), substituirão Marcus Bambam (PCdoB) e Tatai do Sacolão (CID), que assumiram as secretarias de Trabalho e de Políticas para a Terceira Idade, respectivamente. Em tempo, o vereador Adelso Pereira (Avante) retornou à Casa de Leis como vereador após ocupar o cargo de secretário de Iluminação Pública na Prefeitura de Maricá.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui