Uma nova etapa do processo de licitação para a compra de 5.849 câmeras que serão instaladas nas viaturas das forças policiais e órgãos de fiscalização do Estado do Rio de Janeiro acontecerá daqui a duas semanas. O pregão eletrônico está marcado para 24 de abril e tem como objetivo reforçar a segurança dos bairros de Copacabana, Jacarepaguá e Méier; dos municípios de São Gonçalo e Nova Iguaçu; e da Região dos Lagos.
De acordo com o governo do estado, os equipamentos adquiridos deverão ter capacidade para fazer reconhecimento facial, além de identificar as placas de automóveis e analisar comportamentos considerados fora de padrão. As câmeras serão instaladas na frota até o final do ano.
Além das viaturas da Polícia Militar e da Polícia Civil, carros das secretarias de Administração Penitenciária, Defesa Civil, Governo (Operação Segurança Presente), Casa Civil (Operação Foco) e Instituto de Pesos e Medidas também serão equipados com as câmeras.
O governador Cláudio Castro ressaltou a importância das câmeras para dar mais transparência às ações de segurança, defesa civil e fiscalização. As câmeras para as viaturas vão se juntar às câmeras operacionais portáteis, já contratadas e em uso pelas forças de segurança do estado.
Com a implementação das novas câmeras, espera-se que a fiscalização e o monitoramento das vias públicas sejam mais eficientes, o que pode auxiliar na prevenção e no combate a crimes. A iniciativa também pode contribuir para aumentar a confiança da população nas ações das forças de segurança do estado.
Pós-graduada em Jornalismo Investigativo pela Universidade Anhembi Morumbi; e graduada em Comunicação Social, com habilitação em Jornalismo, pela Universidade Veiga de Almeida.
Atuou como produtora/repórter na Lagos TV, Coordenadora de Programação na InterTV - Afiliada da Rede Globo, apresentadora na Rádio Costa do Sol FM e editora no Blog Cutback. É repórter no Portal RC24h desde 2016 e coordenadora de reportagem desde 2023, além de ser repórter colaboradora no jornal O Dia/Meia Hora. Também é criadora de conteúdo para a Web 3.0 na Hive.
Vencedora do 3º Prêmio Prolagos de Jornalismo Ambiental, na categoria web.