Nesta terça-feira (27), o prefeito de Búzios, Alexandre Martins, realizou uma reunião com representantes da Prolagos para tratar das soluções definitivas para os problemas na rede separativa do município. Participaram também os secretários de Saneamento e Drenagem, Aziel Vieira, de Governo, Marcus Valerius, e de Obras e Projetos, Leandro Pereira, além dos técnicos da empresa responsável pela execução das obras.
O principal ponto discutido foi a construção de um sistema de separador absoluto, separado da rede de drenagem pluvial, que tem o objetivo de eliminar a prática irregular de despejo de esgoto em galerias destinadas apenas à água da chuva. Tal medida visa cumprir o Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) firmado anteriormente, que determina o funcionamento adequado e desobstruído dessas redes.
Segundo o prefeito Alexandre Martins, é fundamental uma ação definitiva, sem soluções paliativas. “Quem joga esgoto na rede está errado, seja o morador ou a Prolagos. Toda casa deve ter fossa, filtro e sumidouro. Não se pode lançar esgoto na rede pluvial. Precisamos identificar os pontos críticos e, onde não há rede, trabalhar para construir. Caso contrário, nunca conseguiremos sanear toda a cidade e os crimes ambientais persistirão”, destacou.
O prefeito também chamou a atenção para os impactos que o despejo irregular de esgoto provoca durante as chuvas, quando a água pluvial carrega resíduos para as ruas e praias, contribuindo para alagamentos e poluição.
Durante a reunião, foi solicitada à Prolagos a realização de um estudo técnico específico para a Rua Turíbio, no Centro, onde as raízes das árvores estão causando obstruções na passagem da água. O prefeito ressaltou a necessidade de agilidade na intervenção, sem prejudicar o comércio local nem o fluxo de veículos.
Ficou definido que as obras de saneamento terão início em setembro, com planejamento para evitar impactos negativos no comércio e nos eventos da cidade. Além disso, será realizada a retirada das ligações clandestinas de esgoto nas redes pluviais, sem danificar a estrutura ou os paralelepípedos da via.
Pós-graduada em Jornalismo Investigativo pela Universidade Anhembi Morumbi; e graduada em Comunicação Social, com habilitação em Jornalismo, pela Universidade Veiga de Almeida.
Atuou como produtora/repórter na Lagos TV, Coordenadora de Programação na InterTV - Afiliada da Rede Globo, apresentadora na Rádio Costa do Sol FM e editora no Blog Cutback. É repórter no Portal RC24h desde 2016 e coordenadora de reportagem desde 2023, além de ser repórter colaboradora no jornal O Dia/Meia Hora. Também é criadora de conteúdo para a Web 3.0 na Hive.
Vencedora do 3º Prêmio Prolagos de Jornalismo Ambiental, na categoria web.