back to top
sábado, julho 27, 2024
InícioSaúdeCovid-19Saúde do Rio reforça necessidade de imunização após detectar nova subvariante da...

Saúde do Rio reforça necessidade de imunização após detectar nova subvariante da Covid-19

Subvariante foi identificada no estado na noite da última terça-feira (19) e acendeu o alerta sobre a necessidade da população se imunizar com vacina bivalente

Após identificação de caso da nova subvariante Ômicron EG.5.1.3 (conhecida como Éris), a Secretaria de Estado de Saúde (SES-RJ) está reforçando a necessidade da população se imunizar contra a Covid-19 com vacina bivalente, disponível nos postos de saúde dos 92 municípios do estado.

O primeiro caso com a subvariante Éris foi notificado ao Centro de Informações Estratégicas de Vigilância da Secretaria de Estado de Saúde do Rio de Janeiro (CIEVS/SES-RJ) na noite da última terça-feira (29), após confirmação feita pelo Laboratório de Vírus Respiratórios, Exantemáticos, Enterovírus e Emergências Virais (LVRE) do Instituto Oswaldo Cruz (IOC/Fiocruz). O caso, identificado em um residente da cidade do Rio de Janeiro, foi investigado pela equipe do CIEVS-Rio, da Secretaria Municipal de Saúde da capital.

A SES-RJ também emitiu uma nota técnica com recomendações aos municípios. A orientação é que as unidades de pronto atendimento realizem teste rápido de antígeno em pacientes com sintomas de Síndrome Gripal e que, a cada cinco testes rápidos positivos, uma amostra deverá ser encaminhada para exame RT-PCR. Para pacientes com necessidade de internação, a SES recomenda o exame RT-PCR.

O secretário estadual de Saúde, Dr. Luizinho ressalta que as UPAs da rede estadual de saúde já tinham aumentado a testagem para Covid-19 desde 21 de agosto. “Determinei esta medida assim que o Centro de Inteligência em Saúde (CIS-RJ) da SES identificou aumento da taxa de positividade de exames RT-PCR entre a última semana de julho e o início de agosto. Agora estendemos a recomendação a todas as unidades de saúde de pronto atendimento da rede pública”, disse.

Desde 2021, a SES-RJ mantém a rotina de envio de amostras para a Vigilância Genômica do Estado, a fim de monitorar a doença e as variantes responsáveis pela contaminação. Os dados estão disponíveis no Painel do Monitora RJ, da Vigilância Genômica da SES-RJ, no endereço https://painel.saude.rj.gov.br/monitoramento/covid19.html#.

Ludmila Lopes

Graduada em Comunicação Social, com habilitação em Jornalismo, pela Universidade Veiga de Almeida.

Já atuou como apresentadora na Jovem TV Notícias, em 2021. Escreve pelo Portal RC24h há três anos e atua, desde julho de 2022, como repórter do Jornal Razão, de Santa Catarina.

É autora publicada, com duas obras de romance e mais de 500 mil acessos nas plataformas digitais.

VEJA TAMBÉM
- Advertisement -
- Advertisement -spot_img
- Advertisement -spot_img
- Advertisement -spot_img
- Advertisement -spot_img
- Advertisement -spot_img
Pular para o conteúdo