back to top
02/12/2024 — 13:55
  (Horário de Brasília)

VÍDEO: Água-viva rara na região é flagrada no Canal do Itajuru, em Cabo Frio

Conhecido como "Juba de Leão", animal foi flagrado no fim de semana. Especialista explica motivo da presença

Compartilhe

Uma água-viva gigante foi avistada no Canal do Itajuru, em Cabo Frio, no fim de semana. Segundo especialistas, a espécie, Cyanea Capillata, popularmente conhecida como “Juba de Leão”, é considerada rara na região. Apesar disso, relatos de moradores e turistas apontam que os animais têm sido vistos com cada vez mais frequência pela localidade.

Conforme relatos, águas-vivas do tipo também já foram avistadas na Ilha do Japonês. De acordo com o biólogo Eduardo Pimenta, essa espécie, que geralmente mede um palmo, costuma aparecer mais em praias. O animal do vídeo, além de estar distante do habitat em que geralmente é encontrada, se destaca por ser maior que o esperado para a espécie.

Fato é que a presença do animal e seus similares assustou quem o avistou e vem presenciando nos últimos meses na região, principalmente por serem urticantes, ou seja, queimarem. Mas existe uma explicação científica para ambas as situações.

Segundo o biólogo, o aumento repentino da espécie se dá por conta do período de reprodução, que acontece no verão, justamente estação do momento, e segue até o início do outono.

Já a presença da água-viva no local é atribuída ao fato do Canal do Itajuru ser a ligação direta da Lagoa de Araruama com o mar. Esse fato faz com que alguns animais que tenham o oceano como habitat acabem aparecendo na localidade. De qualquer forma, o importante é não tocar, nem tentar capturar. Apenas observar e deixar a natureza seguir seu fluxo.

Ludmila Lopes

Graduada em Comunicação Social, com habilitação em Jornalismo, pela Universidade Veiga de Almeida.

Já atuou como apresentadora na Jovem TV Notícias, em 2021. Escreve pelo Portal RC24h há três anos e atua, desde julho de 2022, como repórter do Jornal Razão, de Santa Catarina.

É autora publicada, com duas obras de romance e mais de 500 mil acessos nas plataformas digitais.

- Advertisement -spot_img
- Advertisement -spot_img

Leia mais

- Advertisement -spot_img

Mais notícias

Pular para o conteúdo