A coluna Boca Miúda desta quarta-feira (14), começa por Iguaba Grande, que já respira o clima dos 30 anos de emancipação, comemorados oficialmente no próximo dia 8 de junho. A prefeitura prepara uma programação de shows que promete agradar a todos os gostos — do pagode ao sertanejo universitário, da MPB ao gospel. O evento, que vai de 6 a 9 de junho, ainda mantém em sigilo os dois nomes de maior peso da programação. Sabemos que um deles é um renomado nome da MPB, que agrada tanto a juventude, quanto aos mais experientes. Sem dúvida nenhuma, é um nome que, como se diz no popular, agrada gregos e troianos. Mas esse nome está sendo mantido a sete chaves e só amanhã ele vai ser revelado. O outro é o grupo de pagode Di Propósito. O suspense deve acabar ainda esta semana, quando os anúncios oficiais serão feitos. Entre os já anunciados, estão a dupla sertaneja Diego & Victor Hugo e o cantor gospel Mattos Nascimento, que encerra a festa, na segunda-feira (9). Já no esquenta, a prefeitura realiza neste fim de semana, o Adventure Day, que vai levar esportes radicais e tirolesa ao Mirante Dona Célia — agora oficialmente o novo point de Iguaba.
NOVA AQUISIÇÃO
Mas nem só de festa vive a cidade. Após uma operação na área da pedreira, onde um suspeito foi capturado com arma, granada e grande quantidade de drogas, o prefeito Fabinho Costa (CID) anunciou a compra de um drone termal — equipamento capaz de detectar calor humano mesmo no escuro e em áreas de mata. Esse novo equipamento vai ajudar diretamente as forças de segurança na localização de suspeitos em áreas de difícil acesso e também será fundamental em ações de resgate, como salvamentos na Laguna de Araruama ou em áreas de mata. O drone deve chegar em até 90 dias e será operado pelas equipes do PROEIS, programa de segurança com policiais pagos pela prefeitura.

FISCALIZAÇÃO E COBRANÇA
Ainda em Iguaba Grande, os parlamentares Luciano Silva (União), Alan Rodrigues (MDB), Fabrício Torquato (MDB) e Dudu de Natalino (REP) se juntaram ao vice-prefeito Marciley Lessa (PL) em uma ação de fiscalização nas áreas atendidas pela concessionária Prolagos, com foco nas demandas urgentes do bairro 20. O grupo cobrou soluções efetivas da empresa, reforçando o compromisso com os direitos da população. A iniciativa conjunta mostra que, quando há diálogo e vontade política, Legislativo e Executivo podem — e devem — caminhar juntos em prol da coletividade.

ILUMINAÇÃO EM TAMOIOS
O prefeito de Cabo Frio, Dr. Serginho (PL), esteve novamente em Tamoios nesta manhã para acompanhar pessoalmente o avanço da obra de iluminação da rodovia Amaral Peixoto, uma das principais vias do distrito e um dos pedidos mais feitos pela população. Com um ritmo acelerado de trabalho, a prefeitura promete instalar diariamente 10 novos postes, 100 metros de rede subterrânea e 40 luminárias. A meta é concluir toda a iluminação da rodovia até agosto. “A gente está aqui todos os dias, acompanhando de perto. Vamos mudar Tamoios. E vai ser pra melhor”, disse o prefeito. Segundo Dr. Serginho, a etapa seguinte será voltada para a mobilidade urbana, com foco na segurança do trânsito. O recado é claro: há planejamento e pressa para tirar Tamoios da escuridão, no sentido literal e, também no sentido do abandono que o distrito sempre se sentiu.
FIM DOS FIOS
O vice-prefeito e secretário da Cidade de Cabo Frio, Miguel Alencar (União), anunciou nesta quarta-feira (14) que toda a fiação que passa na fachada da Igreja Nossa Senhora da Assunção será retirada. Essa é a primeira de uma série de ações que visam eliminar esse tipo de instalação e a poluição visual em frente a prédios históricos de Cabo Frio. Miguel afirmou que o prefeito, Dr. Serginho (PL), deu total aval para a iniciativa: “Nós vamos fazer a retirada de toda essa fiação que passa em frente ao nosso principal patrimônio histórico da cidade, a Igreja Católica. Já já essa ação será executada aqui na nossa cidade.”

80 ANOS DE ZÉ
O ex-prefeito José Bonifácio completaria 80 anos nesta quarta-feira (14). Ele faleceu em 2023, em decorrência de um câncer no fígado. A data está sendo marcada por diversas homenagens nas redes sociais, especialmente por membros e simpatizantes do PDT, partido ao qual Bonifácio foi filiado desde sua fundação. Sua esposa, a médica Ana Lúcia Valladão, também recordou a ocasião, destacando o legado deixado por seu companheiro. José foi uma figura central na política da Região dos Lagos. Economista formado pela Universidade Federal Fluminense (UFF), iniciou sua carreira pública como vereador e foi prefeito de Cabo Frio em três mandatos: 1977–1983, 1993–1996 e 2021–2023. Também exerceu o cargo de deputado estadual e ocupou diversas funções no governo estadual, incluindo a presidência do PROCON-RJ e a secretaria estadual de Desenvolvimento Regional, Abastecimento e Pesca. As homenagens de hoje refletem o respeito e a admiração que José conquistou ao longo de sua trajetória, sendo lembrado como um exemplo de dedicação e ética na vida pública.
NA ESPERA DO LITERARRAIAL
O secretário de Educação de Arraial do Cabo, Bernardo Alcântara, claro, marcou presença no desfile cívico dos 40 anos de emancipação do município, reforçando o prestígio do evento e a valorização das tradições locais. Em entrevista à coluna, ele afirmou que o retorno do desfile foi uma decisão acertada do prefeito Marcelo Magno (PL) e, de fato, a retomada desses eventos públicos fortalece o sentimento de pertencimento e identidade da população. Na entrevista ao RC24h, Bernardo ainda adiantou informações importantes sobre o próximo evento da pasta, o LiteraArraial — iniciativa que une literatura, arte e educação. Ele confirmou a possível presença de nomes como Toquinho, Gilsons e Victor Kley entre as atrações. São artistas que elevam o nível cultural e dialogam com públicos diversos, com potencial de atrair não só moradores, mas também visitantes da cidade, movimentando a cena cultural e econômica. Caso essas atrações se confirmem, o Litera Arraial deve consolidar-se como um dos grandes eventos do calendário municipal. Confira a entrevista acima.

PLANO PLURIANUAL
A Prefeitura de Arraial do Cabo está convocando a população para discutir o Plano Plurianual. O PPA é o instrumento que orienta todo o orçamento do governo pelos próximos quatro anos. Trata-se de uma oportunidade para que a população tenha a oportunidade de participar, contribuindo por meio da participação na pesquisa, opinando nos pilares que consideram prioritários e nas questões sociais e orçamentárias que demandam soluções urgentes. A pesquisa ficará disponível até o dia 15/06, às 23h:59. Para participar, acesse o link: https://www.arraial.rj.gov.br/ppa.
PREFEITO CONVIDA
O clima já é de festa em São Pedro da Aldeia, que se prepara para celebrar seus 408 anos de história com um desfile cívico de respeito. O prefeito Fábio do Pastel (PL) fez questão de convidar pessoalmente a população para prestigiar o evento, que promete reunir educação, cultura e muito sentimento de pertencimento. Na sexta-feira (16), a partir das 9h, a Praça Agenor Santos, no Centro, será palco do tradicional desfile, que este ano contará com cerca de 2.500 participantes — entre alunos, professores, servidores, representantes das 42 escolas municipais, uma instituição de ensino particular, a Escola de Artes Municipal e 13 bandas marciais. A comemoração reforça não só o orgulho aldeense, mas também a valorização das instituições que constroem diariamente a cidade.

DEFESA DO CONSUMIDOR
O Procon de São Pedro da Aldeia recebeu, na terça-feira (13), a visita do subsecretário de Defesa do Consumidor do Estado do Rio de Janeiro, Claudir Rodrigues. Durante o encontro, foram discutidas ações estratégicas de fortalecimento estrutural e técnico do órgão aldeense, com foco na qualificação das fiscalizações e no alinhamento com os novos procedimentos legislativos em vigor no Estado. O diretor do Procon aldeense, Arthur Reis, destacou a parceria com o Governo do Estado. “Seguimos avançando na missão de tornar o Procon cada vez mais eficiente, técnico e próximo da população. A parceria com o Estado fortalece nossa estrutura e garante que o consumidor aldeense tenha um órgão preparado para defendê-lo com firmeza e responsabilidade”, afirmou. A agenda também contou com ações práticas e acompanhamentos de quatro fiscalizações conjuntas realizadas nos mercados Extra, Terê Frutas, Supermarket e SuperBom, em São Pedro da Aldeia. A população aldeense pode buscar informações ou registrar denúncias diretamente no Procon, localizado na Rua Hermógenes Freire da Costa, nº 136, no Centro, atrás do Fórum Municipal. O atendimento também pode ser feito via WhatsApp pelo número (22) 2627-6086.

EMBRATUR LANÇA “NOVAS ROTAS”
O presidente da Embratur, Marcelo Freixo, lança nesta sexta-feira (16), em Búzios, com 13 prefeitos da Costa do Sol, o Programa Novas Rotas, voltado para a internacionalização de destinos turísticos brasileiros ainda fora dos roteiros tradicionais, por meio da capacitação de profissionais do setor. O programa foi lançado nacionalmente no início de abril com os prefeitos das regiões Sul Fluminense e Médio Paraíba, e na última sexta-feira Freixo promoveu a primeira rodada de capacitação, em Angra dos Reis, para os municípios da Costa Verde. “A ideia é mostrar ao mundo que o Brasil é muito mais do que seus cartões-postais tradicionais. Queremos revelar novas culturas e experiências, de forma sustentável, inteligente e inovadora. Esse é um passo importante para descentralizar o turismo internacional e gerar desenvolvimento em todas as regiões do país. Os prefeitos, independentemente de partidos e ideologias, entenderam a importância do projeto. O turismo é o petróleo do século 21 e pode ser a grande solução para nossas cidades e, consequentemente, para o país”, explicou Marcelo Freixo. O prefeito de Búzios, Alexandre Martins (REP), será o anfitrião do evento no Ferradura Resort, que contará com a presença dos representantes de Araruama, Arraial do Cabo, Cabo Frio, Casimiro de Abreu, Carapebus, Iguaba, Macaé, Maricá, Rio das Ostras, São Pedro da Aldeia, Saquarema e Quissamã. Alexandre Martins e o Secretário de Turismo Thomas Weber agradeceram à Embratur pela escolha da cidade para o lançamento do programa. “Estamos prontos para avançar e mostrar ao mundo tudo o que Búzios e a Costa do Sol têm a oferecer”, destacou o prefeito.

CULTIVO DA CANNABIS
Um projeto de lei, em trâmite na Câmara Municipal de Búzios, pretende estabelecer diretrizes para o cultivo da planta Cannabis no município, com o objetivo de viabilizar estudos, pesquisas científicas e produção de medicamentos, fibras vegetais e suplementos alimentares. O PL 44/2025, de autoria do vereador Anderson Chaves (REP), será votado na sessão legislativa desta quinta-feira (15). De acordo com o texto, os produtos resultantes dessas atividades poderão ser disponibilizados no Sistema Único de Saúde (SUS), nos termos da legislação federal vigente, garantindo acesso seguro a pacientes que necessitam dessa terapia para o tratamento de diversas patologias. Também voltado à saúde, será votado amanhã o Projeto de Lei 39/2025, que cria a semana dedicada à conscientização e prevenção da endometriose. A finalidade é ampliar o conhecimento da população feminina sobre a doença, que afeta uma a cada dez mulheres no Brasil, segundo a Associação Brasileira de Endometriose e Ginecologia Minimamente Invasiva. De autoria do vereador Uriel da Saúde (REP), o projeto prevê que a Semana Municipal de Apoio, Conscientização e Prevenção à Doença da Endometriose seja realizada anualmente entre os dias 13 e 20 de março. A sessão legislativa será transmitida ao vivo a partir das 10h, pelo Facebook oficial da Câmara de Búzios e pelo canal do Legislativo no YouTube.

PLANO MUNICIPAL DE SANEAMENTO BÁSICO
A Prefeitura de Armação dos Búzios informou que já está disponível a Consulta Pública para a revisão do Plano Municipal de Saneamento Básico (PMSB), que acontecerá até o dia 9 de junho. A população pode participar de forma on-line, por meio de formulário digital, ou presencialmente, comparecendo à sede da Prefeitura. As contribuições enviadas pela população serão reunidas e apresentadas durante a Audiência Pública, em data que será previamente divulgada. O objetivo é garantir a participação da sociedade na construção de um plano mais eficiente, transparente e adequado à realidade do município. A atualização do PMSB atende às diretrizes das Leis Federais nº 11.445/2007 (Política Nacional de Saneamento Básico), nº 12.305/2010 (Política Nacional de Resíduos Sólidos) e nº 14.026/2020, que atualiza o Marco Legal do Saneamento. Com isso, busca-se modernizar o planejamento municipal, assegurando a gestão sustentável e eficiente dos serviços públicos de saneamento básico. O Plano Municipal de Saneamento Básico é um instrumento essencial de planejamento de políticas públicas voltadas à melhoria dos serviços de abastecimento de água potável, esgotamento sanitário, manejo de resíduos sólidos, limpeza urbana e drenagem de águas pluviais. Ele orienta ações tanto do setor público quanto da iniciativa privada, com o objetivo de garantir acesso digno e universal aos serviços essenciais.
RECUPERAÇÃO DA LAGUNA DE ARARUAMA
O deputado estadual Yuri Moura (PSOL) participou, nesta terça-feira (13), na Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro (Alerj), de uma audiência pública para discutir questões relacionadas à Laguna de Araruama. O encontro abordou temas como despoluição, atividade pesqueira, condições estruturais e balneabilidade da região. Yuri apontou a ausência de representantes de órgãos responsáveis pela gestão ambiental da área. Segundo o parlamentar, o objetivo foi levantar informações e responsabilizar instituições que, segundo ele, não compareceram nem prestaram esclarecimentos adequados. “A gente fez uma série de cobranças e questionamentos; alguns foram respondidos, outros não da forma que a gente esperava. Por isso, vamos encaminhar pedidos de informação sobre documentos, dados e projetos que não foram apresentados. Vamos pedir a convocação do secretário de Estado do Meio Ambiente e do Inea, que não compareceram. Também vamos convocar o Consórcio e o Comitê da Bacia dos Lagos de São João, que não enviaram representantes, além da empresa Prolagos, que transferiu responsabilidades para esses órgãos”, afirmou o deputado. Durante a audiência, foram levantadas denúncias sobre dragagens realizadas sem licenciamento ambiental e planejamento técnico. Moradores e pescadores da região estiveram presentes e relataram impactos diretos sobre a pesca e o cotidiano das comunidades.

CARRETA DO TRABALHADOR
Já em Araruama, a prefeita Daniela Soares (PL) recebeu, nesta terça-feira (13), o secretário estadual de Trabalho e Renda, Felipinho Ravis, para anunciar o mutirão de serviços da Carreta do Trabalhador, dentro do programa “RJ para Todos”. O evento será realizado neste sábado (17), às 9h, na Praça Menino João Hélio. “Essa ação reforça a importância da parceria entre o Governo do Estado, por meio da Secretaria de Trabalho e Renda, e a Prefeitura”, disse Daniela. A Carreta do Trabalhador disponibilizará vagas de emprego, orientação profissional e emissão de documentos. Além disso, a Carreta da Mamografia oferecerá exames gratuitos, contribuindo para a prevenção e diagnóstico precoce do câncer de mama. Daniela enfatizou que a iniciativa é uma oportunidade para que a população busque uma colocação no mercado de trabalho e tenha acesso a atendimentos que facilitam o dia a dia.

VITÓRIA HISTÓRICA
O presidente do SSMA, Luís da Saúde, comemorou nesta terça-feira (13) a decisão da Justiça que determinou a aplicação do Piso Salarial Nacional do Magistério em Araruama. A juíza Anna Karina Guimarães Francisconi, da 2ª Vara Cível de Araruama, acolheu a Ação Civil Pública do SSMA, ordenando que o município implemente o reajuste do piso na próxima folha de pagamento para todos os profissionais da educação básica, ativos, aposentados e pensionistas. A sentença estipula o pagamento retroativo das diferenças salariais desde fevereiro de 2022, com juros, correção monetária e atualização conforme a legislação. Também obriga o município a realizar os enquadramentos funcionais em atraso desde 2022, calculados proporcionalmente à jornada de trabalho e ao plano de carreira vigente. A juíza ressaltou que a decisão apenas aplica a legislação vigente, sem criar novos benefícios, e que os custos não se submetem aos limites da Lei de Responsabilidade Fiscal, por se tratarem de obrigações anteriores. A ausência de defesa do município levou à decretação de revelia, e o MP também se manifestou favoravelmente ao sindicato. A categoria aguarda a implementação da decisão no próximo contracheque.

PASSAGEM DISCRETA
Depois do escândalo envolvendo uma operação deflagrada pelo Ministério Público do Estado do Rio de Janeiro (MPRJ), que apreendeu aproximadamente R$ 260 mil em espécie na casa da ex-prefeita de Saquarema, Manoela Peres (PL), nesta terça-feira (13), ela – que está sempre nos holofotes – preferiu uma passagem mais discreta pelo evento Saquarema 2030, que aconteceu hoje na cidade. A expectativa da atual secretária de Governança e Sustentabilidade era de ser uma das principais figuras do evento que, afinal, é uma iniciativa dela que foi reverberada pela prefeita Lucimar Vidal (PL). Este seria O momento de Manoela falar sobre o desenvolvimento da cidade em sua gestão, lhe engajando politicamente para a próxima eleição, mas devido aos últimos acontecimentos, a família Peres mal foi vista e quem esteve por lá disse que até o nome foi evitado. Manoela participou apenas de um seminário, compartilhando um pouco de sua trajetória com universitários e bye bye, nada de palco desta vez.

DESTAQUE NA CONVENÇÃO INTERNACIONAL SOBRE SAÚDE
As ações da Prefeitura de Saquarema voltadas à construção de hospitais e postos de saúde foram destaque na 5ª Convenção Internacional sobre Saúde, realizada entre os dias 21 e 25 de abril de 2025, no Palácio das Convenções de Havana, Cuba. O evento reuniu centenas de profissionais das áreas de saúde, enfermagem, engenharia, arquitetura e gestão pública, de diversos países, para debater os desafios e soluções da saúde pública no cenário pós-pandemia. Representando o município, a secretária de Obras Públicas, Priscilla Barroso, e a subsecretária de Saúde, Ana Paula Duarte, compartilharam as boas práticas de infraestrutura que estão transformando a saúde local. Durante a apresentação, foram destacadas as boas práticas adotadas pelo município na execução de projetos de unidades de saúde que valorizam o bem-estar de pacientes e profissionais, a acessibilidade, a sustentabilidade ambiental, a economicidade e a integração entre as equipes técnicas da saúde e da engenharia, desde o planejamento até a entrega das obras.

LANÇAMENTO DA CANDIDATURA
O prefeito de Maricá, Washington Quaquá, lançou sua candidatura à presidência nacional do PT em um evento realizado no Circo Voador, que também marcou o lançamento da candidatura de seu filho, Diego Zeidan, à presidência estadual do partido. Durante o encontro, Quaquá afirmou que, se Diego for eleito, defenderá a indicação do ex-prefeito Fabiano Horta como vice na chapa de Eduardo Paes ao governo estadual em 2026. Ele também declarou apoio ao nome de Alessandro Molon (PSB) para o Senado, dizendo: “Adoro a Benedita, mas acho que o Lula deveria oferecer uma embaixada para ela. O candidato da esquerda com chances reais de vencer para o Senado é o Molon. Ele é um católico moderado, capaz de construir uma candidatura consistente com amplo arco de apoio”. A cerimônia contou com a presença de diversas lideranças políticas, como o presidente estadual do PT e vice-prefeito de Maricá, Joãozinho Maurício, o ex-ministro Celso Pansera, o deputado federal Dimas Gadelha, além de vereadores, deputados estaduais e representantes de movimentos sociais. Militante desde os 14 anos, Quaquá destacou o fortalecimento do partido no Rio: “Temos aqui no Circo Voador e na Lapa cerca de 10 mil pessoas. É bom que o PT veja o que está acontecendo no Rio. Não adianta burocrata criado atrás de mesa achar normal o partido ter poucos filiados. Foi aqui que o Mano Brown disse que o PT precisava voltar para a periferia. E é isso que fazemos: estar onde o povo está”.

INAUGURAÇÃO DO SETOR DE OFTALMOLOGIA
Falando em Washington Quaquá, ele inaugurou nesta terça-feira (13) o setor de oftalmologia do Hospital Municipal Dr. Ernesto Che Guevara, em São José do Imbassaí. Quem também esteve presente foi o secretário de Saúde, Marcelo Velho. A unidade atenderá cerca de 750 pessoas por mês, com marcações realizadas pela Central de Regulação. O novo serviço tem o objetivo de atender às demandas de catarata, pterígio e calázio, incluindo consulta ambulatorial pré e pós-cirúrgica, procedimentos e exames. Durante a inauguração do espaço, Quaquá anunciou a criação de um Hospital Municipal do Olho, que funcionará no complexo hospitalar que abrigará a futura Cidade da Saúde Dr. Ernesto Che Guevara, a qual englobará o atual hospital e outros diversos serviços voltados ao bem-estar da população: “É um imenso prazer estar no Hospital Dr. Ernesto Che Guevara, que em breve será a Cidade da Saúde, para inaugurar o serviço de oftalmologia. É um serviço que vai atender 750 pessoas por mês, zerando a fila de espera e abrindo caminho para o futuro Hospital do Olho. Já agora, com equipamentos modernos e atendimento de ponta, vamos atender a população.” Quaquá garantiu que trará para o hospital o curso de medicina, com especialização em oftalmologia, a ser realizado no local.

NOVO CENTRO DE REFERÊNCIA
O prefeito de Macaé, Welberth Rezende (CID), fez um anúncio nesta quarta-feira (14): vai criar o Centro de Referência da Pessoa com Obesidade. No meio da apresentação, levantou a famosa canetinha: “Está vendo essa canetinha aqui? Muita gente conhece ela porque ajuda no emagrecimento. E aqui em Macaé iniciamos o processo para que a nossa cidade seja a primeira do estado a criar essa clínica, utilizando essa canetinha aqui”. E olha que Welberth é uma prova disso de como perder peso muda definitivamente a vida das pessoas: “Sabendo que a obesidade é uma doença crônica e causada por muitos fatores. Pensando nisso, a Clínica irá priorizar as pessoas com a obesidade mórbida”. Para dar conta da missão da canetinha, Welberth promete colocar à disposição da população um time com nutricionistas, educadores físicos, farmacêuticos, médicos e psicólogos. Agora é esperar que a canetinha escreva uma nova história — de preferência, com menos números na balança.

PREVENÇÃO À DIABETES
A Câmara Municipal de Macaé aprovou, na sessão desta terça-feira (13), dois projetos de lei voltados à saúde pública. O PL 21/2025 propõe a criação de políticas de prevenção e combate às amputações em pacientes diabéticos. Já o PL 33/2025 trata da prevenção e controle do diabetes em crianças e adolescentes da rede municipal de ensino. Ambos são de autoria da vereadora Leandra Lopes (PT), com coautoria da vereadora Dra. Mayara Rezende (REP) no segundo. Leandra afirmou que as propostas se complementam ao focarem na prevenção do diabetes e de suas complicações. Mayara destacou a necessidade de fortalecer o atendimento básico em saúde, com orientação sobre alimentação e atividade física. As autoras defenderam a importância de ações preventivas desde a infância, com o envolvimento da família e da comunidade escolar. Leandra citou mudanças realizadas na merenda escolar durante sua gestão como secretária de Educação. Mayara explicou as diferenças entre o diabetes tipo 1 e tipo 2, ressaltando os cuidados específicos para cada caso. O vereador Luciano Diniz (CID) relatou experiências pessoais com complicações da doença. Liomar Queiroz (Agir) e Edson Chiquini (CID) reforçaram a importância da prevenção e do diagnóstico precoce. Tico Jardim (CID), também diabético, mencionou a dificuldade de manter os cuidados necessários e citou sua indicação para a oferta de aparelhos de monitoramento de glicose para pacientes do tipo 1.

PROGRAMA DE SUSTENTABILIDADE AMBIENTAL
Além disso, foi aprovado por unanimidade pelos vereadores, nesta quarta-feira (14), o PL 036/2025, de autoria de Leandra Lopes, que institui o “Programa de Sustentabilidade Ambiental” nas escolas municipais. O projeto aguarda sanção do prefeito para entrar em vigor. Leandra afirmou que a conscientização ambiental deve começar na infância e mencionou outro projeto protocolado por seu mandato, com foco em empresas que se instalarem no município. Ricardo Salgado (MDB), presidente da Comissão de Meio Ambiente, destacou a importância da educação na formulação de políticas públicas e afirmou que há condições para atender a essa demanda. Na mesma sessão, Tico Jardim relatou reunião com produtores rurais do distrito do Sana e defendeu mais apoio à agricultura familiar. Ele informou que parte dos alimentos produzidos é adquirida pela prefeitura para a merenda escolar.

LANÇAMENTO DO CALENDÁRIO DE EVENTOS
O prefeito de Rio das Ostras, Carlos Augusto (PL), participou nesta terça-feira (13) do lançamento oficial do Calendário de Eventos para 2025/2026. O encontro ocorreu no Hotel Vilarejo. Também estiveram presentes o secretário de Turismo do estado, Gustavo Tutuca, além de autoridades, vereadores, empresários e representantes da sociedade civil. Para o prefeito, a iniciativa é importante, pois a consolidação de um calendário, com programação elaborada até maio de 2026, permite o planejamento e a participação de diferentes setores da economia, como hotéis e restaurantes, entre outros. Ainda segundo Carlos Augusto, a retomada de políticas públicas voltadas para o desenvolvimento do turismo tem sido possível graças ao apoio da Câmara Municipal, da iniciativa privada e dos membros da sociedade civil. “Essa é uma parceria entre pessoas que têm um grande amor pela cidade e que pensam em um futuro melhor para quem mora e para quem visita o município. Estamos presenciando um momento ímpar, no qual podemos colocar nossa cidade de volta no protagonismo do turismo do Rio de Janeiro”, afirmou. Entre os próximos eventos confirmados estão o Rio das Ostras Jazz & Blues Festival, entre os dias 19 e 22 de junho; o Festival Gastronômico Núcleo Gourmet, de 10 a 13 de julho; e o Festival Sesc de Inverno, nos dias 26 e 27 de julho.

ASSUMIU A PRESIDÊNCIA
Falando em Carlos Augusto, ele assumiu, nesta quarta-feira (14), o cargo de presidente da Junta de Serviço Militar de Rio das Ostras. A solenidade aconteceu no Gabinete da Sede Administrativa, com a presença do chefe do Posto de Recrutamento e Mobilização 01/003, Tenente Coronel Fernando Santos Arruda; do delegado de Serviço Militar do Litoral, 1º Tenente Jacirclei Câmara Azevedo; e da secretária da Junta de Serviço Militar, Lilia Oliveira de Abreu Euvas. Durante o evento, Carlos destacou o orgulho de ocupar esse cargo pela quarta vez, já que a função é reservada ao chefe do executivo em exercício, e se comprometeu a trabalhar em defesa do bem-estar da população, inclusive atendendo às suas obrigações militares, como convocações de emergência. Após tomar posse, o prefeito participou da solenidade de entrega dos Certificados de Reservista e do juramento à Bandeira de cerca de 200 jovens que foram dispensados do Serviço Militar este ano.