A Polícia Federal (PF) e o Ministério Público do Rio de Janeiro (MPRJ) deflagraram, nesta quinta-feira (19), a operação Drake para prender quatro policiais civis e um advogado por tráfico de drogas e corrupção em Saquarema e no Rio de Janeiro. Os agentes são acusados de negociar a liberação de 16 toneladas de maconha para o Comando Vermelho, a principal facção criminosa do estado.
As investigações apontam que os policiais abordaram um caminhão carregado com a droga na divisa de São Paulo com o Rio de Janeiro. Após levarem o veículo para a Cidade da Polícia Civil, os agentes negociaram a liberação da carga com um advogado, que atuaria como intermediário da facção criminosa.
Em troca da liberação da maconha, os policiais receberam propina. O caminhão foi então escoltado pelos agentes até Manguinhos, comunidade do Rio de Janeiro controlada pelo Comando Vermelho. Lá, a carga foi descarregada.
Entre os presos estão dois agentes da Delegacia de Roubos e Furtos de Cargas (DRFC) da PCERJ, com sede em Saquarema, no interior do estado. Os demais agentes são lotados na Cidade da Polícia Civil.
A operação foi realizada por agentes do Grupo de Investigações Sensíveis da PF (GISE/RJ) e da Delegacia de Repressão a Drogas (DRE/PF/RJ), em conjunto com a Promotoria de Justiça de Investigação Penal de Resende.
O nome da operação Drake remete ao pirata e corsário inglês Francis Drake, que saqueava caravelas que transportavam material roubado e se julgava isento de culpa em razão da origem ilícita dos bens.
Pós-graduada em Jornalismo Investigativo pela Universidade Anhembi Morumbi; e graduada em Comunicação Social, com habilitação em Jornalismo, pela Universidade Veiga de Almeida.
Atuou como produtora/repórter na Lagos TV, Coordenadora de Programação na InterTV - Afiliada da Rede Globo, apresentadora na Rádio Costa do Sol FM e editora no Blog Cutback. É repórter no Portal RC24h desde 2016 e coordenadora de reportagem desde 2023, além de ser repórter colaboradora no jornal O Dia/Meia Hora. Também é criadora de conteúdo para a Web 3.0 na Hive.
Vencedora do 3º Prêmio Prolagos de Jornalismo Ambiental, na categoria web.