InícioSaúdeCovid-19Saúde do Rio reforça necessidade de imunização após detectar nova subvariante da...

Saúde do Rio reforça necessidade de imunização após detectar nova subvariante da Covid-19

Subvariante foi identificada no estado na noite da última terça-feira (19) e acendeu o alerta sobre a necessidade da população se imunizar com vacina bivalente

Após identificação de caso da nova subvariante Ômicron EG.5.1.3 (conhecida como Éris), a Secretaria de Estado de Saúde (SES-RJ) está reforçando a necessidade da população se imunizar contra a Covid-19 com vacina bivalente, disponível nos postos de saúde dos 92 municípios do estado.

O primeiro caso com a subvariante Éris foi notificado ao Centro de Informações Estratégicas de Vigilância da Secretaria de Estado de Saúde do Rio de Janeiro (CIEVS/SES-RJ) na noite da última terça-feira (29), após confirmação feita pelo Laboratório de Vírus Respiratórios, Exantemáticos, Enterovírus e Emergências Virais (LVRE) do Instituto Oswaldo Cruz (IOC/Fiocruz). O caso, identificado em um residente da cidade do Rio de Janeiro, foi investigado pela equipe do CIEVS-Rio, da Secretaria Municipal de Saúde da capital.

A SES-RJ também emitiu uma nota técnica com recomendações aos municípios. A orientação é que as unidades de pronto atendimento realizem teste rápido de antígeno em pacientes com sintomas de Síndrome Gripal e que, a cada cinco testes rápidos positivos, uma amostra deverá ser encaminhada para exame RT-PCR. Para pacientes com necessidade de internação, a SES recomenda o exame RT-PCR.

O secretário estadual de Saúde, Dr. Luizinho ressalta que as UPAs da rede estadual de saúde já tinham aumentado a testagem para Covid-19 desde 21 de agosto. “Determinei esta medida assim que o Centro de Inteligência em Saúde (CIS-RJ) da SES identificou aumento da taxa de positividade de exames RT-PCR entre a última semana de julho e o início de agosto. Agora estendemos a recomendação a todas as unidades de saúde de pronto atendimento da rede pública”, disse.

Desde 2021, a SES-RJ mantém a rotina de envio de amostras para a Vigilância Genômica do Estado, a fim de monitorar a doença e as variantes responsáveis pela contaminação. Os dados estão disponíveis no Painel do Monitora RJ, da Vigilância Genômica da SES-RJ, no endereço https://painel.saude.rj.gov.br/monitoramento/covid19.html#.

Graduada em Comunicação Social, com habilitação em Jornalismo, pela Universidade Veiga de Almeida e pós-graduanda em Assessoria de Imprensa, Jornalismo Estratégico e Gestão de Crises pela Universidade Castelo Branco.

Já atuou como apresentadora na Jovem TV Notícias, em 2021. Escreve pelo Portal RC24h há três anos e atua, desde julho de 2022, como repórter do Jornal Razão, de Santa Catarina.

É autora publicada, com duas obras de romance e mais de 500 mil acessos nas plataformas digitais.

- Advertisement -
VEJA TAMBÉM
- Advertisement -
- Advertisement -spot_img
- Advertisement -spot_img

Mais Lidas

- Advertisement -spot_img
- Advertisement -
- Advertisement -spot_img
Pular para o conteúdo