Kai Asakura chegou com hype ao UFC vindo na condição de campeão peso-galo (até 61,2kg) do Rizin, mas parece que mirou mais alto do que podia em sua estreia na organização. Ele foi para a sua primeira luta sob a bandeira do UFC para desafiar o campeão peso-mosca (até 56,7kg) Alexandre Pantoja, na luta principal do UFC 310 neste sábado, em Las Vegas. Resultado: dormiu. O brasileiro de Arraial do Cabo finalizou Asakura com um mata-leão aos 2min05s do segundo round, chegando a sua terceira defesa de título.
– Este é o nível do UFC. Você acha que algum (lutador) japonês vai vir aqui e pegar meu cinturão? Não. Quando o octógono estiver fechado, esta é minha cidade, esta é minha cidade – disparou o campeão após o título.
Alexandre Pantoja, de quebra, chegou a 13 vitórias na divisão dos moscas e igualou alenda Demetrious Johnson como maior vencedor da história da categoria. O lutador de Arraial do Cabo-RJ fez ainda sua terceira defesa de título. Ele conquistou o cinturão diante de Brandon Moreno e depois venceu Brandon Royval, Steve Erceg e, agora, Kai Asakura.
A luta
A luta começou elétrica! Asakura disparou uma joelhada dura de encontro quando Pantoja tentava grudar. O brasileiro meteu em cima e foi nas pernas, mas o japonês defendeu. Na sequência, Pantoja consegue projetar o japonês para baixo e caiu por cima. Asakura trabalhou e se levantou. Os dois então trocaram golpes contundentes no meio do cage. O japonês disparou uma joelhada, mas Pantoja conectou cruzado na resposta. Um jab direto de Pantoja entrou, mas Asakura soltou um chute alto na resposta. No fim do round, o brasileiro encurtou e tentou derrubar num single leg e conectou uma joelhada. Pantoja disparou um forte chute no meio do corpo do japonês. No fim do round, Asakura passou a jogar golpes no vazio e perdeu a distância.
No segundo round, Pantoja bateu em cima e foi nas pernas do japonês. Asakura defendeu, mas Pantoja passou uma banda e o japonês balançou. Era o que Pantoja precisava para mirar as costas. Asakura defendeu num primeiro momento e Pantoja ficou com apenas um gancho passado, junto à grade. Até que o campeão deu um ‘totó’ e junto à grade pulou para as costas, derrubou e fecha o cadeado na linha de cintura. Faltava pouco para a vitória. Restando quase quatro minutos ainda de round, Pantoja trabalhou o braço no pescoço e colocou Asakura para dormir com o mata-leão.
*Com informações do Combate.
Pós-graduada em Jornalismo Investigativo pela Universidade Anhembi Morumbi; e graduada em Comunicação Social, com habilitação em Jornalismo, pela Universidade Veiga de Almeida.
Atuou como produtora/repórter na Lagos TV, Coordenadora de Programação na InterTV - Afiliada da Rede Globo, apresentadora na Rádio Costa do Sol FM e editora no Blog Cutback. É repórter no Portal RC24h desde 2016 e coordenadora de reportagem desde 2023, além de ser repórter colaboradora no jornal O Dia/Meia Hora. Também é criadora de conteúdo para a Web 3.0 na Hive.
Vencedora do 3º Prêmio Prolagos de Jornalismo Ambiental, na categoria web.