O Museu de Arte Religiosa e Tradicional (Mart/Ibram)de Cabo Frio inaugura, nesta sexta-feira (18), a partir das 17h, a sua nova exposição de curta duração, intitulada “Chiquinho e a Sala do Artista Popular”. O evento incluirá uma mesa de debates para o lançamento do livro que retrata a trajetória do artista cabofriense Chiquinho da Sucata.
A exposição apresentará obras exclusivas e discutirá um pouco da carreira deste artista renomado em nossa cidade e reconhecido em diversas regiões do país. A inauguração incluirá o lançamento do livro “Chiquinho e a Sala do Artista Popular – coleção conflitos, direitos e sociedade”, escrito pela museóloga e coordenadora de museologia do Museu de Arte Moderna do Rio de Janeiro (MAM Rio), Maria Gripp.
Participarão da conversa Daniel Reis, antropólogo do Centro Nacional de Folclore e Cultura Popular (CNFCP/IPHAN); Maria Gripp, coordenadora de museologia do Museu de Arte Moderna do Rio de Janeiro (MAM Rio) e também antropóloga; Renata Gonçalves, antropóloga e docente do Departamento de Antropologia da Universidade Federal Fluminense (UFF); e o artista Chiquinho da Sucata, que utiliza sucatas há mais de 45 anos para criar suas obras, atualmente expostas em diversas cidades do Brasil.
A mesa discutirá os desdobramentos da pesquisa de mestrado conduzida por Maria, que trata de temas como políticas culturais, práticas de pesquisa e instituições culturais, trajetórias de vida de artistas e pesquisadores, que resultaram na publicação do livro.
A exposição ficará na saleta do Mart, até o mês de outubro de 2025, com entrada gratuita e aberta ao público. Para conhecer, basta comparecer ao Museu de Arte Religiosa e Tradicional de Cabo Frio, no Largo de Santo Antônio, s/nº Centro.
