São Pedro da Aldeia promove, neste sábado (28), uma edição especial do projeto “Sal dá Jazz” com apresentação da Orquestra Sons da Aldeia. A realização do evento tem como objetivo fomentar as visitações à Casa do Artesão, além de estimular o turismo local. A programação musical começa às 19h, na Praça Hermógenes Freire da Costa, na Praia do Centro, e será aberta a todos os músicos, cantores e instrumentistas amantes da livre improvisação.
A Casa do Artesão funciona todos os dias das 17h às 22h.
O secretário municipal de Cultura, Thiago Marques, falou sobre a iniciativa. “O Sal dá Jazz normalmente é realizado às quintas-feiras, uma vez ao mês, com bandas do nosso Edital de Chamamento e repertório de jazz, bossa nova, samba/jazz e jazz latino. Para esta primeira edição de 2023, nós estamos unindo esforços junto à Secretaria de Turismo para ampliar a divulgação do trabalho dos nossos integrantes da Casa do Artesão. A ideia é divulgar o artesanato aldeense e, ao mesmo tempo, levar cultura, arte, música e diversão para a população”, destacou.
Com quase 30 instrumentistas, o conjunto promete encantar o público com um repertório instrumental de clássicos da Bossa Nova e do Standart Jazz. Formada há três meses, a Orquestra Sons da Aldeia é uma ação inédita lançada pela Secretaria Municipal de Cultura, viabilizada por meio de um Edital de Chamamento Público. O projeto foi criado para difundir a arte da música instrumental no município e reúne alunos dos bairros São João, Campo Redondo, Porto da Aldeia, Praia Linda, Porto do Carro, Centro, Estação e Morro dos Milagres. Semanalmente, os aprendizes recebem aulas gratuitas de prática instrumental no polo de formação do bairro São João.
A secretária de Turismo, Cláudia Tinoco, destacou a parceria na realização do evento. “O objetivo dessa ação é promover a valorização da arte local, em suas mais variadas expressões, e essa parceria com a Secretaria Municipal de Cultura está só no começo. O intuito é transformar o artesanato, já de muita qualidade, em um produto turístico, aumentando seu valor agregado e gerando emprego e renda”, disse.
Sobre a Casa do Artesão
A Casa do Artesão de São Pedro da Aldeia é o centro de referência do artesanato municipal e representa um ponto importante de apoio e incentivo aos artesãos da cidade, além de ser um espaço seguro para compras e lazer. O espaço conta com 20 boxes e abriga, em média, 50 artistas locais.
Localizada na Praça Hermógenes Freire da Costa, no centro da cidade, a Casa do Artesão está aberta todos os dias, das 17h às 22h, em um espaço amplo e confortável. O local oferece diversas opções para quem deseja guardar lembranças da cidade ou presentear amigos e familiares. Dentre os produtos comercializados estão bijuterias, macramê, crochê, mosaicos, produtos em MDF, feltro, material reciclado e bonecas de pano.