Com escolas preparadas, cumprindo todos os protocolos de prevenção ao Coronavírus, a Rede Municipal de Rio das Ostras recomeçou com as aulas presenciais para os alunos da Educação Infantil nesta segunda (20). Para garantir maior segurança sanitária, foi adotado o modelo híbrido, em que há um rodízio de 50% da turma.
Os dois grupos se intercalam, a cada semana, entre a sala de aula e as atividades remotas. Quem ficou em casa, na semana seguinte vai para a escola e vice-versa. Importante destacar que os alunos podem continuar a estudar exclusivamente de forma remota, caso os responsáveis decidam.
Já no primeiro dia de aula presencial, as crianças das Creches III, IV, Pré I e Pré II tiveram a temperatura aferida na entrada e encontraram salas com adequado distanciamento de carteiras. Todos os estudantes ganharam máscaras de proteção e garrafinhas, não sendo permitido que usem diretamente o bebedouro.
Na próxima segunda (27), será a vez dos alunos do 1º ao 5º ano do Ensino Fundamental e Módulo I da Educação de Jovens e Adultos (EJA) retomarem com as atividades presenciais. No dia 4 de outubro, voltam à sala de aula os alunos do 6º ao 9º ano e Módulo II da EJA.
Todos os responsáveis ou alunos, se maiores de 18 anos, devem assinar o “Termo de Opção, Ciência e Responsabilidade”, no qual escolhem o ensino híbrido/escalonado ou apenas remoto. O documento também contém orientações sobre normas de segurança sanitária, organização da escola para retorno das aulas presenciais e informações pedagógicas.
Antes do início das atividades presenciais, o Conselho Municipal de Educação e a Vigilância em Saúde percorreram as unidades de ensino para fiscalizar o cumprimento de todos os protocolos de segurança descritos no Plano de Retomada das Aulas Presenciais. A íntegra do documento pode ser consultada na edição nº 1357 do Jornal Oficial, disponível neste link.
Carteiras foram redistribuídas para garantir adequado distanciamento dos alunos em sala de aula Alunos e professores usam máscaras de proteção nas escolas Estudantes ganharam máscaras e garrafinhas para beber água, garantindo maior segurança Foto: Divulgação
Ludmila Lopes
Graduada em Jornalismo pela Universidade Veiga de Almeida. Já atuou como apresentadora na Jovem TV Notícias, em 2021. Escreve pelo Portal RC24h há 4 anos e atua, desde 2022, como repórter no Jornal Razão, de Santa Catarina. É autora publicada, com duas obras de romance e quase 1 milhão de acessos nas plataformas digitais.
Vencedora do 6º Prêmio Prolagos de Jornalismo Ambiental, na categoria web. Pós-graduanda em Assessoria de Imprensa, Jornalismo Estratégico e Gestão de Crises pela Universidade Castelo Branco (UCB).