Um homem foi picado por um escorpião-amarelo neste domingo (3), em Búzios. A ocorrência foi registrada enquanto a vítima, identificada como um turista, estava no bairro de Tucuns. Segundo as autoridades sanitárias, a cidade está passando por uma infestação dos animais. Só em fevereiro, mais de 200 da espécie foram recolhidos.
Após o incidente, o homem foi encaminhado para o hospital local, onde recebeu todo o tratamento necessário. O incidente foi avaliado como leve. Neste tipo de caso, o paciente pode apresentar sintomas locais, como dor, edema e vermelhidão.
Apesar disso, o turista permaneceu em observação, sendo, posteriormente, liberado com alta médica. Ele não teve sintomas após a picada. Vale pontuar que, em casos graves, a vítima pode apresentar sudorese, náuseas, vômitos, dor abdominal e queda da pressão.
Vale pontuar que o escorpião-amarelo é considerado um dos mais perigosos do Brasil. Atualmente, Búzios encontra-se em monitoramento, sendo acompanhada pelo Instituto Vital Brazil (IVB) e pela prefeitura. Para identificar o animal, basta observar sua cor amarela e a faixa escura em forma de triângulo na cabeça.
A maior incidência dos animais, de acordo com nota divulgada pelo município, foi percebida nos bairros nos bairros do Centro, Ferradura, João Fernandes, São José e Rasa. Contudo, com o caso registrado em Tucuns, ao que tudo indica, a infestação pode estar se espalhando para outras regiões da cidade.
O Portal RC24h entrou em contato com a prefeitura de Búzios, questionando sobre o caso, e aguarda retorno.
Em caso de encontro com o animal, ou solicitar outras orientações sobre os animais, a população pode entrar em contato com a Gerência de Vigilância Ambiental pelo telefone (22) 2350-6010, ramal 6252. Em caso de necessidade de remoção de entulho nas ruas, o número para contato é (22) 981458666.
Com informações de Folha de Búzios
Ludmila Lopes
Graduada em Comunicação Social, com habilitação em Jornalismo, pela Universidade Veiga de Almeida. Já atuou como apresentadora na Jovem TV Notícias, em 2021. Escreve pelo Portal RC24h há três anos e atua, desde julho de 2022, como repórter do Jornal Razão, de Santa Catarina. É autora publicada, com duas obras de romance e quase 1 milhão de acessos nas plataformas digitais.
Vencedora do 6º Prêmio Prolagos de Jornalismo Ambiental, na categoria web.