O atleta de Maricá, Marcus D’Almeida, número um do mundo no tiro com arco, foi eliminado nas oitavas de final dos Jogos Olímpicos de Paris 2024 neste domingo (4).
Ele enfrentou o sul-coreano Woojin Kim, segundo colocado no ranking mundial, e perdeu por 7 a 1, com parciais de 29/29, 27/30, 29/30 e 28/30.
Woojin Kim teve um desempenho quase perfeito durante a competição, acertando o 10 em 11 dos 12 disparos e apenas uma vez marcando 9. Marcus, por sua vez, atingiu o alvo duas vezes no 8 e três vezes no 9. Em entrevista após a eliminação, Marcus comparou Woojin à “Simone Biles do tiro com arco” e afirmou que um desempenho vacilante nas fases classificatórias o levou a enfrentar um adversário tão forte logo nas oitavas.
O arqueiro brasileiro mencionou que nunca conseguiu vencer Woojin, ressaltando que o coreano é o único adversário do país que sempre o superou. Caso tivesse avançado, Marcus enfrentaria o campeão olímpico turco, Mete Gazoz, nas quartas de final.
Com o resultado, Marcus repete o nono lugar conquistado nos Jogos de Tóquio-2020, um recorde histórico para o Brasil, igualado por Ane Marcelle no feminino individual na Rio-2016. O tiro com arco brasileiro deixa Paris com três nonos lugares.
Woojin, tetracampeão olímpico por equipes e nove vezes campeão mundial, incluindo títulos em Paris-2024, enfrentou Marcus em um duelo equilibrado. No primeiro set, após sair em desvantagem com um 9, Marcus empatou ao acertar duas flechas no 10, igualando em 29 a 29.
Com informações da CNN.
Ludmila Lopes
Graduada em Jornalismo pela Universidade Veiga de Almeida. Já atuou como apresentadora na Jovem TV Notícias, em 2021. Escreve pelo Portal RC24h há 4 anos e atua, desde 2022, como repórter no Jornal Razão, de Santa Catarina. É autora publicada, com duas obras de romance e quase 1 milhão de acessos nas plataformas digitais.
Vencedora do 6º Prêmio Prolagos de Jornalismo Ambiental, na categoria web.