InícioRegião dos LagosArraial do CaboPais denunciam irregularidades no fechamento do Colégio Futuro Vip em Arraial e...

Pais denunciam irregularidades no fechamento do Colégio Futuro Vip em Arraial e Cabo Frio

Direção anunciou, nesta terça-feira (21), o encerramento repentino das atividades da instituição, com fechamento das escolas de forma imediata

O fechamento repentino do Colégio Futuro Vip, em Arraial do Cabo e Cabo Frio, tem causado indignação entre pais e alunos. A direção da escola afirma que a decisão foi tomada devido a dificuldades financeiras, mas pais e alunos contestam essa versão.

Em entrevista ao Portal RC24h, a diretora do Colégio Futuro Vip, Ivana Pinto Ferreira, afirmou que o ano letivo foi finalizado dentro da normalidade. “Todas as crianças fizeram todas as avaliações. Nós não estamos parando no meio do período. Somente alguns alunos que ficariam em alguma prova final ficariam até dezembro, mas a nossa previsão era de término para agora mesmo. Como eles fizeram todos os projetos e ganharam as notas”.

No entanto, um pai de alunos da unidade de Arraial do Cabo, Rodolfo Mendonça Carvalho, contesta a versão da direção da escola. Ele afirma que a renovação das matrículas para o ano letivo de 2024 já havia sido feita e que as provas foram antecipadas para o início de novembro, para que a escola pudesse encerrar as atividades antes do prazo previsto.

“Em outubro eles fizeram uma reunião com a gente, com os pais, sobre a renovação para o próximo ano. Apresentaram o novo material didático e houveram alguns questionamentos, alguns pais não tinham renovado a matrícula ainda, mas a grande maioria renovou, já que iria continuar com o serviço da escola ainda. Os pais pagaram a primeira mensalidade do ano de 2024 e pagaram a primeira mensalidade do material, que seria dividido em até 13 vezes. Então, nessa reunião, eles acordaram, fizeram tudo, fizeram um contrato de renovação com os pais e alunos”, afirma Carvalho.

Ainda segundo o pai, os diretores anteciparam o calendário de provas para o início de novembro, “para poder encerrar agora, como encerraram dessa forma covarde no dia de ontem [terça-feira (21)]”. Inicialmente, o calendário letivo iria até o dia 20 de dezembro.

“Eles anteciparam o calendário de provas, eles não terminaram os livros que eram do material didático desse ano. Fizeram provas até o livro 3, sendo que os alunos deveriam estudar até o livro 4. Eles não terminaram esse material, estavam em atraso com o material e ainda fizeram essa covardia de encerrar o ano letivo antes, de forma antecipada”, completa.

Além da antecipação das provas e do encerramento antecipado do ano letivo, Carvalho também reclama da falta de informações sobre a devolução do dinheiro que já havia sido pago para o ano letivo de 2024.

“Fecharam a escola com os materiais, não explicaram nada pra gente e só vão fazer a devolução de material dia 10 de dezembro, sendo que os profissionais que trabalham lá também estão com materiais, documentos, coisas pessoais, tudo trancado também dentro das unidades. Não nos deram informação nenhuma sobre a devolução do dinheiro que já foi investido para o próximo ano. A gente pagou a primeira mensalidade, mas teve pai que já quitou o material didático e teve pai que já quitou pelo menos seis meses de mensalidade”, afirma.

Rodolfo também alega que a escola não cumpriu com o compromisso de realizar a formatura dos alunos. “Nós pagamos, pelo menos pra mim, pra um dos meus filhos, a formatura, essa formatura iria ocorrer dia 9 de dezembro, eles só pagaram o espaço, não promoveram nada de cronograma, de programa, de formatura, e agora jogaram para os pais resolverem junto a casa de festas sobre a questão da formatura, e a gente tem que correr atrás agora de fazer o programa da formatura das crianças”, finalizou.

O vereador e presidente da Comissão dos Direitos do Consumidor da Câmara de Cabo Frio, Thiago Vasconcelos, orientou os pais de alunos do Colégio Futuro Vip a registrarem um boletim de ocorrência e também uma reclamação no Procon após a escola fechar as portas repentinamente na última terça-feira (21).

Vasconcelos também é pai de aluno do colégio e afirma que, assim como outros responsáveis, foi surpreendido ao levar o filho e encontrar a escola fechada.

“Fiquei muito preocupado e entrei em contato com a dra. Claúdia [Tavares, chefe do Procon], porque agora não tenho com quem deixar meu filho, foi paga a mensalidade e aula acabou”, diz o parlamentar.

A chefe do Procon de Cabo Frio, Cláudia Tavares, orienta que os responsáveis por alunos do Futuro Vip registrem um boletim de ocorrência na delegacia mais próxima.

Além disso, Cláudia orienta que os responsáveis registrem uma reclamação no Procon. “Estamos acolhendo as reclamações, registrando e montando um processo para levar até o Ministério Público”, garantiu.

Em nota, a direção afirmou que “toda a documentação vai ser entregue, e tudo o que as pessoas pagaram serão ressarcidas”.

ENTENDA O CASO

A direção da escola Futuro Vip Lagos, em Cabo Frio, anunciou, nesta terça-feira (21), o encerramento das atividades da instituição. Em um comunicado enviado pelas redes sociais, a direção disse que não haverá mais expediente e a escola se encontrá fechada imediatamente. A unidade oferecia ensino infantil, fundamental I e II.

A notícia pegou de surpresa professores, funcionários e pais de alunos, que se reuniram em uma manifestação no início da tarde na unidade de Cabo Frio, em busca de respostas.

Aline Souza, mãe de um aluno do colégio, afirmou que o comunicado só foi enviado “na parte da tarde, em e-mail. É uma surpresa para todos nós, porque hoje havia uma reunião com o conselho de classe, que seria às 15h. E aí, quando chegaram aqui na escola, a escola trancada. Sem ninguém. Marcamos de vir aqui, para a gente saber como proceder, o que fazer, né?”.

A preocupação também é em relação ao encerramento do ano letivo. A professora Daniela afirma que os profissionais foram bloqueados do sistema pedagógico. “A gente não tem acesso mesmo, porque nós fomos bloqueados. Então a gente não consegue nem lançar as nossas notas dos alunos. As notas que estão entrando no sistema, como nós vimos aqui, são notas que foram lançadas através deles [a direção], e não por parte do corpo docente, dos professores. E são notas máximas, automaticamente para aprovar os alunos”.

Coordenadora de Reportagem na Portal RC24h | Site do(a) autor(a)

Pós-graduada em Jornalismo Investigativo pela Universidade Anhembi Morumbi; e graduada em Comunicação Social, com habilitação em Jornalismo, pela Universidade Veiga de Almeida.

Atuou como produtora/repórter na Lagos TV, Coordenadora de Programação na InterTV - Afiliada da Rede Globo, apresentadora na Rádio Costa do Sol FM e editora no Blog Cutback. É repórter no Portal RC24h desde 2016 e coordenadora de reportagem desde 2023, além de ser repórter colaboradora no jornal O Dia/Meia Hora.

Vencedora do 3º Prêmio Prolagos de Jornalismo Ambiental, na categoria web.

- Advertisement -
VEJA TAMBÉM
- Advertisement -
- Advertisement -spot_img
- Advertisement -spot_img

Mais Lidas

- Advertisement -spot_img
- Advertisement -
- Advertisement -spot_img
Pular para o conteúdo