back to top
sexta-feira, julho 26, 2024
InícioCulturaMaricá tem programação em comemoração ao Dia Internacional do Orgulho LGBTQIAP+

Maricá tem programação em comemoração ao Dia Internacional do Orgulho LGBTQIAP+

As atividades começaram na última segunda (26) e seguem até a próxima sexta-feira (30), com debates, ações sociais, shows e apresentações artísticas

O Dia Internacional do Orgulho LGBTQIAP+ é comemorado anualmente em 28 de junho e, para marcar a data, o município de Maricá lançou a campanha “Respeite o meu orgulho”, com o objetivo de afirmar as diferenças e uma convivência social respeitosa. As atividades começaram na última segunda (26) e seguem até a próxima sexta-feira (30), com debates, ações sociais, shows e apresentações artísticas.

As ações são direcionadas a pessoas lésbicas, bissexuais, transgênero, queer, intersexo, assexuais e todos os membros da comunidade. As comemorações começaram na última segunda-feira (26), com debates sobre Educação pelos Direitos Humanos celebrando o Orgulho LGBTQIA+ no Instituto Federal Fluminense (IFF), em Ubatiba.

Confira a programação:

Nesta terça-feira (27), às 10h, aconteceu a posse da Comissão de Direitos Humanos e Educação da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB- Maricá) e palestra do advogado Nélio Georgini, na sede da OAB- Maricá, em Araçatiba.

Já nesta quarta-feira (28), Dia Internacional do Orgulho LGBTQIA+, aconteceu o hasteamento da bandeira Arco Íris do Orgulho LGBTQIAPN+ na Casa de Cultura. Também teve uma reunião com o Conselho Municipal LGBT da cidade na Câmara Municipal de Maricá para homenagear militantes pelo Dia Internacional do Orgulho LGBTQIAPN+, com entrega de moções.

As comemorações acontecem na próxima sexta-feira (30), às 10h, com o debate “Saúde É Orgulho”, com profissionais de saúde do 4º distrito, na Lona Cultural Beth Carvalho, em Itaipuaçu. A partir das 14h, na Praça Orlando de Barros Pimentel, está programado o ato político cultural “Respeite nosso orgulho”, com realização de ações sociais, shows e apresentações artísticas.

Origem da data

O Dia do Orgulho LGBT foi criado em homenagem a um episódio da luta da comunidade gay pelos seus direitos: a Rebelião de Stonewall Inn. Em 1969, esta data marcou a revolta da comunidade contra uma série de invasões da polícia de Nova York aos bares que eram frequentados por homossexuais, que eram presos e sofriam represálias por parte das autoridades.

Diante do acontecimento, foram feitos diversos protestos em favor dos direitos dos homossexuais por várias cidades norte-americanas. A 1ª Parada do Orgulho Gay foi organizada no ano seguinte (1970), para lembrar e fortalecer o movimento de luta contra o preconceito.

Ludmila Lopes

Graduada em Comunicação Social, com habilitação em Jornalismo, pela Universidade Veiga de Almeida.

Já atuou como apresentadora na Jovem TV Notícias, em 2021. Escreve pelo Portal RC24h há três anos e atua, desde julho de 2022, como repórter do Jornal Razão, de Santa Catarina.

É autora publicada, com duas obras de romance e mais de 500 mil acessos nas plataformas digitais.

VEJA TAMBÉM
- Advertisement -
- Advertisement -spot_img
- Advertisement -spot_img
- Advertisement -spot_img
- Advertisement -spot_img
- Advertisement -spot_img
Pular para o conteúdo