O Procon de São Pedro da Aldeia realizou, nesta terça-feira (21), uma ação fiscalizatória na agência bancária do Itaú, localizada no centro da cidade. O órgão recebeu denúncias de que a unidade não está funcionando desde a segunda-feira (20) (confira matéria do Portal aqui) e notificou a instituição para retomar o atendimento normalizado o quanto antes. O Procon ressalta que serviços bancários são considerados essenciais para a população e não podem ser interrompidos.
O diretor do Procon aldeense, Arthur Reis, falou sobre a ação. “O Código de Defesa do Consumidor (CDC) define que o acesso aos serviços bancários, bem como ao direito à informação, são garantias legais dos consumidores. A interrupção desse serviço, sem a devida comunicação prévia ou justificativa plausível, fere as diretrizes do mesmo documento. Portanto, em defesa dos consumidores que foram lesados ao ficar sem atendimento, nós notificamos formalmente a agência para que providencie o imediato restabelecimento dos serviços, a fim de garantir o atendimento adequado aos consumidores”, destacou.
O Procon de São Pedro da Aldeia disponibiliza o WhatsApp (22) 2627-6086 ou o e-mail procon.spa@pmspa.rj.gov.br para denúncias de preços abusivos e outras irregularidades. O atendimento presencial é feito de segunda a sexta-feira, das 9h às 12h e das 13h30 às 17h, na sede localizada na Rua Hermógenes Freire da Costa, nº 136, no Centro, atrás do Fórum.