Colocada no canto direito da Praia da Ferradura, em Búzios, a nova estátua de Iemanjá já está em seu altar reformado, e protegido com câmeras de vigilância, após atos de vandalismo e intolerância religiosa.
A antiga imagem que estava no local foi alvo de destruição por duas vezes seguidas, e noticiadas pelo Portal RC24h. Na última, no mês passado, os vândalos levaram a cabeça da estátua para evitar que ela fosse restaurada novamente.
Na ocasião, o secretário de Cultura e Patrimônio Histórico de Armação dos Búzios, Romano Lorenzi lamentou e repudiou o ato.
“O que aconteceu é um crime. Nós não vamos nos calar diante dessa situação, estamos trabalhando para que isso não se repita na cidade de Armação dos Búzios, uma cidade onde a diversidade religiosa, a diversidade cultural vivem na mais perfeita harmonia. Não vamos admitir que atos como esse voltem a se repetir”, disse.
Agora, com o reparo do altar e a nova imagem, foi preciso optar por um método que evitasse a depredação deliberada do local. De acordo com o arquiteto Hélio Pellegrino, responsável pela primeira restauração, uma câmera de segurança foi instalada nas imediações.