InícioRegião dos LagosArmação dos BúziosMinistério Público celebra TAC com Búzios para regularização da gestão de pessoal

Ministério Público celebra TAC com Búzios para regularização da gestão de pessoal

Pelo documento, município tem que terminar de convocar os concursados de 2012 e realizar novo concurso, o que inclusive foi anunciado pelo prefeito Alexandre Martins, nesta terça (21), em entrevista ao Portal RC24h

O Ministério Público do Estado do Rio de janeiro (MPRJ), por meio da 2ª Promotoria de Justiça de Tutela Coletiva do Núcleo Cabo Frio, celebrou, nesta segunda-feira (20), Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) com o Município de Armação dos Búzios com o objetivo de regularizar a gestão de pessoal na administração pública municipal.

De acordo com o documento, o Município de Armação de Búzios deve detalhar e estabelecer um cronograma de providências a serem adotadas para cumprimento das decisões proferidas nos processos judiciais nº 0002217-83.2014.8.19.0078 e 0002218-68.2014.8.19.0078, com a consequente convocação, nomeação e posse dos candidatos remanescentes do concurso público de 2012; assim como planejar, detalhar e estabelecer um cronograma para suprimento das necessidades atuais de força de trabalho permanente da administração pública municipal, com a realização de novo concurso público.

O chamamento dos classificados do dito concurso, bem como um novo concurso público já haviam sido, inclusive, anunciados pelo prefeito Alexandre Martins, nesta terça (21), em entrevista no #15MinutosNoRC.

Ainda segundo o TAC, o município se compromete a adequar e redimensionar o quadro de cargos em comissão da administração pública municipal, além de adotar providências para vedar e prevenir a admissão irregular de pessoal nos quadros da prefeitura.

O MPRJ contou com a contribuição do Tribunal de Contas do Estado (TCE-RJ) para a elaboração do TAC, obtendo informações relevantes em reuniões realizadas, em 22/04/21 e 23/09/21, com a Subsecretaria de Controle de Pessoal e a Coordenadoria de Informações Estratégicas para o Controle Externo. Uma auditoria de conformidade foi deflagrada pela Corte de Contas para verificação da regularidade das admissões em cargos em comissão no Município Búzios. O acordo também cobra o registro das admissões de pessoal no sistema próprio do TCE-RJ.

As irregularidades que perduram há anos em Armação dos Búzios foram detectadas em inquéritos civis da 2ª Promotoria de Justiça de Tutela Coletiva do Núcleo Cabo Frio e em diversos processos do TCE-RJ. Desde abril de 2021, a atual gestão municipal concordou em construir, de forma consensual e colaborativa, um plano para sanar as irregularidades e encerrar processos judiciais em curso, além de revisar, organizar e profissionalizar sua gestão de pessoal.

Em caso de descumprimento parcial ou integral das obrigações assumidas nos prazos estabelecidos no Termo de Ajustamento de Conduta, a multa é de R$ 500 por dia, além das medidas judiciais já impostas.

VEJA TAMBÉM
- Advertisement -
- Advertisment -spot_img
- Advertisment -spot_img
- Advertisment -spot_img
- Advertisment -spot_img

Mais Lidas

Skip to content