A Polícia Federal (PF) indiciou o governador do Rio de Janeiro, Cláudio Castro, pelos crimes de corrupção passiva e peculato.
O atual governador é investigado desde 2023, com autorização do Superior Tribunal de Justiça (STJ). Ele é suspeito de envolvimento em um esquema em mandatos anteriores, quando era vereador e vice-governador do Rio. O relator do caso é o ministro Raul Araújo.
Com o pedido de indiciamento, caberá à Procuradoria-Geral da República (PGR) decidir agora se apresenta uma denúncia, se pede mais diligências à PF ou se arquiva o caso.
Investigações
Segundo as investigações da PF, Cláudio Castro recebeu aproximadamente R$ 400 mil em pagamentos indevidos entre 2017 e 2019, período em que foi vereador do Rio e vice-governador do estado.
Em pronunciamentos anteriores, a defesa do governador negou as irregularidades e classificou as informações como “infundadas, velhas e requentadas”. Os advogados também reiteraram que as apurações se baseiam na delação de um réu confesso, que é objeto de nulidade junto aos tribunais superiores, em razão de sua absoluta inconsistência.
Irmão de criação também indiciado pela PF
De acordo com o portal Uol, o irmão de criação de Cláudio Castro, Vinícius Sarciá Rocha, também foi indiciado. Em dezembro de 2023, ele chegou a ser alvo da Operação Sétimo Mandamento, da Polícia Federal, em uma investigação sobre possíveis fraudes em programas assistenciais do estado.
O indiciamento é o procedimento em que o delegado de polícia, no âmbito de uma investigação, conclui que há indícios de crime e associa os possíveis delitos a uma pessoa ou grupo de pessoas.
*Com informações do Metrópoles.
Pós-graduada em Jornalismo Investigativo pela Universidade Anhembi Morumbi; e graduada em Comunicação Social, com habilitação em Jornalismo, pela Universidade Veiga de Almeida.
Atuou como produtora/repórter na Lagos TV, Coordenadora de Programação na InterTV - Afiliada da Rede Globo, apresentadora na Rádio Costa do Sol FM e editora no Blog Cutback. É repórter no Portal RC24h desde 2016 e coordenadora de reportagem desde 2023, além de ser repórter colaboradora no jornal O Dia/Meia Hora. Também é criadora de conteúdo para a Web 3.0 na Hive.
Vencedora do 3º Prêmio Prolagos de Jornalismo Ambiental, na categoria web.