BOCA MIÚDA: OS BASTIDORES DA POLÍTICA NA REGIÃO DOS LAGOS NESTA TERÇA-FEIRA (21)

Dr Adriano e Mureb na expectativa da 'volta' do Hospital da Mulher de Cabo Frio; Oitiva na CPI da Alerj; Witzel confirma reunião com prefeito de Arraial do Cabo; Era das lives em Iguaba Grande; HG segue no comando de Armação dos Búzios; Trio da Câmara de São Pedro de olho no estacionamento; Quem não chora não mama em Araruama... E muito mais!


EXPECTATIVA DE FUNCIONAMENTO

Dr Adriano (Rede), o prefeito, e Márcio Mureb, o secretário de Saúde, encararam cerca de 50 minutos a imprensa de Cabo Frio, hoje pela manhã, para falarem sobre a situação do Hospital da Mulher, interditado desde o último dia 16. Dependendo da avaliação que o Cremerj fizer esta noite, amanhã mesmo a unidade volta a funcionar em sua plenitude. E Dr Adriano demonstrou estar bem confiante que isso aconteça. Na coletiva, Mureb aproveitou para responder uma indagação comum a todos os veículos de comunicação, que nesse período conturbado da saúde cabo-friense raramente conseguiam falar com o secretário. Disse que não cabia a ele dar entrevista, mas sim ao prefeito. Ou seja, filho feio não tem pai.

 

 

 

MANGALÔ TRÊS VEZES!! 

Acabada a coletiva de imprensa do prefeito, Dr Adriano, mais descontraído, bateu um papo mais informal com os jornalistas. E "matou" o povo de rir com algumas de suas histórias pessoais. Papo vai, papo vem, comentamos que ele estava muito cheiroso. E estava mesmo. Adriano, mais que depressa, quis mostrar o "perfume": uma essência de ervas, dessas usadas em banho de descarrego. Tá certo prefeito, porque do jeito que a coisa anda em Cabo Frio, proteção nunca é demais. Mas acho que um dito popular se encaixa perfeitamente nessa situação: "Desconjuro pé de pato, mangalô três vezes", ou seja, sai pra lá energia negativa!

 

 

 

CIDADES COIRMÃS

Ontem à noite o prefeito Dr Adriano assinou um tratado de cidades coirmãs entre Cabo Frio e Ílhavo (Portugal), juntamente com o presidente da Câmara da cidade portuguesa, Fernando Caçoilo. A comitiva lusa está na cidade desde a última sexta, e de lá pra cá já participou de um tour nos principais pontos turísticos da cidade, de visitas técnicas nas salinas e no Aeroporto Internacional, além de encontros e reuniões. Hoje a delegação participou de uma reunião com empresários para apresentação de projetos e fez palestra no IFF. A visita de representantes de Cabo Frio à cidade de Ílhavo, como parte do tratado, está prevista para agosto, quando acontece o tradicional Festival de Bacalhau da cidade, considerado um dos mais tradicionais de Portugal.

 

 

 

CPI DA ALERJ

E hoje foi dia de oitiva na CPI da Alerj, que - tal como a comissão municipal, a CPI da Câmara - investiga a mortandade de bebês no Hospital da Mulher entre o final de 2018 e abril deste ano. Por conta da interdição ocorrida, a presidente da Comissão, deputada Renata Souza (PSOL), mandou chamar o Cremerj. Desta feita, foram ouvidos diretores de fiscalização do conselho e a Defensoria Pública do Estado. "Enquanto mulheres continuarem morrendo por falta de assistência básica de saúde eu não descansarei", sentenciou a deputada.

 

 

 

AGORA VAI

Dessa vez é oficial. O pré-candidato a prefeito de Cabo Frio pelo PDT, José Bonifácio - que já foi prefeito da cidade, já garantiu agendamento para transferência de título para o município. Ele que tinha transferido o domicílio eleitoral para Arraial do Cabo, onde chegou a disputar duas vezes a eleição municipal, diante dos apelos resolveu voltar ao berço de origem. Para desespero de seus adversários, a campanha de Zezinho vai ganhando corpo. Inclusive no domingo (19) teve reunião pra ele, na casa de Ermelinda, conhecida figura da cidade e grande liderança. José Bonifácio disse que agora é assim, toda hora alguém o chama para encontros e reuniões. Tá bem curiosa essa movimentação do Bonifácio hein...

 

 

 

 

GREVE ACABOU

Os profissionais da Educação de Cabo Frio suspenderam a greve da rede municipal, deflagrada no último dia 10. Em asembleia realizada ontem, os servidores aceitaram a proposta da prefeitura de reajuste de 8% no salário. A proposta também contempla cálculo da insalubridade para auxiliar de serviços gerais, isonomia para inspetor de alunos e auxiliar de classe, além da retomada da negociação do reajuste salarial em setembro. Contudo, o estado de greve será mantido e, caso o governo não cumpra com qualquer item do acordo, a paralisação será retomada por tempo indeterminado. Pelo andar da carruagem, a nova secretária de Educação parece não ter habilidade no diálogo com o sindicato.

 

 

 

 

REUNIÃO CONFIRMADA

Agora vai. O prefeito de Arraial do Cabo Renatinho Vianna (PRB) disse que o governador Wilson Witzel (PSC) ligou hoje para ele e confirmou sua visita à cidade, na quinta-feira (23). Depois do furo estratosférico dado aos prefeitos da Região dos Lagos, no último domingo (19), antes tarde do que nunca. É urgente que o governador veja e ouça as demandas locais após as fortes chuvas do último fim de semana. Renatinho vai receber Witzel em seu gabinete da Prefeitura, às 14h. "É muito importante que as demandas sejam ouvidas e atendidas pelo governador para recuperar a cidade e dar apoio às famílias que perderam suas casas. Vamos a luta e vai dar tudo certo", animou-se o prefeito cabista, que hoje recebeu a grata notícia da justiça que o município encontra-se adimplente com os precatórios. Bom lembrar que também na quinta, às 11h, Witzel estará em Campos para a abertura da RioAgro. Tomara que não se atrase.

 

 

 

AMOR ENCUBADO

Pegou meio mal a primeira "ação" do vereador Willian Luz (PT), suplente de Ayron Freixo, que acabou de ocupar lugar na Câmara depois que Freixo assumiu a secretaria de Ação Social, no último dia 10. Na sessão de hoje, Luz pediu vista do processo relativo ao aluguel social das famílias desabrigadas em consequência das últimas chuvas. O pedido chegou à Casa em regime de urgência, claro, devido à necessidade de rápida resolução. Qual o intuito de um "pedido de vista" diante de uma situação como essa? O que se comenta no Beco da Fofoca é que o parlamentar, que já foi grande amigo de Ayron, não perde a chance de ofuscar o trabalho do agora secretário, ao invés de fazer o trabalho dele, que é representar a população. A turma diz que isso é amor antigo encubado, mas tem quem ache que é pura inveja mesmo.

 

 

 

 

ERA DAS LIVES

As lives no Facebook realmente estão comandando a corrida à prefeitura de Iguaba Grande, que vai passar por eleição suplementar no próximo dia 2 de junho. Os candidatos têm ido às ruas também, mas o bate-papo virtual é a grande aposta para se aproximar do eleitor. Vantoil Martins (PPS) foi quem deu a largada e os demais também aderiram, mas o candidato do PPS, até o momento, é que teve mais visualizações, compartilhamentos e comentários. Nessa estatística, vem seguido por Rodolfinho Pedrosa (PR), Miqueias Gomes (MDB), Washington Tahim (PSL) e Jeffinho do Gás (PTC). Vale ressaltar que essa matemática foi com relação às últimas lives de cada um dos postulantes ao cargo de prefeito.

 

 

 

HG SEGUE NO COMANDO

Em Armação dos Búzios Henrique Gomes (DEM) segue como prefeito do balneário. Pelo menos até a data de hoje. Inclusive já mandou consertar a cratera que se abriu no calçadão da Rua das Pedras, em virtude da chuvarada do fim de semana. Por enquanto, a turma de André está em silêncio, mas ele, no fim de semana, postou no Face o desejo de concluir seu projeto político. "A justiça não falhará", escreveu.

 

 

 

SEMPRE ELES

O trio mais combativo da Câmara de Vereadores de São Pedro da Aldeia - Claudinha Gregório (PTB), Ediel Teles (PDT) e Naldinho Linhares (MDB) - continua focado 100% na CPI da Merenda, que foi prorrogada recentemente por causa dos atrasos nas respostas dos ofícios enviados ao executivo. Na sessão da Câmara de hoje, foi aprovado um projeto de criação de um fundo especial de gestão dos valores arrecadados pelo sistema de estacionamento rotativo remunerado, sistema este que já em vigor. Afinal de contas, quem paga imposto tem o direito de saber para onde está indo o dinheiro.

 

 

GABINETE DO ERON

Como em todos os municípios atingidos pela chuva, São Pedro da Aldeia está em situação de emergência e também teve que montar um gabinete de crise, que, em resumo, delega as tarefas de cada secretaria em situações como essa. Mas o líder'' do grupo, o prefeito Cláudio Chumbinho (MDB), mais uma vez, não apareceu. Ontem teve reunião, liderada pelo secretário de Governo Eron Bezerra, que tem feito mais o papel de chefe do executivo do que o próprio. Na oportunidade, ficou decidido que a Prefeitura realizará ações emergenciais, como mutirão de limpeza e retirada de árvores.

 

 

 

QUEM NÃO CHORA...

...não mama! Ela pediu e foi atendida. A prefeita Lívia de Chiquinho (PDT) pediu maquinário emprestado para quem pudesse ceder e ajudar nos trabalhos após o temporal que deixou a cidade na lama. Enquanto o processo de locação de maquinário, no valor aproximado de R$ 1,6 milhão, não sai, a chefe do executivo foi pra rede social solicitar ajuda da população, como publicado na BM de ontem. Pelo menos um caminhão já foi garantido. Será emprestado pelo vereador Aridio Martins (PSD), o Aridinho.

 

 

 

 

REVISÃO DE TAXA

O requerimento, que pede a revisão do valor cobrado pelo tratamento de esgoto na cidade, fomentou intenso debate na sessão de hoje na Câmara de Macaé. A iniciativa partiu do vereador Márcio Bittencourt (MDB) que questionou o atual critério de cobrança da tarifa. Segundo Bittencourt, quem tem acesso ao esgoto tratado paga 100% do preço da água pelo serviço, isto é, receberia duas contas de igual valor. Já daqueles que não possuem o seu esgoto tratado seria cobrado o equivalente a 8% do preço pago pelo abastecimento de água. "Minha proposta é que o Executivo peça uma revisão dessa taxa, que considero elevada, à empresa BRK, responsável pelo tratamento do esgoto na cidade", pediu o vereador.

Categorias: Boca Miúda

Fotos da notícia




Outras notícias