back to top
02/12/2024 — 15:07
  (Horário de Brasília)

VÍDEO: Água-viva gigante e perigosa é flagrada em Búzios

Espécie conhecida como "juba de leão" chamou a atenção de turistas nesta terça-feira (5) na Praia da Armação. Biólogo explica presença do animal

Compartilhe

Assim como em Cabo Frio, uma água-viva gigante foi avistada pelas águas de Búzios, atraindo olhares de moradores e turistas. O animal, da espécie Cyanea Capillata, popularmente conhecida como “juba de leão”, foi flagrado à beira-mar da Praia da Armação, nesta terça-feira (5).

De acordo com o biólogo Eduardo Pimenta, trata-se de uma espécie oceânica, então, é comum vê-la em praias, principalmente na estação atual, pois a mesma encontra-se em período de reprodução.

“Ela está nessa fase agora reprodutiva. Entre a primavera e verão, principalmente verão, onde ela se solta. Ela tem uma fase da vida que é fixa ao substrato, à rocha. Ela se solta, fica flutuante, para poder se reproduzir, soltar os óvulos e os espermatozoides. E aí ela morre. O ovo fecundado pelo espermatozoide se precipita, vai pro fundo, se fixa ao substrato. E aí ela se desenvolve até a primavera, verão do ano que vem, onde ela se solta e fica na fase flutuante novamente, cumprindo seu ciclo de vida”, explica.

Contudo, o espécime flagrado em Búzios chama a atenção pelo tamanho acima do comum, que é um palmo. Muitas pessoas se aproximaram para fotografá-la, o que, em tese, pode ser um erro. O contato com essa água-viva pode ser extremamente doloroso e potencialmente perigoso, já que são urticantes, ou seja, queimam. E, pelo comprimento, é melhor não arriscar, não é?

Há alguns dias, uma água-viva da espécie foi avistada no Canal do Itajuru, na Ilha do Japonês, o que chamou bastante atenção, pois, conforme Pimenta, trata-se de uma espécie oceânica.

Neste caso, ele afirma que a situação “não é habitual, mas é comum”, porque quando ocorre maré enchente, existe a possibilidade do animal adentrar o Canal do Itajuru ou a Lagoa de Araruama.

Ludmila Lopes

Graduada em Comunicação Social, com habilitação em Jornalismo, pela Universidade Veiga de Almeida.

Já atuou como apresentadora na Jovem TV Notícias, em 2021. Escreve pelo Portal RC24h há três anos e atua, desde julho de 2022, como repórter do Jornal Razão, de Santa Catarina.

É autora publicada, com duas obras de romance e mais de 500 mil acessos nas plataformas digitais.

- Advertisement -spot_img
- Advertisement -spot_img

Leia mais

- Advertisement -spot_img

Mais notícias

Pular para o conteúdo