Com o objetivo de combater a poluição por resíduos sólidos, incluindo detritos marinhos, teve início nesta quarta-feira (9) a “Semana Nacional de Limpeza dos Mares”. Em Cabo Frio, logo no primeiro dia, foram retirados mais de 700kg de lixo no Canal de Itajuru, na Praia do São Bento.
A ação de limpeza, que aconteceu durante a manhã, contou com a participação do Colégio Estadual Miguel Couto, onde mais de 60 estudantes do ensino médio efetuaram a coleta dos resíduos.
Dentre o lixo coletado, segundo dados da ONG Mar Sem Lixo, estavam muitos objetos deixados por moradores de rua e usuários de drogas. Segundo a vice-presidente da organização, Gisele Letieri, a situação era crítica. “O local, que é um dos cartões postais de Cabo Frio, estava um verdadeiro cenário de abandono”, ela afirma.
No final da ação, que perdura até abril, será entregue um relatório ao MPF.
Em 2020, o projeto, que neste ano acontecerá em aproximadamente 100 praias do Brasil, sendo cerca de 30 na Região dos Lagos, retirou mais de 28 toneladas de lixo em mais de 150 praias do litoral.
As ações terrestres e subaquáticas aconteceram em praias e lagoas dos estados do sudeste (incluindo a Região dos Lagos), Sul e Nordeste. Ao todo, foram mais de mil pessoas envolvidas nas limpezas.
Ludmila Lopes
Graduada em Jornalismo pela Universidade Veiga de Almeida. Já atuou como apresentadora na Jovem TV Notícias, em 2021. Escreve pelo Portal RC24h há 4 anos e atua, desde 2022, como repórter no Jornal Razão, de Santa Catarina. É autora publicada, com duas obras de romance e quase 1 milhão de acessos nas plataformas digitais.
Vencedora do 6º Prêmio Prolagos de Jornalismo Ambiental, na categoria web.