Uma pescaria diferente feita em Iguaba Grande levantou um questionamento pertinente: existe tubarão na Lagoa de Araruama?
Acontece que, na manhã deste sábado (28), pescadores de Iguaba Grande se surpreenderam ao encontrar uma espécie inusitada de peixe, conhecida como rêmora – ou piolho de tubarão -, em suas redes de pesca na laguna.
Apesar de ser incomum na localidade, a presença do animal não é motivo para pânico. As rêmoras da espécie Echeneis Naucrates têm como provável origem o Canal do Itajuru, em Cabo Frio, que liga a Lagoa de Araruama ao Oceano Atlântico.
SOBRE AS RÊMORAS
As rêmoras são comumente encontradas em mares tropicais ao redor do mundo, preferindo águas quentes e áreas próximas a recifes de corais. Esses peixes possuem um disco em forma de ventosa na cabeça, permitindo que se fixem firmemente a hospedeiros como raias, tubarões, tartarugas marinhas, golfinhos, baleias e até mesmo navios.
Fonte: Fala Iguaba
Ludmila Lopes
Graduada em Jornalismo pela Universidade Veiga de Almeida. Já atuou como apresentadora na Jovem TV Notícias, em 2021. Escreve pelo Portal RC24h há 4 anos e atua, desde 2022, como repórter no Jornal Razão, de Santa Catarina. É autora publicada, com duas obras de romance e quase 1 milhão de acessos nas plataformas digitais.
Vencedora do 6º Prêmio Prolagos de Jornalismo Ambiental, na categoria web. Pós-graduanda em Assessoria de Imprensa, Jornalismo Estratégico e Gestão de Crises pela Universidade Castelo Branco (UCB).