21/04/2025 — 17:38
  (Horário de Brasília)

Moradores denunciam lama e mau cheiro na Praia do Siqueira, em Cabo Frio

Para resolver o problema, autoridades envolvidas informaram que está sendo realizada uma obra de ampliação da ETE da localidade, que está sendo transformada em uma unidade de tratamento terciário

Compartilhe

Moradores de Cabo Frio denunciaram, nesta quinta-feira (20), a presença de lama e um forte odor fétido na Praia do Siqueira, numa região localizada próximo à Universidade Veiga de Almeida (UVA). Imagens feitas por frequentadores mostram a situação crítica do local, que há anos é alvo de queixas.

A poluição na Praia do Siqueira tem sido apontada pelos moradores como um problema recorrente. Segundo relatos, após períodos de chuva, a água pluvial se mistura a efluentes, sobrecarregando o sistema de esgoto e resultando no despejo de resíduos na Lagoa de Araruama.

Além da Praia do Siqueira, outras áreas ao redor da Lagoa de Araruama também enfrentam problemas ambientais. Em municípios vizinhos, como São Pedro da Aldeia, moradores relatam que a lagoa apresenta grande quantidade de algas, lama e esgoto in natura, com águas poluídas por resíduos sólidos e vegetação em decomposição.

Diante dos fatos, o RC24h entrou em contato com a prefeitura de Cabo Frio e com a Prolagos, responsável pelo saneamento básico e tratamento de esgoto na região, questionando sobre a situação da Praia do Siqueira.

Em resposta, a Prolagos enviou uma nota informando que “a Lagoa de Araruama possui características próprias que influenciam diretamente na sua aparência como direção e velocidade dos ventos, movimento de marés, índice pluviométrico, altas temperaturas e baixa profundidade. No caso da Praia do Siqueira, historicamente, quando chove, o bairro recebe a contribuição de rede de drenagem de toda a área central de Cabo Frio há décadas, o que acaba resultando no acúmulo de material natural naquele local, que é um ponto de difícil renovação de água”.

Destacou também que “como forma de apoiar o município, a concessionária está realizando um estudo que vai auxiliar a prefeitura na dragagem da Lagoa de Araruama no local. Além disso, está em andamento a obra de modernização da Estação de Tratamento de Esgoto (ETE) situada na Praia do Siqueira, em Cabo Frio. Ao fim das intervenções, a unidade irá passar a operar dentro do modelo terciário, gerando ao final do processo água de reuso, que pode ser utilizada para irrigação de jardins e outros fins”.

Confira a nota completa:

“A Lagoa de Araruama possui características próprias que influenciam diretamente na sua aparência como direção e velocidade dos ventos, movimento de marés, índice pluviométrico, altas temperaturas e baixa profundidade. No caso da Praia do Siqueira, historicamente, quando chove, o bairro recebe a contribuição de rede de drenagem de toda a área central de Cabo Frio há décadas, o que acaba resultando no acúmulo de material natural naquele local, que é um ponto de difícil renovação de água.

Como forma de apoiar o município, a concessionária está realizando um estudo que vai auxiliar a prefeitura na dragagem da Lagoa de Araruama no local. Além disso, está em andamento a obra de modernização da Estação de Tratamento de Esgoto (ETE) situada na Praia do Siqueira, em Cabo Frio. Ao fim das intervenções, a unidade irá passar a operar dentro do modelo terciário, gerando ao final do processo água de reuso, que pode ser utilizada para irrigação de jardins e outros fins.

A empresa também vem realizando obras de ampliação do cinturão coletor de esgoto no entorno da Lagoa de Araruama. Estão sendo implementados mais de 26 quilômetros de rede, se somando aos 38 quilômetros já existentes, contemplando a região citada próximo a Universidade Veiga de Almeia. Já na área da Praia do Siqueira, a concessionária implantou cerca de 3km de rede separativa de esgoto para atender os mais de 1.500 moradores.

Para contribuir com os órgãos competentes na gestão da laguna e como parte integrante do Comitê de Bacias Lagos São João, a Prolagos está participando das vistorias técnicas do comitê, em conjunto com o Consórcio Intermunicipal Lagos São João, INEA (Instituto Estadual do Ambiente) e secretarias municipais de Meio Ambiente, para encontrar ações cabíveis”.

Já a prefeitura de Cabo Frio, através das redes sociais, divulgou que está sendo realizada uma “obra de ampliação da Estação de Tratamento de Esgoto (ETE) da Praia de Siqueira, que está sendo transformada em uma unidade de tratamento terciário”.

Nas redes sociais do prefeito Dr. Serginho (PL), ele destacou que a obra “vai acabar com o despejo de esgoto in natura na nossa lagoa, garantindo que a água devolvida seja tratada e de qualidade”.

Além disso, recentemente, o gestor também divulgou que, logo após o Carnaval, a prefeitura iniciará um grande trabalho de desobstrução no principal canal de esgoto e água pluvial da cidade, o Canal do Parque Burle.

Segundo ele, o município já começou a limpar os bueiros e galerias das ruas do Parque Burle, removendo toneladas de resíduos acumulados. Serginho pontuou que “esse é um passo essencial para evitar que o material vá parar na Lagoa de Araruama e garantir que a água das chuvas possa escoar corretamente”.

Em nota, o município informou que “uma equipe técnica será enviada imediatamente à Praia do Siqueira para verificar a presença de lama e odor forte relatados por moradores na área próxima à Universidade Veiga de Almeida”.

Disse também que, “após a vistoria, serão adotadas as medidas cabíveis para identificar a causa do problema e, se necessário, promover as devidas ações corretivas”.

 

Ludmila Lopes

Graduada em Jornalismo pela Universidade Veiga de Almeida. Já atuou como apresentadora na Jovem TV Notícias, em 2021. Escreve pelo Portal RC24h há 4 anos e atua, desde 2022, como repórter no Jornal Razão, de Santa Catarina. É autora publicada, com duas obras de romance e quase 1 milhão de acessos nas plataformas digitais.

Vencedora do 6º Prêmio Prolagos de Jornalismo Ambiental, na categoria web. Pós-graduanda em Assessoria de Imprensa, Jornalismo Estratégico e Gestão de Crises pela Universidade Castelo Branco (UCB).

- Advertisement -spot_img
- Advertisement -spot_img
- Advertisement -spot_img

Leia mais

- Advertisement -spot_img

Mais notícias