A Rede Municipal de Rio das Ostras se preparou, desde o início da pandemia, para o reinício gradual e seguro das aulas presenciais.
Nesta segunda-feira (27), alunos do 1º ao 5º ano e Módulo I da Educação de Jovens e Adultos (EJA) retornam às escolas no sistema híbrido, intercalando atividades na unidade de ensino e em casa, de forma remota.
Para garantir o necessário distanciamento entre os alunos, as turmas foram divididas em dois grupos que se revezam semanalmente.
Quem ficou em casa, na semana seguinte vai para a escola e vice-versa. Alguns estudantes, a pedido dos responsáveis, permanecerão realizando as atividades exclusivamente de forma remota.
Alunos das Creches III, IV, Pré I e Pré II recomeçaram as atividades no formato híbrido na última segunda, 20 de setembro.
No dia 4 de outubro, será a vez dos estudantes do 6º ao 9º ano e Módulo II da EJA voltarem às salas de aula.
MEDIDAS PREVENTIVAS
Todos os estudantes têm a temperatura aferida na entrada das escolas. As unidades de ensino também já começaram a distribuir máscaras de proteção e garrafinhas, não sendo permitido que os alunos usem diretamente o bebedouro.
As salas de aula e outros espaços comuns de convivência foram reorganizados para garantir o distanciamento necessário. Álcool 70º está sendo disponibilizado para a higienização das mãos.
Antes do reinício das atividades, todos os responsáveis ou alunos, se maiores de 18 anos, assinaram o “Termo de Opção, Ciência e Responsabilidade”, no qual escolhem o ensino híbrido/escalonado ou apenas remoto.
O documento também contém orientações sobre normas de segurança sanitária, organização da escola para retorno das aulas presenciais e informações pedagógicas.
NOVOS COMPUTADORES
As aulas reiniciam com mais computadores nas escolas municipais Fazenda da Praia, João Bento Duarte Neto, Trindade e Professora América Abdalla. Os equipamentos reutilizados foram doados pelo projeto ‘Janelas para o Amanhã’, da Petrobras, que também inclui a capacitação tecnológica de alunos e professores.
A iniciativa beneficia unidades públicas selecionadas dos estados do Rio de Janeiro, Espírito Santo e São Paulo.
“O ‘Janelas para o Amanhã’ impulsiona o trabalho que já realizamos com a utilização das tecnologias para a facilitação da aprendizagem, tornando possível a ampliação do nosso trabalho. Agradecemos a possibilidade e parabenizamos a iniciativa dessa parceria que está só começando”, afirmou Veny Rebelo, diretora do América Abdalla.