InícioMeio AmbienteAnimaisVÍDEO: Água-viva gigante e perigosa é flagrada em Búzios

VÍDEO: Água-viva gigante e perigosa é flagrada em Búzios

Espécie conhecida como "juba de leão" chamou a atenção de turistas nesta terça-feira (5) na Praia da Armação. Biólogo explica presença do animal

Assim como em Cabo Frio, uma água-viva gigante foi avistada pelas águas de Búzios, atraindo olhares de moradores e turistas. O animal, da espécie Cyanea Capillata, popularmente conhecida como “juba de leão”, foi flagrado à beira-mar da Praia da Armação, nesta terça-feira (5).

De acordo com o biólogo Eduardo Pimenta, trata-se de uma espécie oceânica, então, é comum vê-la em praias, principalmente na estação atual, pois a mesma encontra-se em período de reprodução.

“Ela está nessa fase agora reprodutiva. Entre a primavera e verão, principalmente verão, onde ela se solta. Ela tem uma fase da vida que é fixa ao substrato, à rocha. Ela se solta, fica flutuante, para poder se reproduzir, soltar os óvulos e os espermatozoides. E aí ela morre. O ovo fecundado pelo espermatozoide se precipita, vai pro fundo, se fixa ao substrato. E aí ela se desenvolve até a primavera, verão do ano que vem, onde ela se solta e fica na fase flutuante novamente, cumprindo seu ciclo de vida”, explica.

Contudo, o espécime flagrado em Búzios chama a atenção pelo tamanho acima do comum, que é um palmo. Muitas pessoas se aproximaram para fotografá-la, o que, em tese, pode ser um erro. O contato com essa água-viva pode ser extremamente doloroso e potencialmente perigoso, já que são urticantes, ou seja, queimam. E, pelo comprimento, é melhor não arriscar, não é?

Há alguns dias, uma água-viva da espécie foi avistada no Canal do Itajuru, na Ilha do Japonês, o que chamou bastante atenção, pois, conforme Pimenta, trata-se de uma espécie oceânica.

Neste caso, ele afirma que a situação “não é habitual, mas é comum”, porque quando ocorre maré enchente, existe a possibilidade do animal adentrar o Canal do Itajuru ou a Lagoa de Araruama.

Graduada em Comunicação Social, com habilitação em Jornalismo, pela Universidade Veiga de Almeida e pós-graduanda em Assessoria de Imprensa, Jornalismo Estratégico e Gestão de Crises pela Universidade Castelo Branco.

Já atuou como apresentadora na Jovem TV Notícias, em 2021. Escreve pelo Portal RC24h há três anos e atua, desde julho de 2022, como repórter do Jornal Razão, de Santa Catarina.

É autora publicada, com duas obras de romance e mais de 500 mil acessos nas plataformas digitais.

- Advertisement -
VEJA TAMBÉM
- Advertisement -
- Advertisement -spot_img
- Advertisement -spot_img

Mais Lidas

- Advertisement -spot_img
- Advertisement -
- Advertisement -spot_img
Pular para o conteúdo