InícioDestaqueSaquarema recebe equipamento para diagnóstico rápido de tuberculose

Saquarema recebe equipamento para diagnóstico rápido de tuberculose

Novo laboratório em Bacaxá realizará testes moleculares avançados para identificação da doença

O município de Saquarema em breve realizará testes rápidos para pacientes com suspeita de tuberculose, graças à chegada do Genexpert, um equipamento avançado doado pela Secretaria de Estado de Saúde. Este dispositivo permitirá a realização do Teste Rápido Molecular – TB (TRM-TB), capaz de diagnosticar casos de tuberculose pulmonar e extrapulmonar. Inicialmente, serão feitos testes apenas para casos pulmonares suspeitos.

Com a nova tecnologia, Saquarema se tornará um polo regional para esses testes, atendendo também cidades da Região dos Lagos. O equipamento trará mais agilidade ao diagnóstico do Programa Municipal de Tuberculose, que opera no Serviço de Atendimento Especializado (SAE), oferecendo consultas e medicamentos gratuitos para pacientes diagnosticados ou encaminhados por outros serviços de saúde.

“Com a chegada desse novo equipamento poderemos oferecer um diagnóstico mais rápido e preciso para a tuberculose, o que é crucial para iniciar o tratamento o quanto antes e evitar a propagação da doença”, destacou a Subsecretária Municipal de Saúde, Ana Paula Duarte.

Os testes serão realizados no laboratório em Bacaxá, que será inaugurado em breve, e estarão disponíveis para pacientes encaminhados pelas unidades de saúde do município. Os pacientes serão orientados sobre a coleta e o manuseio do material, com o resultado da análise sendo enviado em até 48 horas para a unidade de saúde responsável pelo atendimento inicial. Este avanço faz parte do Plano de Expansão da Rede Laboratorial de Testes Moleculares para o Diagnóstico da Tuberculose, implementado no Brasil desde 2013. Uma das principais vantagens do TRM-TB é sua alta sensibilidade de 95% para a detecção do Mycobacterium tuberculosis, além de identificar a resistência à Rifampicina, principal antibiótico utilizado no tratamento.

Atualmente, no estado do Rio de Janeiro, os equipamentos estão concentrados nas regiões Metropolitana I e II. Após dez anos de implantação, a Secretaria de Estado de Saúde está expandindo o plano para outras regiões, com Saquarema sendo ponto focal para um grupo de nove municípios.

Os moradores de Saquarema interessados em ser atendidos pelo Programa Municipal de Tuberculose devem procurar o SAE de segunda a sexta-feira, das 09h às 17h, na Rua Waldir Macedo da Silva, 180, Casa 1, no Verde Vale. Mais informações também podem ser obtidas pelo e-mail hanseniase.tuberculose2020@gmail.com.

Graduada em Comunicação Social, com habilitação em Jornalismo, pela Universidade Veiga de Almeida.

Já atuou como apresentadora na Jovem TV Notícias, em 2021. Escreve pelo Portal RC24h há três anos e atua, desde julho de 2022, como repórter do Jornal Razão, de Santa Catarina.

É autora publicada, com duas obras de romance e mais de 500 mil acessos nas plataformas digitais.

- Advertisement -
VEJA TAMBÉM
- Advertisement -
- Advertisement -spot_img
- Advertisement -spot_img

Mais Lidas

- Advertisement -spot_img
- Advertisement -
- Advertisement -spot_img
Pular para o conteúdo