InícioDestaquePeríodo de defeso dos crustáceos garante pescado de qualidade em São Pedro...

Período de defeso dos crustáceos garante pescado de qualidade em São Pedro da Aldeia

No primeiro dia após defeso, pescadores aldeenses garantiram cerca de 3 toneladas de camarão

Os pescadores de São Pedro da Aldeia celebraram o fim dos três meses de defeso dos crustáceos na Laguna de Araruama. Com o respeito ao período de reprodução, a qualidade do pescado aumentou. De acordo com o município, nesta segunda-feira (3), foram capturadas cerca de 3 toneladas de camarão nos bairros da Ponta do Ambrósio, Baixo Grande, Mossoró, Porto da Aldeia e Poço Fundo, além da Praia do Siqueira.

O secretário-adjunto e responsável pelo Departamento de Pesca aldeense, Breno Bento dos Santos, destacou a importância do Defeso para os pescadores. “O período de defeso é uma etapa muito importante para a Laguna de Araruama. Conseguimos preservar as espécies e garantimos a qualidade do pescado, além disso, também ocorre a comercialização justa. A revisão da instrução normativa para separar o período do defeso do crustáceo foi crucial para termos um pescado de maior qualidade. Afinal, os períodos de reprodução dos peixes e crustáceos ocorrem em épocas diferentes. É uma vitória para os pescadores aldeenses”, declarou. 

O período de defeso do camarão, quando é proibida a pesca, passou por alterações e agora acontece de 1º de abril a 30 de junho. A mudança, publicada pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, visa proteger a época de recrutamento do animal e possibilitar a pesca artesanal na Laguna de Araruama quando os camarões estiverem maiores. Antes, o período de defesa era o mesmo dos peixes, de 1º de agosto a 31 de outubro. 

Graduada em Comunicação Social, com habilitação em Jornalismo, pela Universidade Veiga de Almeida.

Já atuou como apresentadora na Jovem TV Notícias, em 2021. Escreve pelo Portal RC24h há três anos e atua, desde julho de 2022, como repórter do Jornal Razão, de Santa Catarina.

É autora publicada, com duas obras de romance e mais de 500 mil acessos nas plataformas digitais.

- Advertisement -
VEJA TAMBÉM
- Advertisement -
- Advertisement -spot_img
- Advertisement -spot_img

Mais Lidas

- Advertisement -spot_img
- Advertisement -
- Advertisement -spot_img
Pular para o conteúdo