Com intuito de formalizar o início dos estudos para a remediação do, já desativado, vazadouro/ lixão de Baía Formosa, em Búzios, o secretário do Ambiente, Evanildo Nascimento, juntamente ao também secretário do Ambiente de Cabo Frio, Juarez Lopes e o Coordenador do IFF, Vitor Assunção, se juntaram na tarde desta quarta-feira (15), no Instituto Federal Fluminense para uma reunião.
Essa parceria tem objetivo de diagnosticar quais são os contaminantes predominantes na região e qual a forma mais adequada de remediação do vazadouro. Em outras palavras, busca-se equacionar o passivo ambiental do referido lixão.
Cabe ressaltar que, em termos gerais, pela decomposição de seus resíduos, o local acaba trazendo inúmeros riscos de contaminação, como por exemplo, poluindo mananciais adjacentes, pela percolação do chorume no subsolo e lençol freático.
De acordo com o secretário da Pasta, Evanildo Nascimento, essa união abre precedente para a Prefeitura trabalhar em parceria com a Universidade, de forma voluntária. Além disso, em termos técnicos e institucionais trata-se de um fato bastante relevante.
Além disso, ação pontua de forma significativa no ICMS Ecológico, pois apenas cerca de três municípios do Estado estão trabalhando na remediação de vazadouros em seus territórios.
Ludmila Lopes
Graduada em Jornalismo pela Universidade Veiga de Almeida. Já atuou como apresentadora na Jovem TV Notícias, em 2021. Escreve pelo Portal RC24h há 4 anos e atua, desde 2022, como repórter no Jornal Razão, de Santa Catarina. É autora publicada, com duas obras de romance e quase 1 milhão de acessos nas plataformas digitais.
Vencedora do 6º Prêmio Prolagos de Jornalismo Ambiental, na categoria web.