Uma ação realizada na manhã desta quarta-feira (15) no Pontal do Peró, em Cabo Frio, notificou 12 ambulantes por práticas irregulares e interditou uma cozinha clandestina. O objetivo foi promover o ordenamento do comércio local e preservar áreas ambientais sensíveis, como as restingas e a faixa marginal de proteção.
Durante a operação, também foram inspecionados alimentos vendidos na região, garantindo a segurança dos consumidores. A fiscalização, que contou com equipes das secretarias de Meio Ambiente, Saneamento e Clima e da Vigilância Sanitária, faz parte de uma série de iniciativas voltadas à proteção ambiental e ao uso responsável dos espaços públicos.
A operação também integra as medidas de ordenamento das praias, conforme explicou Jaiton.
“Essa ação faz parte do compromisso do prefeito Dr. Serginho de organizar o uso público das praias, combatendo práticas irregulares e preservando espaços sensíveis, como o Pontal do Peró. Estamos determinados a garantir que essas áreas recebam os cuidados que merecem”, disse.
Como denunciar práticas ilegais
A população deve participar da proteção ambiental e na organização do comércio, denunciando qualquer prática ilegal. As denúncias podem ser feitas de forma simples pelo telefone: (22) 3199-1313, de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h, por e-mail meioambiente@cabofrio.rj.gov.br, ou ainda presencialmente na sede da Secretaria de Meio Ambiente, localizada na Rua José Bonifácio, 28, 2º andar, no Centro.
Ludmila Lopes
Graduada em Jornalismo pela Universidade Veiga de Almeida. Já atuou como apresentadora na Jovem TV Notícias, em 2021. Escreve pelo Portal RC24h há 4 anos e atua, desde 2022, como repórter no Jornal Razão, de Santa Catarina. É autora publicada, com duas obras de romance e quase 1 milhão de acessos nas plataformas digitais.
Vencedora do 6º Prêmio Prolagos de Jornalismo Ambiental, na categoria web. Pós-graduanda em Assessoria de Imprensa, Jornalismo Estratégico e Gestão de Crises pela Universidade Castelo Branco (UCB).