O 6º Tamoios Moto Show, evento que aconteceria neste feriadão da Semana Santa em Cabo Frio, foi cancelado de última hora nesta quinta-feira (28), primeiro dia do evento, gerando revolta entre os organizadores e participantes. Segundo Edson Santana, presidente da Associação de Motociclistas de Tamoios, a responsável pelo cancelamento foi a prefeita Magdala Furtado, que teria se recusado a pagar a emenda impositiva destinada ao Moto Show e mandado lacrar o Ginásio Poliesportivo Municipal João Augusto Teixeira Silva, impedindo o uso de banheiros e a montagem de barracas de camping dos motociclistas.
“A prefeita se comprometeu em apoiar o evento por meio de cota de patrocínio via emenda impositiva”, afirma Santana. “No entanto, no último minuto, ela mudou de ideia e disse que não iria pagar”.
A decisão da prefeita causou transtornos aos motociclistas que já estavam em viagem para Cabo Frio para participar do evento. Sem acesso aos banheiros e à área de camping, muitos se viram obrigados a buscar acomodações em pousadas da região.
“O público viajante, a gente sempre prepara, para aqueles que não têm condições de ficar em uma pousada ou num hotel, uma área de camping. A gente paga por isso, a gente tem custeio por isso. A gente fornece um café da manhã, toda uma estrutura para o viajante. E, nesse caso, até o último minuto de quinta-feira, Magdala alegava que iria pagar, que iria pagar e, do nada, a cabeça dela virou e disse que não iria pagar os fornecedores, a emenda impositiva… Ela não iria custear nada disso. Então, isso gerou uma indignação”, explica Edson.
Ainda conforme o presidente da Associação de Motociclistas de Tamoios, o superintendente de eventos do município, Marcelinho Megamix, estava no local durante todo o dia, acompanhando a montagem do evento, a mando da prefeita Magdala Furtado, que chegou a publicar nas próprias redes sociais sobre o 6ª Tamoios Moto Show, que também foi amplamente divulgados no site e redes sociais da prefeitura.
“A falta de compromisso e a falta de palavra da prefeita causaram um grande transtorno para a Associação e para os motociclistas”, lamenta Santana. “Ela não teve a mínima consideração com os visitantes que vieram de outras cidades”.
Diante da situação, a Associação de Motociclistas de Tamoios decidiu tomar medidas contra a prefeita. Eles pretendem cobrar providências na Câmara de Vereadores e no Judiciário, além de buscar o impeachment de Magdala Furtado.
“Nós vamos ter uma reunião na Câmara de Vereadores com o presidente da Casa, Miguel Alencar. Nós vamos exigir que tire de baixo do braço dele o processo de impeachment da prefeita, que tire a prefeita do cargo. Nós vamos nos no judiciário perante a juíza que determinou que fosse apurado, que fosse implantado o processo de impeachment da Magdala Furtado, e nós vamos estar como instituição representando contra a prefeita”, afirma Santana.
O vereador Adeir Novaes se manifestou nas redes sociais para denunciar o cancelamento do 6º Tamoios Moto Show, reiterando que o cancelamento se deve à recusa da prefeita Magdala Furtado em depositar a emenda impositiva destinada ao evento. A emenda, que foi de autoria do próprio vereador, garantiria a estrutura necessária para a realização do Moto Show.
“Infelizmente, estão retirando toda a estrutura e levando embora”, lamentou Novaes em um vídeo publicado. “A prefeita tinha o prazo exato para depositar nossa emenda impositiva, mas infelizmente ela não depositou, avisou que não vai depositar e infelizmente o fornecedor está levando toda a estrutura embora”.
O vereador criticou a atitude da prefeita, que, segundo ele, “não tem compromisso com Tamoios”. “Uma prefeita que é daqui, que fala que gosta de Tamoios, que é a primeira prefeita de Tamoios e essa é a vergonha que Tamoios está passando por conta disso aqui”, disse Novaes.
O Portal RC24h procurou a prefeitura de Cabo Frio para esclarecer sobre o caso, mas não recebeu respostas até o fechamento da matéria.
Pós-graduada em Jornalismo Investigativo pela Universidade Anhembi Morumbi; e graduada em Comunicação Social, com habilitação em Jornalismo, pela Universidade Veiga de Almeida.
Atuou como produtora/repórter na Lagos TV, Coordenadora de Programação na InterTV - Afiliada da Rede Globo, apresentadora na Rádio Costa do Sol FM e editora no Blog Cutback. É repórter no Portal RC24h desde 2016 e coordenadora de reportagem desde 2023, além de ser repórter colaboradora no jornal O Dia/Meia Hora. Também é criadora de conteúdo para a Web 3.0 na Hive.
Vencedora do 3º Prêmio Prolagos de Jornalismo Ambiental, na categoria web.