O secretário de Saúde de Cabo Frio, Janio Mendes, promoveu uma reunião com a equipe técnica da pasta, nesta quinta-feira (10), para avaliação do cenário epidemiológico do município. O encontro teve o objetivo de antecipar possíveis estratégias de ação, em virtude do novo aumento nos casos registrados de covid-19.
Estiveram presentes na reunião representantes dos setores de Vigilância Epidemiológica; Atenção Básica; Média e Alta complexidade; e diretores das unidades hospitalares e emergenciais de Cabo Frio.
A orientação da equipe técnica é reforçar a campanha de vacinação contra o coronavírus, para que a população mantenha o esquema de imunização em dia. Além disso, as autoridades de saúde orientam pelo uso de máscaras em locais fechados e pela retomada dos cuidados de higiene que colaboram para evitar a transmissão do vírus.
“Estamos em prontidão para antecipar qualquer ação que venha a ser necessária. Tomaremos todas as medidas para informar adequadamente a população sobre a situação de cada momento”, disse o secretário Janio Mendes.
De acordo com os dados registrados, houve um aumento de 4% na taxa de positividade entre a semana epidemiológica 43, de 23 a 29 de outubro, e a semana epidemiológica 44, de 30 de outubro a 5 de novembro. Durante todo o mês de outubro, a média foi de 2,4% de taxa de positividade, com 28 casos confirmados. Até o momento, não há notificações de novas variantes no município.
A secretaria de Saúde reforça que a principal ação de controle é a vacinação em dia. Por isso, segundo os especialistas no assunto, quem ainda não está com o ciclo vacinal completo deve procurar o quanto antes o posto de saúde mais próximo.