O Governador Cláudio Castro anunciou nesta quarta-feira (24) que mais 1.341 candidatos dos concursos da Polícia Civil de 2021 serão convocados para os cursos de formação profissional. Essa medida visa fortalecer o efetivo da instituição e reforçar a segurança pública no estado do Rio de Janeiro.
A autorização para as novas vagas foi publicada no Diário Oficial de hoje, contemplando diferentes cargos dentro da Polícia Civil. Serão disponibilizadas mais 66 vagas para o cargo de delegado, 500 vagas para inspetor, 500 vagas para investigador, 62 vagas para perito legista, 33 vagas para perito criminal, 90 vagas para técnico policial de necrópsia e 90 vagas para auxiliar policial de necrópsia. Essas vagas se somarão às 400 que já haviam sido autorizadas anteriormente.
O Governador Castro ressaltou a importância dessa medida e enfatizou o compromisso de cumprir as promessas feitas. “Essa é mais uma promessa que estamos cumprindo. Sabemos que a segurança pública é um desafio, mas temos feito um grande investimento nas nossas forças de segurança, cerca de R$ 1 bilhão. Aproveito para cumprimentar todos os candidatos dos concursos da Polícia Civil que vão iniciar o curso de formação. Contamos com vocês para tornar nosso estado do Rio um local mais seguro para quem mora e investe aqui”, destacou Castro.
A expectativa é que, até o final do segundo semestre deste ano, os candidatos convocados concluam o curso de formação e sejam nomeados e lotados para trabalhar nas unidades da Polícia Civil. Para identificar as áreas que mais necessitam de reforço, uma avaliação interna será realizada. Essa análise ocorrerá após a formação prática e teórica na renomada Academia de Polícia Sylvio Terra (Acadepol).
Com essa iniciativa, o Governo do Estado do Rio de Janeiro reafirma o compromisso em fortalecer a estrutura da Polícia Civil e melhorar a segurança pública. Espera-se que o aumento do efetivo contribua para a redução dos índices de criminalidade e ofereça um ambiente mais seguro para os cidadãos e investidores do estado.
Pós-graduada em Jornalismo Investigativo pela Universidade Anhembi Morumbi; e graduada em Comunicação Social, com habilitação em Jornalismo, pela Universidade Veiga de Almeida.
Atuou como produtora/repórter na Lagos TV, Coordenadora de Programação na InterTV - Afiliada da Rede Globo, apresentadora na Rádio Costa do Sol FM e editora no Blog Cutback. É repórter no Portal RC24h desde 2016 e coordenadora de reportagem desde 2023, além de ser repórter colaboradora no jornal O Dia/Meia Hora. Também é criadora de conteúdo para a Web 3.0 na Hive.
Vencedora do 3º Prêmio Prolagos de Jornalismo Ambiental, na categoria web.