27/04/2025 — 20:39
  (Horário de Brasília)

Azul Puro Azul inaugura exposição artística no Forte São Matheus, em Cabo Frio

Exibição, que disponível até fevereiro, tem como tema o recém-lançado álbum musical do artista, "Alma de Beira da Praia"

Compartilhe

Azul Puro Azul, artista cabo-friense, inaugura nesta terça-feira (9) uma exposição no Forte São Matheus, sobre o recém-lançado álbum “Alma de Beira da Praia”. A ideia é compartilhar com moradores e turistas que visitarem o local um pouco do trabalho do álbum que traz o mar e a praia como temas principais.

A exposição é uma produção de Azul Puro Azul e tem apoio da Secretaria Municipal de Cultura de Cabo Frio. A montagem da exposição ficou a cargo da artista Conceição Braine, com apoio de Azul.

Azul diz que a ideia surgiu como uma luz, enquanto visitava o Forte.

“Sempre que vou ao canto do forte mergulhar, meditar, gosto de subir no Forte São Matheus e ficar admirando aquela beleza. Nesse dia, refletia sobre diferentes formas de divulgação do álbum que lançaria em breve, quando ouvi um funcionário do forte afirmar para um turista: ‘Aqui é o lugar mais visitado de Cabo Frio’. Foi quando tive a ideia de que minha arte deveria estar ali. Esse álbum é um presente para todos que amam o mar e para os que amam Cabo Frio. Quem visita o Forte ama o mar e ama Cabo Frio. Então chegou a hora de compartilharmos com as milhares de pessoas que ali frequentarão nesse período um pouco da nossa arte.”

A exposição ficará no Forte São Matheus nos meses de janeiro e fevereiro.

SOBRE O ÁLBUM

“Alma de Beira de Praia” é um álbum do artista cabo-friense Azul Puro Azul, disponível nas principais plataformas digitais de streaming (Spotify, Deezer, Amazon Music e similares) e no YouTube.

O álbum é composto por oito faixas – sete canções e uma poesia – todas composições de Azul (“Minhocas da Terra” em parceria com Dio Cavalcanti / “Cabo Frio – Meu Pensamento” em parceria com Antônio de Gastão) – Todas as faixas do álbum trazem temáticas praieiras, mesclando faixas com personagens de Cabo Frio, citação de locais da cidade, e canções que ressaltam a vida de quem vive ou ama a vida à beira-mar de uma forma geral, independente da localidade.

O álbum foi todo produzido por artistas cabo-frienses. As gravações foram realizadas no “Daniel Porto Estúdio”. Os músicos: Diego Matos (trompete e trombone), Jubiabá (percussões), Daniel Porto (Percussões), O Barba (percussões), Caio Vargas e Vitalino (coros), Toddybass (contrabaixo, violão e cavaquinho), Nado Capoeira (Berimbau e percussão) participam do álbum como instrumentistas/coro; Ivo Vargas é a participação especial na canção “Cabo Frio Meu Pensamento”, e a canção “Minhocas Da Terra” tem a participação especial dos “minhocas da terra” Dio Cavalcanti, Ulisses Rabelo, Leo Diolí, Vitalino, Ivo Vargas e Juliana Feliciano, na interpretação.

Azul, que é compositor e intérprete das faixas, divide a direção musical e arranjos com Daniel Porto, além de gravar violões. Yuri Vasconcellos assina a arte gráfica da capa do álbum, trazendo uma referência da conexão do ser humano com o mar, assim como as canções do álbum. A fotografia e vídeos de divulgação ficaram a cargo de Marcelas Rimes. André Amaral é responsável por registros audiovisuais que ilustram algumas canções do álbum no YouTube.

SOBRE O ARTISTA

Azul Puro Azul é compositor/cantor/instrumentista; produtor cultural, comunicador e escritor. Com formação acadêmica em Serviço Social, é na arte que encontrou sua melhor expressão e conexão com a sociedade. Em 2014, Azul ganha projeção nacional com a inserção do videoclipe “Minha Cara” no canal Multishow. Produz, escreve e atua em diversos espetáculos que mesclam poesia, circo, música e teatro. Lança diversos singles e tem participações em singles e álbuns de outros artistas. Discografia: “Minha Cara” (2013), “Baile de Calma” (2023), “Alma de Beira da Praia” (2023). Entre 2020 e 2023, é aprovado em 8 editais de cultura; entre editais municipais (Cabo Frio) e estaduais (Estado do Rio de Janeiro). Como produtor cultural, idealiza/produz os eventos “É Assim que a Banda Toca” e “Forró Du Xamêgo”, somando os 2 eventos mais de 150 edições realizadas em diversos espaços culturais e praças públicas em Cabo Frio.

Entre 2018 e 2020, Azul idealiza, administra e assina a direção artística da Casa De Cultura Som do Mar, um marco da recente história da cultura cabo-friense.

Ludmila Lopes

Graduada em Jornalismo pela Universidade Veiga de Almeida. Já atuou como apresentadora na Jovem TV Notícias, em 2021. Escreve pelo Portal RC24h há 4 anos e atua, desde 2022, como repórter no Jornal Razão, de Santa Catarina. É autora publicada, com duas obras de romance e quase 1 milhão de acessos nas plataformas digitais.

Vencedora do 6º Prêmio Prolagos de Jornalismo Ambiental, na categoria web. Pós-graduanda em Assessoria de Imprensa, Jornalismo Estratégico e Gestão de Crises pela Universidade Castelo Branco (UCB).

- Advertisement -spot_img
- Advertisement -spot_img
- Advertisement -spot_img

Leia mais

- Advertisement -spot_img

Mais notícias