Com intuito de formalizar o início dos estudos para a remediação do, já desativado, vazadouro/ lixão de Baía Formosa, em Búzios, o secretário do Ambiente, Evanildo Nascimento, juntamente ao também secretário do Ambiente de Cabo Frio, Juarez Lopes e o Coordenador do IFF, Vitor Assunção, se juntaram na tarde desta quarta-feira (15), no Instituto Federal Fluminense para uma reunião.
Essa parceria tem objetivo de diagnosticar quais são os contaminantes predominantes na região e qual a forma mais adequada de remediação do vazadouro. Em outras palavras, busca-se equacionar o passivo ambiental do referido lixão.
Cabe ressaltar que, em termos gerais, pela decomposição de seus resíduos, o local acaba trazendo inúmeros riscos de contaminação, como por exemplo, poluindo mananciais adjacentes, pela percolação do chorume no subsolo e lençol freático.
De acordo com o secretário da Pasta, Evanildo Nascimento, essa união abre precedente para a Prefeitura trabalhar em parceria com a Universidade, de forma voluntária. Além disso, em termos técnicos e institucionais trata-se de um fato bastante relevante.
Além disso, ação pontua de forma significativa no ICMS Ecológico, pois apenas cerca de três municípios do Estado estão trabalhando na remediação de vazadouros em seus territórios.