11/12/2024 — 21:50
  (Horário de Brasília)

Rio das Ostras estende vacina bivalente da Covid-19 para profissionais de saúde e deficientes

Para receber a vacina bivalente, os profissionais de Saúde devem apresentar a comprovação de vínculo na área de atuação ou de classe

Compartilhe

A partir a próxima segunda-feira (27), Rio das Ostras estende a aplicação da vacina bivalente contra a Covid-19 para profissionais de Saúde e para pessoas com deficiência permanente a partir de 12 anos. A população deve procurar as unidades saúde mais próximo do bairro onde mora, de 13h30 às 16h30.  

Idosos a partir de 60 anos e pessoas imunocomprometidas a partir de 12 anos (com comprovação), gestantes e puérperas também podem continuar procurando as unidades básicas de saúde para receber a dose de reforço, a bivalente. As vacinas de rotina continuam sendo ofertadas no os postos de 8h às 11h30.

A imunização está disponível para trabalhadores que atuam nas redes pública e privada de Saúde. Para ser vacinado, o profissional deve levar documento de Identidade e carteira de registro profissional válida, emitida por Conselho de Classe e/ou Declaração do estabelecimento de saúde, público ou privado, que comprove o vínculo empregatício ativo como trabalhador do setor.

Podem receber a vacina bivalente os seguintes profissionais e trabalhadores da Saúde: médicos, enfermeiros, nutricionistas, fisioterapeutas, terapeutas ocupacionais, biólogos, biomédicos, farmacêuticos, odontólogos, fonoaudiólogos, psicólogos, assistentes sociais, agentes comunitários de saúde e de combate às endemias, médicos veterinários, e seus respectivos técnicos e auxiliares, além de trabalhadores de apoio que atuam nos serviços de Saúde.

Pode receber a bivalente quem estiver dentro da faixa etária definida, desde que já tenha tomado ao menos duas doses das vacinas básicas contra a Covid-19 (CoronaVac, Astrazeneca e Pfizer) e a dose da Janssen e mais uma dose de reforço. O intervalo mínimo para receber a nova vacina bivalente é de quatro meses entre a última dose da vacina básica.

A vacina bivalente está liberada para pessoas a partir de 12 anos de idade imunocomprometidas. Crianças de 6 meses a 11 anos devem ser imunizadas com as vacinas básicas (monovalentes) liberadas para cada faixa etária.

É imprescindível a apresentação de documento de identidade com foto e CPF, além do cartão de vacinas. Para as gestantes não há exigência de exames para a comprovação da gravidez, basta que a mulher afirme a situação gestacional para ser imunizada. Já as puérperas devem apresentar um documento que comprove o puerpério, como a certidão de nascimento do bebê.

Mariana Carvalho
- Advertisement -
- Advertisement -spot_img

Leia mais

- Advertisement -spot_img

Mais notícias

Pular para o conteúdo