InícioEstadoRegião dos LagosProlagos promove melhorias no sistema de abastecimento de água

Prolagos promove melhorias no sistema de abastecimento de água

A Prolagos iniciou uma série de melhorias no sistema de abastecimento de água. Setores operacionais estratégicos, como a Estação de Tratamento de Água (ETA), o Centro de Controle Operacional (CCO) e as estações de bombeamento (boosters), estão recebendo novas câmeras, alarmes e sensores, que vão promover mais segurança, eficiência na operação, produção de energia ecologicamente correta e maior volume de água para distribuição. A previsão que é a instalação seja concluída até o fim de março.

Na ETA, localizada no distrito de São Vicente, em Araruama, a água é tratada após ser captada na Lagoa Juturnaíba e levada para abastecer os municípios de Iguaba Grande, São Pedro da Aldeia, Arraial do Cabo, Cabo Frio e Búzios. É nela onde estão acontecendo os maiores investimentos. O local está recebendo alarme na casa de bombas, câmeras e revitalização dos equipamentos de monitoramento, sensores de presença, de fumaça e de combustível, além do novo sistema de redundância no fornecimento de energia nos equipamentos automatizados, que vai garantir o bom funcionamento dos novos recursos.

Também será instalado um sistema fotovoltaico na estação de bombeamento Carijojó. A utilização de energia solar vai possibilitar a redução de custos com energia elétrica, maior segurança operacional através de um melhor acompanhamento dos sensores instalados ao longo do sistema de adução e melhora na distribuição. Os novos mecanismos de controle estarão conectados ao CCO, localizado na sede da concessionária, permitindo maior visualização dos processos, e auxilio na tomada de decisões.

“Esses investimentos irão facilitar o monitoramento e aumentar a segurança operacional. Consequentemente, a população também será beneficiada, já que o tempo de resposta a possíveis imprevistos será menor, garantindo maior eficiência no abastecimento das cidades da nossa área de concessão”, explica Victor Barreto, gestor de Automação da Prolagos.

VEJA TAMBÉM
- Advertisement -
- Advertisment -spot_img
- Advertisment -spot_img
- Advertisment -spot_img

Mais Lidas

Skip to content