Manoela Minuto Aguiar ainda estava viva quando foi jogada no mar da Praia do Barreto, em Macaé, na manhã deste domingo (28), pela própria mãe, após ter sido esfaqueada. É o que aponta o laudo da necropsia realizada pelo Instituto Médico Legal (IML) macaense, que constatou que a causa da morte teria sido por afogamento. A princípio, a suspeita era de que a menina, de apenas 3 anos, teria sido morta pelos golpes de faca desferidos por Karine da Silva Minuto, de 25 anos.
O corpo da criança foi localizado por um bombeiro militar, logo depois que a mulher disse ao pai que “Manoela está no céu”. O avô da menina foi quem reconheceu o cadáver, ainda durante a manhã, na praia.
Durante um depoimento na Delegacia de Rio das Ostras (128ª DP), o homem disse que teria ido a casa da filha, porque nos últimos dias ela apresentava descontrole emocional. Ao não localizá-la na residência, ele saiu do local e, passando pelo bairro Barra Mares, encontrou Karine sozinha pedalando uma bicicleta e questionou onde a neta estaria.
A mulher confessou que teria matado a própria filha e, em seguida, jogou o corpo de Manoela no Rio Macaé. O avô acionou o Corpo de Bombeiros e, juntos, foram até o local indicado pela assassina, onde receberam a informação de que um cadáver de uma criança havia sido encontrado no Barreto.
Karine chegou a confessar o crime também à Polícia Militar, mas, durante o interrogatório na delegacia, preferiu se manter em silêncio.
De acordo com a Polícia Civil, a autora do crime dividia a guarda da menina com o ex-marido, pai da criança. Ele também prestou depoimento na distrital, onde relatou ter deixado a criança na manhã desse domingo com a mãe e logo depois teria recebido uma ligação do ex-sogro informando que a filha estaria andando sem a neta.
O pai da vítima foi à delegacia de Macaé para registrar o desaparecimento da filha, quando recebeu a notícia de que o corpo havia sido encontrado.
A acusada foi autuada e presa em flagrante por pelo crime de homicídio consumado, conforme o delegado da 128ª DP, Victor de Azevedo.
Pós-graduada em Jornalismo Investigativo pela Universidade Anhembi Morumbi; e graduada em Comunicação Social, com habilitação em Jornalismo, pela Universidade Veiga de Almeida.
Atuou como produtora/repórter na Lagos TV, Coordenadora de Programação na InterTV - Afiliada da Rede Globo, apresentadora na Rádio Costa do Sol FM e editora no Blog Cutback. É repórter no Portal RC24h desde 2016 e coordenadora de reportagem desde 2023, além de ser repórter colaboradora no jornal O Dia/Meia Hora. Também é criadora de conteúdo para a Web 3.0 na Hive.
Vencedora do 3º Prêmio Prolagos de Jornalismo Ambiental, na categoria web.