InícioRegião dos LagosCabo FrioAzul Puro Azul inaugura exposição artística no Forte São Matheus, em Cabo...

Azul Puro Azul inaugura exposição artística no Forte São Matheus, em Cabo Frio

Exibição, que disponível até fevereiro, tem como tema o recém-lançado álbum musical do artista, "Alma de Beira da Praia"

Azul Puro Azul, artista cabo-friense, inaugura nesta terça-feira (9) uma exposição no Forte São Matheus, sobre o recém-lançado álbum “Alma de Beira da Praia”. A ideia é compartilhar com moradores e turistas que visitarem o local um pouco do trabalho do álbum que traz o mar e a praia como temas principais.

A exposição é uma produção de Azul Puro Azul e tem apoio da Secretaria Municipal de Cultura de Cabo Frio. A montagem da exposição ficou a cargo da artista Conceição Braine, com apoio de Azul.

Azul diz que a ideia surgiu como uma luz, enquanto visitava o Forte.

“Sempre que vou ao canto do forte mergulhar, meditar, gosto de subir no Forte São Matheus e ficar admirando aquela beleza. Nesse dia, refletia sobre diferentes formas de divulgação do álbum que lançaria em breve, quando ouvi um funcionário do forte afirmar para um turista: ‘Aqui é o lugar mais visitado de Cabo Frio’. Foi quando tive a ideia de que minha arte deveria estar ali. Esse álbum é um presente para todos que amam o mar e para os que amam Cabo Frio. Quem visita o Forte ama o mar e ama Cabo Frio. Então chegou a hora de compartilharmos com as milhares de pessoas que ali frequentarão nesse período um pouco da nossa arte.”

A exposição ficará no Forte São Matheus nos meses de janeiro e fevereiro.

SOBRE O ÁLBUM

“Alma de Beira de Praia” é um álbum do artista cabo-friense Azul Puro Azul, disponível nas principais plataformas digitais de streaming (Spotify, Deezer, Amazon Music e similares) e no YouTube.

O álbum é composto por oito faixas – sete canções e uma poesia – todas composições de Azul (“Minhocas da Terra” em parceria com Dio Cavalcanti / “Cabo Frio – Meu Pensamento” em parceria com Antônio de Gastão) – Todas as faixas do álbum trazem temáticas praieiras, mesclando faixas com personagens de Cabo Frio, citação de locais da cidade, e canções que ressaltam a vida de quem vive ou ama a vida à beira-mar de uma forma geral, independente da localidade.

O álbum foi todo produzido por artistas cabo-frienses. As gravações foram realizadas no “Daniel Porto Estúdio”. Os músicos: Diego Matos (trompete e trombone), Jubiabá (percussões), Daniel Porto (Percussões), O Barba (percussões), Caio Vargas e Vitalino (coros), Toddybass (contrabaixo, violão e cavaquinho), Nado Capoeira (Berimbau e percussão) participam do álbum como instrumentistas/coro; Ivo Vargas é a participação especial na canção “Cabo Frio Meu Pensamento”, e a canção “Minhocas Da Terra” tem a participação especial dos “minhocas da terra” Dio Cavalcanti, Ulisses Rabelo, Leo Diolí, Vitalino, Ivo Vargas e Juliana Feliciano, na interpretação.

Azul, que é compositor e intérprete das faixas, divide a direção musical e arranjos com Daniel Porto, além de gravar violões. Yuri Vasconcellos assina a arte gráfica da capa do álbum, trazendo uma referência da conexão do ser humano com o mar, assim como as canções do álbum. A fotografia e vídeos de divulgação ficaram a cargo de Marcelas Rimes. André Amaral é responsável por registros audiovisuais que ilustram algumas canções do álbum no YouTube.

SOBRE O ARTISTA

Azul Puro Azul é compositor/cantor/instrumentista; produtor cultural, comunicador e escritor. Com formação acadêmica em Serviço Social, é na arte que encontrou sua melhor expressão e conexão com a sociedade. Em 2014, Azul ganha projeção nacional com a inserção do videoclipe “Minha Cara” no canal Multishow. Produz, escreve e atua em diversos espetáculos que mesclam poesia, circo, música e teatro. Lança diversos singles e tem participações em singles e álbuns de outros artistas. Discografia: “Minha Cara” (2013), “Baile de Calma” (2023), “Alma de Beira da Praia” (2023). Entre 2020 e 2023, é aprovado em 8 editais de cultura; entre editais municipais (Cabo Frio) e estaduais (Estado do Rio de Janeiro). Como produtor cultural, idealiza/produz os eventos “É Assim que a Banda Toca” e “Forró Du Xamêgo”, somando os 2 eventos mais de 150 edições realizadas em diversos espaços culturais e praças públicas em Cabo Frio.

Entre 2018 e 2020, Azul idealiza, administra e assina a direção artística da Casa De Cultura Som do Mar, um marco da recente história da cultura cabo-friense.

Graduada em Comunicação Social, com habilitação em Jornalismo, pela Universidade Veiga de Almeida e pós-graduanda em Assessoria de Imprensa, Jornalismo Estratégico e Gestão de Crises pela Universidade Castelo Branco.

Já atuou como apresentadora na Jovem TV Notícias, em 2021. Escreve pelo Portal RC24h há três anos e atua, desde julho de 2022, como repórter do Jornal Razão, de Santa Catarina.

É autora publicada, com duas obras de romance e mais de 500 mil acessos nas plataformas digitais.

- Advertisement -
VEJA TAMBÉM
- Advertisement -
- Advertisement -spot_img
- Advertisement -spot_img

Mais Lidas

- Advertisement -spot_img
- Advertisement -
- Advertisement -spot_img
Pular para o conteúdo