O chamamento de estagiários de psicologia e pedagogia para auxiliarem crianças atípicas em escolas municipais de Cabo Frio está causando uma verdadeira polêmica entre pais e responsáveis. Isso porque, segundo afirmam, as pessoas que estão sendo contratadas não possuem a capacitação necessária para lidar com pequenos que têm TDAH (Transtorno do déficit de atenção com hiperatividade), autismo ou algum outro distúrbio neurológico.
Conforme divulgado pela prefeitura, os estudantes receberão R$ 800 mensalmente (até o fim do ano) para auxiliarem essas crianças. A questão levantada pelos responsáveis é que as vagas foram abertas para alunos a partir do 1º semestre, ou seja, que acabaram de sair do Ensino Médio e não possuem quaisquer especializações para lidar com os pequenos atípicos.
A critica é que, segundo afirmam os pais e responsáveis, a prefeitura fez a troca de auxiliares de classe especializados por estagiários para poupar dinheiro, já que o salário cai quase pela metade.
“Muitos não são capacitados. E as crianças com grau de autismo elevado, por exemplo, como vai ser? Não tem lógica nisso, eles não querem contratar auxiliares específicos para o papel e quem sai prejudicada é a criança”, disse uma mãe.
Diante do questionamento, o Portal RC24h entrou em contato com a prefeitura da cidade, que informou que vem realizando constantes chamamentos de auxiliares de classe por meio de processos seletivos, mas que muitos dos convocados acabam desistindo.
Informou, ainda, que o chamamento segue sendo realizado e que as secretarias de Educação e Administração estão tentando resolver a carência dos profissionais contratando os estagiários de Pedagogia e Psicologia para atuação nas unidades.
Também foi questionado se os estudantes estarão sendo supervisionados por profissionais capacitados e a resposta foi “sim”.
Confira a nota na integra:
“A Prefeitura de Cabo Frio informa que a Secretaria Municipal de Educação tem realizado constantes chamamentos por meio de processos seletivos, para auxiliares de classe. No entanto, muitos convocados acabam desistindo e as chamadas continuam acontecendo até que as carências sejam supridas. Além disso, a gestão segue com as convocações dos candidatos aprovados no concurso público de 2020.
A Secretaria de Educação reforça que atua na resolução dessas carências junto da Secretaria de Administração, contratando estagiários“
O QUE É ‘MÃE ATÍPICA’?
‘Mãe atípica’ é o termo utilizado para se referir a mães que possuem filhos com alguma deficiência ou síndrome rara.
Crianças com desenvolvimento atípico são aquelas que têm algum comportamento fora dos padrões normais e que podem ter origens diferenciadas como deficiência intelectual e transtornos na aprendizagem. Atualmente, elas são escolarizadas na perspectiva da educação inclusiva.
Ludmila Lopes
Graduada em Comunicação Social, com habilitação em Jornalismo, pela Universidade Veiga de Almeida.
Já atuou como apresentadora na Jovem TV Notícias, em 2021. Escreve pelo Portal RC24h há três anos e atua, desde julho de 2022, como repórter do Jornal Razão, de Santa Catarina.
É autora publicada, com duas obras de romance e mais de 500 mil acessos nas plataformas digitais.