14/12/2024 — 13:31
  (Horário de Brasília)

Após ser flagrado ‘turistando’ em praias de Búzios, elefante-marinho é monitorado por especialistas

Animal foi visto nadando pelas praias do Forno e da Foca entre domingo (20) e segunda-feira (21)

Compartilhe

Um elefante-marinho (Mirounga leonina) foi flagrado nadando pelas praias do Forno e da Foca entre domingo (20) e segunda-feira (21), em Búzios. O animal também foi visto descansando à beira-mar durante o fim de semana, o que gerou certa preocupação por parte das autoridades.

Ainda no domingo, uma equipe da Guarda Municipal Ambiental de Búzios foi acionada, para resguardar o animal. De acordo com a prefeitura, em uma análise inicial, não havia sido constatado qualquer sinal de ferimento no elefante-marinho. Já nesta segunda-feira, uma equipe do Instituto BW foi acionada à localidade.

O elefante-marinho teve sua saúde avaliada e segue sendo monitorado por uma equipe de especialistas. O animal, um macho juvenil, ainda não possui a tromba característica dos adultos e está descansando ou trocando de pele nas praias. A recomendação é deixá-lo descansar e evitar incomodá-lo, pois ele procura áreas com vegetação e poças d’água para se proteger e se hidratar.

Segundo o pesquisador Dr. Salvatore Siciliano, elefantes-marinhos ocasionalmente chegam à costa brasileira, apesar de a colônia mais próxima estar na Patagônia, Argentina, a mais de 5.000 km de distância. Esses animais se alimentam em alto mar, mas alguns acabam nadando para o norte, chegando ao sul do Brasil, ao sudeste e até à Bahia. Registros mostram que alguns elefantes-marinhos já passaram meses em praias como Arraial do Cabo, descansando de dia e se alimentando à noite.

De acordo com a coordenadora de veterinária do Instituto BW, Drª Paula Baldassin, o elefante-marinho da praia em Búzios está sendo monitorado, sendo necessário manter a calma, pois está realizando a biologia dele, que é descansar na praia.

A orientação é que, caso o banhista encontre pinguins e outras aves marinhas, tartarugas-marinhas e mamíferos marinhos na faixa de areia, mortos ou debilitados não os devolva para a água e acione o número 0800 991 4800 e aguarde o resgate.

Com informações de Folha de Búzios.

Ludmila Lopes

Graduada em Comunicação Social, com habilitação em Jornalismo, pela Universidade Veiga de Almeida. Já atuou como apresentadora na Jovem TV Notícias, em 2021. Escreve pelo Portal RC24h há três anos e atua, desde julho de 2022, como repórter do Jornal Razão, de Santa Catarina. É autora publicada, com duas obras de romance e quase 1 milhão de acessos nas plataformas digitais.

Vencedora do 6º Prêmio Prolagos de Jornalismo Ambiental, na categoria web.

- Advertisement -
- Advertisement -spot_img

Leia mais

- Advertisement -spot_img

Mais notícias

Pular para o conteúdo