InícioCulturaSaquarema recebe primeira edição da Feira Cultural da Mombaça

Saquarema recebe primeira edição da Feira Cultural da Mombaça

Evento acontece neste fim de semana, no Restaurante Toca do Peixe. A festividade acontece das 13h às 17h no sábado (27) e das 10h às 17h no domingo (28).

Neste fim de semana, o Restaurante Toca do Peixe, localizado na Estrada da Mombaça, em Saquarema, será o cenário da primeira edição da Feira Cultural da Mombaça. O evento, organizado pelo Instituto Onda Azul em parceria com a Petrobras, faz parte do projeto ‘Uso Sustentável dos Sistemas Lagunares’ (USSL). A festividade acontece das 13h às 17h no sábado (27) e das 10h às 17h no domingo (28).

A Feira Cultural tem como principal objetivo a revitalização da cultura local da Região dos Lagos. O público poderá aproveitar uma variedade de atividades e produtos, incluindo iguarias feitas a partir do pescado local e artesanato típico, como pulseiras feitas de escamas de peixe, bonecos de crochê e ímãs decorativos.

Também estarão disponíveis opções gastronômicas como pão de queijo recheado e bolos de pote.

Alice Braune, assistente técnica do eixo de ‘Turismo de Base Comunitária’ (TBC), destacou a importância do evento para a população local e sugeriu a possibilidade de se criar um calendário mensal de eventos semelhantes, inspirado pelo sucesso de iniciativas parecidas em Maricá.

“A realização da ‘Feira tem por objetivo criar uma mobilização local relacionada às atividades do turismo. Acreditamos que o município de Saquarema, no bairro da Mombaça, tem o potencial para fazer isso acontecer”, comentou.

Geraldo Vieira, proprietário do restaurante Toca do Peixe, expressou entusiasmo com a realização da feira e a expectativa de que ela se torne um evento recorrente.

“A expectativa é a melhor possível. Aqui no restaurante temos um espaço coberto que sempre dá para fazer uma música ao vivo, trazer as pessoas para conhecer um pouco mais da região. Torço para que tudo dê certo e que possamos realizar muitas outras edições da ‘Feira Cultural da Mombaça'”, disse Vieira.

Além da Petrobras, o projeto USSL conta com a colaboração de universidades federais como UFF e UFRJ, e organizações como Cardume, Planett, a Associação dos Pescadores Artesanais da Praia da Baleia, Colônias Z-4 e Z-24, e a Associação de Pescadores do Bairro de Itapeba.

Graduada em Comunicação Social, com habilitação em Jornalismo, pela Universidade Veiga de Almeida.

Já atuou como apresentadora na Jovem TV Notícias, em 2021. Escreve pelo Portal RC24h há três anos e atua, desde julho de 2022, como repórter do Jornal Razão, de Santa Catarina.

É autora publicada, com duas obras de romance e mais de 500 mil acessos nas plataformas digitais.

- Advertisement -
VEJA TAMBÉM
- Advertisement -
- Advertisement -spot_img
- Advertisement -spot_img

Mais Lidas

- Advertisement -spot_img
- Advertisement -
- Advertisement -spot_img
Pular para o conteúdo