back to top
sexta-feira, julho 26, 2024
InícioRegião dos LagosCabo FrioPonto de abastecimento clandestino de água é flagrado em Cabo Frio 

Ponto de abastecimento clandestino de água é flagrado em Cabo Frio 

Agentes do Inea, com apoio da Prolagos e da polícia, interditaram o local, no Jardim Esperança, onde também funcionava um lava a jato  

Uma operação do Instituto Estadual do Ambiente (Inea) flagrou um ponto de abastecimento clandestino de caminhões pipa, no bairro Jardim Esperança, em Cabo Frio, nesta quinta-feira (7). No local, também funcionava um lava a jato que usava água furtada da rede. Motivada por uma denúncia anônima, a ação teve o apoio de uma equipe da Prolagos e da Polícia Militar. 

No momento da operação, ninguém foi encontrado e não havia caminhões-pipa no local, que foi interditado e multado. A equipe da concessionária retirou as ligações clandestinas instaladas na rede. Foram flagradas três ligações com a rede, que desviavam água 24 horas por dia, ocasionando uma perda média de 100 mil litros diariamente, o suficiente para atender cerca de 200 famílias. 

No mês passado, outra operação do Inea, com a participação da Prolagos, localizou dois pontos de abastecimento irregular de caminhões-pipa, no Jardim Peró, também em Cabo Frio.  Ao todo, foram descobertas 21 ligações para a rede, feitas de maneira irregular.  

As ligações clandestinas podem causar grande impacto no abastecimento de toda a região, principalmente durante a alta temporada ou em feriados, períodos em que as cidades da área de concessão recebem milhares de visitantes. Além disso, a prática ilegal representa risco à saúde da população, em razão da possível contaminação da rede. 

“As ligações irregulares reduzem a pressão da água na rede e impede que ela chegue em locais mais elevados e distantes do sistema de abastecimento. Essa irregularidade num período de alta temporada, quando a expectativa é que a população salte de 425 mil pessoas, para cerca de 1,5 milhão de habitantes, prejudica ainda mais o desempenho do abastecimento, impactando milhares de moradores e turistas”, explica o diretor executivo da Prolagos, José Carlos Almeida. 

Saiba como denunciar  

Denúncias de crimes ambientais em todo o estado do Rio de Janeiro podem ser feitas ao Linha Verde por meio dos telefones 0300 253 1177 (interior, custo de ligação local), 2253-1177 (capital), no aplicativo para celular “Disque Denúncia Rio”, onde usuários com sistema operacional Android ou iOS podem denunciar anexando fotos e vídeos, com a garantia de anonimato. 

Ludmila Lopes

Graduada em Comunicação Social, com habilitação em Jornalismo, pela Universidade Veiga de Almeida.

Já atuou como apresentadora na Jovem TV Notícias, em 2021. Escreve pelo Portal RC24h há três anos e atua, desde julho de 2022, como repórter do Jornal Razão, de Santa Catarina.

É autora publicada, com duas obras de romance e mais de 500 mil acessos nas plataformas digitais.

VEJA TAMBÉM
- Advertisement -
- Advertisement -spot_img
- Advertisement -spot_img
- Advertisement -spot_img
- Advertisement -spot_img
- Advertisement -spot_img
Pular para o conteúdo