19/05/2025 — 13:26
  (Horário de Brasília)

Smart Cities Mundi 2025 discute o futuro das cidades inteligentes no RJ

Congresso reúne governo e setor privado para debater inclusão digital, IA, conectividade e sustentabilidade urbana

Compartilhe

O Centro de Convenções Bolsa do Rio, localizado na Praça XV de Novembro, no centro do Rio de Janeiro, será palco do Smart Cities Mundi 2025 no próximo dia 28. O congresso, promovido pelo portal Tele.Síntese, propõe um debate estratégico sobre os rumos das cidades inteligentes no Brasil, reunindo gestores públicos, líderes comunitários, representantes do setor de tecnologia e empresas de infraestrutura.

Entre os temas que estarão em pauta, destacam-se a inclusão digital e o engajamento cidadão, conectividade por infovias e infraestrutura IoT, tecnologias de reconhecimento facial e seus impactos na privacidade, iluminação pública inteligente e estratégias de resiliência urbana frente a eventos climáticos extremos.

A abertura do evento contará com palestra de Mauricio Knoploch, diretor de Planejamento e Projetos do Instituto Rio Metrópole (IRM), que apresentará o projeto de integração tecnológica do estado do Rio de Janeiro. Já o keynote internacional será conduzido por Willy Müller, diretor do Instituto de Arquitetura Avançada da Catalunha (IAAC), reconhecido por sua atuação em Barcelona, considerada referência global em urbanismo inteligente.

Estão confirmados nomes como Hermano Tercius, secretário de Telecomunicações do Ministério das Comunicações; Alexandre Knoploch, deputado estadual do RJ; Francisco Forbes, presidente da PRODAM-SP; e Mauro Motoryn, diretor da Surf Telecom, no painel “Cidadão no Centro”. Outros destaques são a apresentação do projeto “Pará Inteligente”, pelo secretário Victor Orengel Dias (SECTET), e discussões sobre iluminação pública inteligente com especialistas da Alares, Telebit e ABCIP.

Na reta final da programação, o debate se volta para a privacidade no uso de reconhecimento facial, com a participação de representantes da ANPD e da Oi Soluções, e para a construção de cidades resilientes, com a presença do prefeito de Petrópolis, Hingo Hammes, e executivos da Vero e da Azion.

A organização do Smart Cities Mundi 2025 estima ampla visibilidade com divulgação nos portais Tele.Síntese e Ponto ISP, que somam mais de 8 milhões de visualizações. A edição anterior contou com 836 inscritos e 31 palestrantes, além de gerar intenso debate sobre infraestrutura urbana e digitalização de serviços.

As inscrições para o congresso estão abertas e podem ser feitas on-line, inclusive com lote promocional vigente.

Ludmila Lopes

Graduada em Jornalismo pela Universidade Veiga de Almeida. Já atuou como apresentadora na Jovem TV Notícias, em 2021. Escreve pelo Portal RC24h há 4 anos e atua, desde 2022, como repórter no Jornal Razão, de Santa Catarina. É autora publicada, com duas obras de romance e quase 1 milhão de acessos nas plataformas digitais.

Vencedora do 6º Prêmio Prolagos de Jornalismo Ambiental, na categoria web. Pós-graduanda em Assessoria de Imprensa, Jornalismo Estratégico e Gestão de Crises pela Universidade Castelo Branco (UCB).

- Advertisement -spot_img
- Advertisement -spot_img
- Advertisement -spot_img
- Advertisement -spot_img

Leia mais

- Advertisement -spot_img

Mais notícias