back to top
domingo, outubro 6, 2024
InícioPolíticaBoca MiúdaBOCA MIÚDA: OS BASTIDORES DA POLÍTICA NA REGIÃO DOS LAGOS NESTA SEXTA-FEIRA...

BOCA MIÚDA: OS BASTIDORES DA POLÍTICA NA REGIÃO DOS LAGOS NESTA SEXTA-FEIRA (10)

Os detalhes e bastidores da badalada sessão solene do aniversário de Cabo Frio; Alexandre Martins marca presença no desfile cívico de Búzios; Manoela Peres e Penha Bernardes em reunião de mulheres; Marcelo Magno recebe representantes do Projeto Baleia Jubarte; Iguaba e São Pedro presentes na Feira do Empreendedor... E muito mais!

SESSÃO BADALADA

A coluna Boca Miúda desta sexta-feira (10) começa pela badalada sessão solene da Câmara de Cabo Frio em comemoração aos 408 anos da cidade, no Tamoyo Esporte Clube. Ao todo, 37 personalidades receberam o título de cidadão cabo-friense. Uma delas foi a prefeita, Magdala Furtado (PL), homenageada pelo vereador Thiago Vasconcelos (Avante). Além disso, a cerimônia contou com distribuição de outras honrarias. Nesse sentido, o deputado estadual Dr. Serginho (PL) recebeu a recém-criada Medalha Mérito Legislativo Acyr Rocha. Enquanto o empresário e ex-deputado Augusto Ariston foi agraciado, pelas mãos do presidente da Câmara, Miguel Alencar (UNIÃO), maior homenagem da noite, a Medalha Major Belegard. Como anfitrião da solenidade, Miguel foi o responsável por abrir a sessão com um discurso fazendo menção ao ex-prefeito José Bonifácio e pregando a união com o Poder Executivo pelo bem da cidade. Magdala Furtado discursou na sequência e agradeceu ao título de cidadania, parabenizou a todos os munícipes que, como ela, escolheram a cidade e aproveitou a presença de autoridades, como os deputados federal Gutemberg Reis (MDB) e o estadual Dr. Serginho, para pedir apoio às questões do município. Por falar em Dr. Serginho, ao receber a Medalha de Mérito Legislativo que leva o nome do ex-vereador cabo-friense, o deputado estadual fez um discurso emotivo sobre sua ligação com Acyr Rocha e ainda anunciou emendas parlamentares na ordem de R$ 3,2 milhões para a reforma do Complexo Esportivo Aracy Machado e Ginásio Alfredo Barreto.

POINT DE PRÉ-CANDIDATOS

Como não poderia deixar de ser, a sessão solene foi um verdadeiro point de pré-candidatos à Prefeitura de Cabo Frio. Enquanto Serginho, Magdala e Miguel participavam da solenidade, na área externa do Tamoyo Esporte Clube, o ex-prefeito Marquinho Mendes (MDB) era cortejado por várias autoridades e pessoas presentes. “Reflexo da amizade construída de muitos e muitos anos da vida pública”, analisou Marquinho à coluna. O pré-candidato ainda disse que não tem nenhum processo que o leve à inegibilidade e está apto a participar do pleito eleitoral. Quando questionado sobre o disse-me-disse com relação a Miguel Alencar se tornar a escolha do MDB para concorrer a Prefeitura no ano que vem, Marquinho disparou: “eu serei o único candidato. Seremos, no futuro, escolhidos, não tem dúvida nenhuma”. O ex-prefeito afirmou que tem uma vida pública de diálogo e que está aberto a composições, mas jamais aceitaria ser vice: “Se eu sou pré-candidato a prefeito, como que eu vou ser vice? Nunca. Mas aceito conversações para compor a chapa de vice na minha chapa do MDB”. O jovem Leandro Lucas, ligado ao grupo político do prefeito de Belford Roxo, Waguinho (REP), também marcou presença no evento. Atualmente, Lucas caminha no sentido de tentar furar a bolha e se tornar uma opção viável na corrida para a Prefeitura cabo-friense.

‘BOA NOITE A TODES’

Ainda sobre a sessão solene, um momento inesperado aconteceu quando, na direção contrária do que prega a prefeita, Magdala Furtado, o secretário de Cultura, João Félix, fez o seguinte cumprimento: “Boa noite a todos, todas e todes”. João recebeu das mãos da própria Magdala a Medalha Victorino Carriço, destinada a agentes culturais de destaque. A fala do secretário se deu uma semana após a qual a chefe do Executivo sancionar a lei que proíbe linguagem neutra nas repartições públicas e escolas. O projeto foi do vereador Léo Mendes (DC) e causou a maior polêmica na cidade. Pelo visto, o secretário respondeu num tom à altura sobre a questão.

ARISTONS NA ÁREA

Por falar em medalha, conforme já dito, das mãos de Miguel Alencar, o empresário e ex-deputado Augusto Ariston recebeu a Medalha Major Belegard. Em seu discurso, no alto de seus 80 anos, o veterano falou com muita propriedade sobre sua trajetória e se disse “em casa” na cerimônia. Além disso, afirmou: “Estamos torcendo pela Magdala, pelo Serginho, pelo Marquinho, pelo Miguel. Estamos torcendo por todos aqueles que queiram suar e trabalhar, que acreditem em Cabo Frio”. Afinado com o discurso do pai, o ex-deputado federal Bernardo Ariston disse à coluna que está vendo esse momento político “com muito ânimo”. “Eu acho que mudanças estão acontecendo e a gente tem aí um ponto de mudança. Eu acho que a eleição do ano que vem pode representar isso. E a gente está trabalhando, investindo e apoiando os amigos nesse sentido”, disse. Ao ser questionado quem eram seus amigos, Ariston disparou: “Vários. Muitos. Tenho amigos em todas as frentes políticas da cidade. Eu sou filiado ao MDB e a gente está trabalhando e vendo o melhor caminho. Aliás, tenho recebido alguns convites de outros partidos e tenho estudado a possibilidade de uma mudança. Mas eu sou, por enquanto, o MDB”, arrematou.

ANIVERSÁRIO DA CIDADE

Além da sessão solene, Cabo Frio terá outros eventos para comemorar seus 408 anos de fundação. Neste sábado (11), Tamoios será palco de um desfile cívico. Na segunda (13), dia do aniversário da cidade, o evento solene ocorrerá no Centro. Neste sábado também começam as apresentações musicais, tanto na Avenida Litorânea, na região da Praia do Forte, quanto na Avenida Independência, ao lado do Ginásio Poliesportivo Aquarius, no distrito de Tamoios. IBS7, Léo Parazzi e o grupo Pique Novo são as atrações do 1º distrito, respectivamente, no sábado, domingo (12) e segunda. Já Tamoios recebe, nos mesmos dias, Marrom Black, Hits e Swing e Simpatia.

Foto: Ronald Pantoja/Prefeitura de Búzios

DESFILE CÍVICO

Outra cidade que está para completar mais um ano de história é Armação dos Búzios. O município, que completa 28 anos de emancipação político-administrativa no domingo (12), iniciou a programação de aniversário com o tradicional desfile cívico nesta sexta (10). O prefeito, Alexandre Martins (REP), acompanhou a solenidade, ao lado da esposa e secretária da Mulher de Búzios, Daniele Guimarães, do vice-prefeito, Miguel Pereira (PL), outros representantes do Executivo, como os secretários de Educação, Rodrigo Ramalho; de Turismo, Cristiano Marques; e da Pessoa com Deficiência, Aurélio Barros; além de vereadores, como Josué Pereira (PL), Dom de Búzios (SDD), Victor Santos (REP), Marcos Clayton (SDD) e Samuel da Byke (PTB). Desfilaram mais de 2 mil estudantes da rede pública municipal, 11 bandas, uma Escola Estadual, Creche Bárbara Wright, três Centros, APAE, Guarda Mirim, Guarda Municipal, Segurança e Ordem Pública, Guarda-vidas, Marinha do Brasil (PROFESP), Polícia Militar, Corpo de Bombeiro, APAE, CAAPE, além de todas as secretarias do município.

_______________

ENCONTRO DE MULHERES

A prefeita de Saquarema, Manoela Peres (PL), e a vereadora e pré-candidata à prefeitura de Araruama, Penha Bernardes (PL), participaram, nesta sexta-feira (10), de um encontro de mulheres do PL, na sede do partido, no Rio. Segundo Penha, foi uma “enriquecedora troca de ideias”. “Discutimos projetos, desafios e fortalecemos ainda mais nossa rede de mulheres líderes”, pontuou a parlamentar. Outras mulheres filiadas ao partido, como a deputada federal Chris Tonietto e a empresária araruamense Hérika da Virtuosa, estiveram na reunião.

PRESERVAÇÃO AMBIENTAL

Em Arraial do Cabo, o prefeito Marcelo Magno (PL) recebeu os representantes do Projeto Baleia Jubarte, tal como havíamos adiantado na coluna, na semana em que a cidade recebeu o título de Capital Nacional do Mergulho. O objetivo é fechar uma parceria entre o instituto e o município para expandir os estudos que visam a preservação dessas gigantes do oceano. As águas de Arraial desempenham um papel crucial na rota de migração delas: este ano foram cerca de 750 baleias registradas em estudo pelo projeto Mar de Baleias. Estima-se que mais de 15 mil passaram pela costa cabista na última temporada, que acontece de junho a setembro. Atualmente, o projeto tem bases nos estados da Bahia, Espírito Santo e São Paulo.

IGUABA E SÃO PEDRO NA FEIRA DO EMPREENDEDOR

A Feira do Empreendedor 2023, iniciativa do Sebrae, atraiu autoridades da Região dos Lagos para o Rio de Janeiro nesta quinta-feira (9). O secretário de Desenvolvimento Econômico e Urbano de Iguaba Grande, Wallace Martins, foi um dos presentes, assim como o secretário e o diretor de Desenvolvimento Econômico de São Pedro da Aldeia, respectivamente, Cláudio Viviani e Sandro Bouth. Iguaba ainda foi representada pela subsecretária e o coordenador de Desenvolvimento, Rayna Conceição e Maicon Andrade, e por Gabriel Machado, diretor da Sala do Empreendedor. Já a comitiva aldeense também contava com o secretário-adjunto de Fazenda, Gustavo Amoêdo. Wallace disse à coluna que participou, com sua equipe, da palestra “Ecossistemas de inovação: Oportunidades e benefícios para os pequenos negócios”. “Uma ótima oportunidade para entender as perspectivas econômicas para 2024, sem contar que esses eventos geram inúmeros “insight” para implementar no município”, analisou. Empresárias do ramo de farmácia em Iguaba, Tatiana Carvalho e Juliana Ventura também estiveram no evento.

_______________

‘SOCIEDADE É HIPÓCRITA EM MUITAS QUESTÕES’

A vereadora de Iguaba, Silvana Grimauth (CID) usou a tribuna na sessão da última terça (7) para destacar um projeto de lei instituído pela Câmara, o Dia Municipal de Consciência das Religiões de Matrizes Africanas, de autoria do vereador Elói Ramalho (PSD), celebrado em 2 de fevereiro. Isso porque, segundo ela, “coisas boas a gente tem que reproduzir em todos os lugares” e naquele dia ela se encontrou com Elói e conversou sobre o PL dele. “Gostei tanto da justificativa (do projeto de lei) que queria colocá-la na íntegra. Fala muito mais do que acreditar ou deixar de acreditar em alguma coisa (…) É um resgate histórico de uma memória que tende a ser esquecida (…) É respeito à diversidade étnico-racial e contra o racismo”. Confira a fala da vereadora no vídeo acima.

O deputado e autor do PL, Pedro Ricardo (SDD)

SEMANA DO ESPORTE ADAPTADO

A Semana do Esporte Adaptado Paradesporto para pessoas com deficiência é agora uma realidade no Rio de Janeiro. A decisão parte de um projeto de lei sancionado nesta sexta-feira (10) pelo governador Cláudio Castro (PL), que institui a medida no calendário de datas comemorativas do Estado. A lei orienta a sociedade com palestras educativas, simpósios, divulgação, boletins informativos e diversos outros veículos de mídia, incentivando a prática de esporte adaptado a pessoas com deficiência. “O esporte é apaixonante e uma grande ferramenta de inclusão, qualidade de vida e transformação. Mostrar as habilidades através do esporte ajuda a combater estereótipos e preconceitos, promovendo a valorização da diversidade e o respeito pela inclusão”, diz o deputado e também autor da lei Pedro Ricardo (SDD).

Redação
VEJA TAMBÉM
- Advertisement -
- Advertisement -spot_img
- Advertisement -spot_img
- Advertisement -spot_img
- Advertisement -spot_img
- Advertisement -spot_img
Pular para o conteúdo