InícioRegião dos LagosCabo Frio"Presente às Águas" celebra Dia de Iemanjá em Cabo Frio

“Presente às Águas” celebra Dia de Iemanjá em Cabo Frio

Festividade, que também foi realizada em Tamoios, no Segundo Distrito, segue neste sábado (3)

A Praia do Forte, principal ponto turístico de Cabo Frio, recebeu mais uma edição do Presente às Águas, evento dedicado a louvar e homenagear Iemanjá, divindade do panteão africano, cultuada em todo o Brasil na Umbanda e no Candomblé. A programação no Canto do Forte aconteceu durante a sexta-feira (2). Já em Tamoios, que recebeu as celebrações pela primeira vez, a festividade segue neste sábado (3).

Na Praia do Forte, a 18ª edição do evento foi iniciada com a chegada da carreata e da imagem de Iemanjá. No Canto do Forte foram realizadas apresentações culturais como capoeira, samba de roda e jongo. Dando continuidade à programação, uma homenagem a Nossa Senhora dos Navegantes foi celebrada pelo bispo Dom Joanir da Silva Neves, da Igreja Católica Brasileira de Cabo Frio.

Ogan do Asé Parque São Jorge, André Matias, destacou a importância de se preservar a cultura afro-brasileira e ancestralidade em Cabo Frio.

“Toda vez que temos a oportunidade de vir pra rua fortalecer e fazer a promoção da cultura afro-brasileira devemos fazer. Esse evento, que está na 18° edição, tem o objetivo de resgatar a nossa ancestralidade e a nossa cultura. Agradeço a todas as casas de Candomblé e tendas de Umbanda, além do apoio da Prefeitura. Que venham mais anos e anos”, destacou.

As honrarias seguiram com louvação e homenagens dos terreiros de Umbanda, Xirê de Candomblé para os Orixás e a tão esperada entrega dos presentes para Iemanjá, nas águas da Praia do Forte, na direção da Boca da Barra. Na sexta, em Tamoios, no Pontal de Santo Antônio, a programação foi aberta com Xirê para os Orixás e toque dos ogans de casas de candomblé.

Festejos em Tamoios

No sábado, a concentração para o evento no distrito será às 14h, no Ginásio Poliesportivo João Augusto Teixeira Silva. A partir das 14h15 sai o cortejo com a imagem de Iemanjá e com os integrantes das casas religiosas em direção ao Pontal de Santo Antônio.

Às 15h30 será feita a louvação a Exu; às 16h o Xirê e, às 17h, a entrega dos balaios. No Pontal, a imagem será posteriormente fixada nas proximidades da areia. A entrega dos balaios será nos barcos de pescadores durante a procissão marítima. E, às 18h, os ogans tocarão pontos para os presentes.

- Advertisement -
VEJA TAMBÉM
- Advertisement -
- Advertisement -spot_img
- Advertisement -spot_img

Mais Lidas

- Advertisement -spot_img
- Advertisement -spot_img
- Advertisement -spot_img
Pular para o conteúdo