InícioDestaqueAtleta de Maricá garante vaga em campeonato Brasileiro de Bocha

Atleta de Maricá garante vaga em campeonato Brasileiro de Bocha

Seletiva leste de Bocha Paralímpica aconteceu no Parque Olímpico da Barra, na capital

O paratleta maricaense de bocha paralímpica, Lucas Araújo, de 28 anos, morador de São José de Imbassaí, conquistou a primeira vaga na classe BC2 no Campeonato Brasileiro de Bocha, que será realizado em Uberlândia (MG), de 24 a 30 de setembro. A seletiva leste de bocha que garantiu vaga para o atleta aconteceu nos dias 22 e 23 deste mês, no Parque Olímpico da Barra, no Rio de Janeiro.

Pessoa com Deficiência (PCD), Lucas ressaltou o apoio da Prefeitura de Maricá, por meio da Secretaria de Esporte e Lazer, para complemento do seu treinamento. “É muito bom participar do Campeonato Brasileiro. Estou muito feliz em estar classificado, pois em todas as classes só tinham duas vagas e eu consegui conquistar uma delas. Isso não tem preço!”, celebrou o paratleta.

Sobre bocha

Bocha paralímpica é similar ao bocha convencional, ou seja, o jogador tem como objetivo encostar o maior número de bolas na bola alvo. O jogo consiste em um conjunto de seis bolas azuis, seis bolas vermelhas e uma bola branca (bola alvo). A quadra deverá ser lisa e plana. A área é delimitada por linhas que possui uma dimensão de 12,5m x 6m.

Os atletas deficientes são divididos em quatro classes de acordo com o grau:

BC1 – Destinada apenas para atletas PCD, que podem jogar com as mãos ou com os pés e podem ter um auxiliar para entregar a bola.

BC2 – Aqui, nenhum auxiliar é permitido e um suporte ou cesto para bola pode ser adaptado. Nesta classe, o atleta apresenta quadro de paralisia cerebral.

BC3 – É o atleta com maior grau de comprometimento motor. Neste caso, ele é assistido por alguém, que tem a função de direcionar a calha seguindo exatamente as indicações do jogador.

BC4 – Nesta classe, os atletas têm qualquer outro quadro de origem não cerebral, como distrofia muscular progressiva, esclerose múltipla, lesão medular com tetraplegia.

Coordenadora de Reportagem na Portal RC24h | Site do(a) autor(a)

Pós-graduada em Jornalismo Investigativo pela Universidade Anhembi Morumbi; e graduada em Comunicação Social, com habilitação em Jornalismo, pela Universidade Veiga de Almeida.

Atuou como produtora/repórter na Lagos TV, Coordenadora de Programação na InterTV - Afiliada da Rede Globo, apresentadora na Rádio Costa do Sol FM e editora no Blog Cutback. É repórter no Portal RC24h desde 2016 e coordenadora de reportagem desde 2023, além de ser repórter colaboradora no jornal O Dia/Meia Hora.

Vencedora do 3º Prêmio Prolagos de Jornalismo Ambiental, na categoria web.

- Advertisement -
VEJA TAMBÉM
- Advertisement -
- Advertisement -spot_img
- Advertisement -spot_img

Mais Lidas

- Advertisement -spot_img
- Advertisement -
- Advertisement -spot_img
Pular para o conteúdo