O prefeito de Maricá, Fabiano Horta (PT), recebeu, nesta sexta-feira (20), a prefeita de Japeri, Fernanda Ontiveros (PT), e sua comitiva, composta por secretários municipais e vereadores, para conhecer as políticas públicas da cidade.
Entre os locais visitados, estiveram o Restaurante Municipal Mauro Alemão; a escola de educação transformadora de Itaipuaçu, CEPT Leonel Brizola; o Centro Administrativo de Itaipuaçu; o Centro de Operações de Maricá (Comar); o Banco Mumbuca; o Cinema Henfil, a Praça Agroecológica Emilton Santos; uma estação de bicicletas vermelhinhas e o deck pôr do sol de Araçatiba.
O encontro teve início no restaurante municipal em Inoã.
“O Restaurante Popular, sem dúvida nenhuma, é algo que garante dignidade para a vida das pessoas. Garante segurança alimentar, traz para a vida humana a alimentação com um valor sagrado tão importante para que a gente possa ter a vida humana preservada”, disse Horta a sua convidada.
A prefeita de Japeri agradeceu a recepção e disse que a Baixada Fluminense tem muito o que aprender com as iniciativas de sucesso de Maricá.
“Eu quero agradecer muito pela forma como a gente está sendo recebido aqui e dizer que para a gente é muito importante conhecer essas experiências exitosas, porque isso nos motiva a trabalhar com essa política pública que é tão essencial. A Baixada Fluminense tem uma vulnerabilidade muito grande com relação à questão da necessidade, as pessoas, infelizmente, passam fome e a gente precisa muito trazer modelos como esse para que a gente possa avançar”, explicou Fernanda.
De lá, o grupo seguiu para o CEPT Leonel Brizola que atende 1200 alunos e conta com área de jogos, espaço para reunião com os alunos, 27 laboratórios e 81 salas de aula com lousa digital. Os visitantes ficaram impressionados com a tecnologia de primeira que encontraram no local.
No Centro Administrativo de Itaipuaçu, representantes de diversas secretarias municipais, da Empresa Pública de Transportes (EPT) e da Companhia de Desenvolvimento de Maricá (Codemar) explicaram como é o funcionamento de programas da cidade, como o mumbuca verde, o Programa de Proteção ao Trabalhador (PPT), o transporte Tarifa Zero e o trabalho diário do Comar, que há seis meses acompanha tudo que acontece na cidade em tempo real, um diferencial na identificação de problemas e que permite uma atuação mais rápida das equipes.
Após uma visita às dependências do Banco Comunitário Popular de Maricá, o anfitrião destacou a disposição da cidade vizinha também apostar num banco e numa moeda social, como uma perspectiva concreta de transformação das periferias, de fortalecimento da economia local e da geração de empregos.
“Para nós, trocar essa experiência com Japeri tem sido muito produtivo porque, quando construímos uma política pública que dá resultados, a gente tem que dividir essa conquista. A Fernanda veio aqui porque tem esse desejo e vai construir essas ações num futuro muito breve”, pontuou Horta.
A prefeita de Japeri por sua vez destacou a possibilidade da criação de emprego e renda com os projetos originados em Maricá.
“Além de você gerar emprego e renda, essas estratégias fazem o dinheiro circular na mão das pessoas que mais precisam, acho que isso é fundamental. Vamos assumir o compromisso de avançar nessa política social também”, prometeu Fernanda.
No fim do encontro, o secretário de Governo, João Maurício de Freitas, falou sobre a troca de experiências entre as cidades.
“Essa integração das prefeituras de Japeri e Maricá é fundamental pois possibilita a discussão de projetos comuns aos municípios. E, claro, abordar projetos que dão resultado lá na Baixada e que podem ser trazidos para cá. O objetivo é sempre governar para pessoas que, de fato, precisam das políticas públicas e, com isso, construir uma vida melhor”, João Maurício.
Também estiveram presentes nas agendas ao longo do dia os secretários municipais: Comunicação, Eduardo Bahia, Educação, Marcio Jardim, Agricultura Pecuária e Pesca, Mariana Príncipe, Economia Solidária, Andrea Cunha, Cultura, Leandro Dasilva, a primeira-dama, Rosana Horta, e alguns vereadores de Maricá.