13/12/2024 — 09:56
  (Horário de Brasília)

Polícia Ambiental apreende balões, aves e bandeira em Saquarema após denúncia

Informação apontava para um bar localizado na Rua José Mendes, na Basiléia, onde um indivíduo estaria confeccionando balões de forma irregular

Compartilhe

A Polícia Militar Ambiental do Parque Estadual da Serra da Tiririca apreendeu, na noite desta quarta-feira (27), balões, aves silvestres e uma bandeira em um estabelecimento na cidade de Saquarema.

A operação foi deflagrada após uma denúncia anônima recebida pelo programa Linha Verde, canal do Disque Denúncia voltado para questões ambientais. A informação apontava para um bar localizado na Rua José Mendes, na Basiléia, onde um indivíduo estaria confeccionando balões de forma irregular.

Diante da denúncia, agentes da 6ª Unidade de Policiamento Ambiental se deslocaram até o local indicado e constataram a veracidade da informação. No estabelecimento, os policiais encontraram dois balões com cerca de oito metros, uma bandeira de 10 metros e cinco pássaros silvestres em gaiolas, sem a devida autorização para criação.

O responsável pelo local foi conduzido para a 124ª Delegacia de Polícia (124ª DP), onde foi autuado por infringir os artigos 42 e 29 da Lei de Crimes Ambientais (Lei nº 9.605/98).

Aumento nas denúncias

Vale ressaltar que o programa Linha Verde tem registrado um aumento significativo nas denúncias de crimes ambientais relacionados a balões. Desde o início do ano, foram mais de 20 mil denúncias, sendo 183 especificamente sobre balões, o que representa um crescimento de 57% em comparação ao ano anterior.

Como denunciar

A população pode contribuir para a preservação do meio ambiente denunciando qualquer tipo de crime ambiental através do Linha Verde. As denúncias podem ser feitas pelos telefones (21) 2253-1177 e 0300 253 1177, ambos com WhatsApp anonimizado, ou pelo aplicativo “Disque Denúncia RJ”. O site do Disque Denúncia (www.disquedenuncia.org.br) e a página do Linha Verde no Facebook (www.facebook.com/linhaverdedd) também são canais disponíveis para realizar denúncias.

MTb 0022570/MG | Coordenadora de Reportagem  Site do(a) autor(a)

Pós-graduada em Jornalismo Investigativo pela Universidade Anhembi Morumbi; e graduada em Comunicação Social, com habilitação em Jornalismo, pela Universidade Veiga de Almeida.

Atuou como produtora/repórter na Lagos TV, Coordenadora de Programação na InterTV - Afiliada da Rede Globo, apresentadora na Rádio Costa do Sol FM e editora no Blog Cutback. É repórter no Portal RC24h desde 2016 e coordenadora de reportagem desde 2023, além de ser repórter colaboradora no jornal O Dia/Meia Hora. Também é criadora de conteúdo para a Web 3.0 na Hive.

Vencedora do 3º Prêmio Prolagos de Jornalismo Ambiental, na categoria web.

- Advertisement -
- Advertisement -spot_img

Leia mais

- Advertisement -spot_img

Mais notícias

Pular para o conteúdo